Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82358Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Lima Filho, Irapuan Peixoto | - |
| dc.contributor.author | Baltaduonis, Sergio Igor | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-03T15:19:20Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-03T15:19:20Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | BALTADUONIS, Sergio Igor. Desafios e estratégias dos alunos da EEM Liceu de Messejana para o ingresso ao ensino superior. 2025. 84 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82358 | - |
| dc.description.abstract | The present study analyzes the challenges and estrategic encountered by high school students at Liceu de Messejana, located in an area of high social vulnerability on the outskirts of Fortaleza, Ceará, in accessing higher education. The research explores the influence of the social environment, learning difficulties and structural barriers that limit the access and permanence of public school students at Brazilian universities. Based on interviews, questionnaires and observations, students' experiences and the strategies implemented by the school to alleviate these difficulties are examined, such as the Academic Motivation Center (NUMA) project, which aims to prepare and motivate students for the challenges of higher education. . Using authors such as Pierre Bourdieu, Paulo Freire and others as a theoretical basis, the study examines how education can function both as a mechanism for perpetuating social inequalities and as a tool for overcoming them. Furthermore, the work analyzes the impact of public policies, such as quotas and student aid programs, on the process of democratizing access to university. The research concludes that, despite institutional efforts and inclusion policies, significant challenges persist that hinder equitable access to higher education, especially for low-income young people from public schools. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Desafios e estratégias dos alunos da EEM Liceu de Messejana para o ingresso ao ensino superior | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstract-ptbr | O presente estudo analisa os desafios e estratégias encontrados pelos alunos do ensino médio do Liceu de Messejana, localizado em uma área de alta vulnerabilidade social da periferia de Fortaleza, Ceará, no acesso ao ensino superior. A pesquisa explora a influência do ambiente social, das dificuldades de aprendizagem e das barreiras estruturais que limitam o acesso e a permanência de estudantes de escolas públicas nas universidades brasileiras. Com base em entrevistas, questionários e observações, foram examinadas as experiências dos alunos e as estratégias implementadas pela escola para aliviar essas dificuldades, como o projeto Núcleo de Motivação Acadêmica (NUMA), que visa preparar e motivar os alunos para os desafios do ensino superior. Tendo como base teórica autores como Pierre Bourdieu, Paulo Freire e outros, o estudo examina como a educação pode funcionar tanto como mecanismo de perpetuação das desigualdades sociais quanto como ferramenta para superá-las. Além disso, o trabalho analisa o impacto de políticas públicas, como cotas e programas de auxílio estudantil, no processo de democratização do acesso à universidade. A pesquisa conclui que, apesar dos esforços institucionais e das políticas de inclusão, persistem desafios significativos que dificultam o acesso equitativo ao ensino superior, especialmente para jovens de baixa renda provenientes de escolas públicas. | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Desafios educacionais | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Ensino Superior | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Desigualdades sociais | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Políticas Públicas | pt_BR |
| dc.subject.en | Educational challenges | pt_BR |
| dc.subject.en | Higher education | pt_BR |
| dc.subject.en | Social inequalities | pt_BR |
| dc.subject.en | Public Policies | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | pt_BR |
| local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/6903004585541996 | pt_BR |
| local.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0002-6669-2471 | pt_BR |
| local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/6126704039312729 | pt_BR |
| local.date.available | 2025-09-03 | - |
| Aparece en las colecciones: | PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_dis_sibaltaduonis.pdf | 1,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.