Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82297Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Silva, Igor Monteiro | - |
| dc.contributor.author | Nascimento, Aline Gomes do | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-01T15:18:28Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-01T15:18:28Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Aline Gomes do. Conhecendo a história que não nos foi contada: uma proposta de sequência didática na EEMTI Dona Maria Menezes de Serpa para a valorização das identidades negras. 2025. 148 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82297 | - |
| dc.description.abstract | This research investigates the social imaginaries of black students at EEMTI Dona Maria Menezes de Serpa regarding African and Afro-Brazilian history, and analyzes how this body of knowledge influences these students' sense of ethnic-racial belonging. To this end, workshops were developed with 23 students from the three grades of high school who enrolled in the elective course Afro-Indigenous Cultural Identity, held in the second semester of 2024. This is a qualitative study inspired by action research. The workshops were conducted in the form of a didactic sequence, consisting of nine classes, each lasting two hours, on the theme of ethnic-racial relations, addressing the history, culture, aesthetics, science, and religion of African and Afro-Brazilian peoples. Data collection instruments were used in both individual and collective activities: brainstorming, text analysis, testimonials, image and text analysis, song lyrics, series, films, and cartoons, as well as games and quizzes. The research revealed that, at the beginning of the classes, the students had prior knowledge permeated by stereotypes when referring to the history and culture of African and Afro-descendant peoples, evidencing the absence of positive reinforcement of black identity. However, after the teaching sequence was implemented, a significant change was observed: students showed greater interest in learning about these topics and developed a more critical awareness of their behavior and the role of black people in society. This movement revealed the importance of these pedagogical activities for strengthening the sense of belonging and identity among young black people at the school. Based on the analyses and discussions of the workshops, they were refined and transformed into a research product, which consists of a teaching sequence, with 10 meetings of 2 hours each, entitled: " Learning the history that was not told to us," with the aim of recovering African and Afro-Brazilian history, valuing the protagonism of the black population in this process, without reducing it to the slave system, aiming at the positive reinforcement of self-esteem and black identity. It can be used in various contexts and occasions, such as in elective courses, sociology classes, or even as a mini-course. It is worth noting that this teaching sequence, while stimulating a sense of appreciation for Black identities, can and should be accessible to everyone, because talking about ethnic-racial relations is talking about the formation of the Brazilian people. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Conhecendo a história que não nos foi contada: uma proposta de sequência didática na EEMTI Dona Maria Menezes de Serpa para a valorização das identidades negras | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstract-ptbr | A presente pesquisa consistiu em investigar os imaginários sociais de estudantes negros da EEMTI Dona Maria Menezes de Serpa sobre a história africana e afro-brasileira, e analisar como esse conjunto de saberes influencia o sentimento de pertencimento étnico-racial desses alunos. Para isso, foram desenvolvidas oficinas com 23 estudantes das 3 séries do ensino médio que se inscreveram na eletiva de Identidade Cultural Afro-indígena, realizada no 2o semestre de 2024. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que foi inspirada na pesquisa-ação. As oficinas foram realizadas em forma de sequência didática, composta por 9 aulas com a carga horária de 2h/a cada, com a temática das relações étnico-raciais, abordando a história, a cultura, a estética, a ciência, a religião dos povos africanos e afro-brasileiros. Os instrumentos de coleta de dados foram utilizados tanto a partir de atividades individuais e coletivas: chuva de palavras, texto sentido, depoimentos, análise de imagens e texto, letras de músicas, séries, filmes e charges, além de jogos e quiz. A pesquisa revelou que, no início das aulas, os alunos apresentavam conhecimentos prévios permeados por estereótipos ao se referirem à história e cultura dos povos africanos e afrodescendentes, evidenciando a ausência de reforço positivo da identidade negra. No entanto, após a aplicação da sequência didática, observou-se uma mudança significativa: os estudantes demonstraram maior interesse em aprender sobre esses temas e desenvolveram uma consciência mais crítica em relação aos seus comportamentos e ao papel do negro na sociedade. Esse movimento revelou a importância dessas atividades pedagógicas para o fortalecimento do sentimento de pertencimento e identidade entre os jovens negros da escola. A partir das análises e discussões das oficinas, elas foram aperfeiçoadas e transformadas em um produto da pesquisa, que consiste em uma sequência didática, com 10 encontros de 2h/a cada, intitulada :“Conhecendo a história que não nos foi contada”,com o objetivo de resgatar a história africana e afro-brasileira, valorizando o protagonismo da população negra nesse processo, sem reduzi-la ao sistema escravista visando o reforço positivo da autoestima e da identidade do ser negro. Ela pode ser utilizada em vários contextos e ocasiões, como nas eletivas,nas aulas de sociologia ou até mesmo como minicurso. Vale ressaltar que essa sequência didática por mais que estimule o sentimento de valorização das identidades negras, pode e deve ser um material de alcance para todas as pessoas, pois falar sobre relações étnico-raciais é falar sobre a formação do povo brasileiro. | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Escola | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Relações étnico-raciais | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Identidades negras | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Sentimento de pertencimento | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Eletiva | pt_BR |
| dc.subject.en | School | pt_BR |
| dc.subject.en | Ethnic-racial relations | pt_BR |
| dc.subject.en | Black identities | pt_BR |
| dc.subject.en | Sense of belonging | pt_BR |
| dc.subject.en | Elective | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | pt_BR |
| local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/5652807412703503 | pt_BR |
| local.date.available | 2025-09-01 | - |
| Aparece nas coleções: | PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_dis_agnascimento.pdf | 28,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.