Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82321
Tipo: Dissertação
Título : Qualidade educacional, crescimento econômico e dívida pública nos municípios nordestinos
Autor : Silva, Pedro Alan Souza Rodrigues
Tutor: Bastos, Felipe de Sousa
Palabras clave en portugués brasileño: Desempenho educacional;Modelo de efeitos fixos;Dívida pública municipal
Palabras clave en inglés: Educational performance;Fixed-effects model;Municipal public debt
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Fecha de publicación : 2025
Citación : SILVA, Pedro Alan Souza Rodrigues. Qualidade educacional, crescimento econômico e dívida pública nos municípios nordestinos. 2025. 30f. Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Programa de Economia Profissional - PEP, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza (CE), 2025.
Resumen en portugués brasileño: Este estudo analisou os determinantes do desempenho educacional dos municípios nordestinos, medido pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos anos finais, utilizando um modelo de regressão com efeitos fixos. Os resultados indicam que o desempenho nos anos iniciais é um forte preditor do sucesso educacional subsequente. A dívida municipal, expressa em percentual da receita líquida corrente, impacta negativamente o IDEB, evidenciando a importância da saúde fiscal para a qualidade da educação. De forma contra intuitiva, o gasto real em educação e o PIB per capita apresentaram efeitos negativos, sugerindo possíveis ineficiências na alocação dos recursos e a complexidade da relação entre fatores econômicos e educacionais. O tamanho das turmas mostrou associação positiva com o desempenho, indicando a necessidade de investigações adicionais sobre essa relação. O teste de Hausman confirmou a adequação do modelo de efeitos fixos para o estudo. Os achados reforçam a importância de políticas públicas que combinem controle fiscal, investimentos eficientes e atenção à qualidade desde os primeiros anos escolares para melhorar os resultados educacionais.
Abstract: This study analyzed the determinants of educational performance in municipalities in northeastern Brazil, measured by the Basic Education Development Index (IDEB) for final years, using a fixed-effects regression model. Results indicate that performance in the initial years strongly predicts subsequent educational success. Municipal debt, expressed as a percentage of net current revenue, negatively impacts IDEB, highlighting the importance of fiscal health for education quality. counterintuitively, real education expenditure and per capita GDP showed negative effects, suggesting possible inefficiencies in resource allocation and the complex relationship between economic and educational factors. Class size was positively associated with performance, indicating the need for further investigation of this relationship. The Hausman test confirmed the suitability of the fixed-effects model for this study. The findings emphasize the importance of public policies that combine fiscal control, efficient investments, and attention to quality from early schooling stages to improve educational outcomes.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82321
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/6834413984453020
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/5346220628829577
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PEP - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2025_dis_pasrsilva.pdf211,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.