Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82206| Tipo: | TCC |
| Título: | A caminhabilidade na avenida Godofredo Maciel do bairro Maraponga localizado no município de Fortaleza |
| Autor(es): | Mello, Lívia Isabela Nogueira |
| Orientador: | Bezerra, Roselane Gomes |
| Palavras-chave em português: | Política pública;Política de mobilidade urbana;Acessibilidade;Urbanização;Caminhabilidade |
| Palavras-chave em inglês: | Public policy;Urban mobility policy;Accessibility;Urbanization;Walkability |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | MELLO, Lívia Isabela Nogueira. A caminhabilidade na avenida Godofredo Maciel do bairro Maraponga localizado no município de Fortaleza. 2025. 102 f. Monografia (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumo: | O direito de ir e vir é constitucionalmente fundamental para que cada cidadão possa se deslocar entre espaços dentro da cidade e em outros territórios, independente da natureza física, econômica ou social. Dessa forma, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a política pública de mobilidade urbana, especificamente, através do conceito de caminhabilidade nas vias públicas da cidade. Logo, buscou-se averiguar as condições nas quais os pedestres se deslocam nas calçadas, particularmente no trecho da Avenida Godofredo Maciel, localizado no município de Fortaleza. Portanto, a metodologia empregada foi moldada na expectativa qualitativa, para compreender melhor o objeto de estudo e exploratória, a fim de investigar melhor como se dá o trânsito de pedestres nas calçadas. Para isso, contextualizou-se o processo de urbanização do país e da capital cearense, além dos conceitos de mobilidade urbana, acessibilidade e caminhabilidade por meio da pesquisa documental e bibliográfica, consultando autores renomados, artigos, notícias, leis, regulamentos e, particularmente, o Plano Municipal de Caminhabilidade de Fortaleza e a cartilha “As Calçadas que Queremos” foram utilizados para fomento do método checklist usado em campo. Os resultados foram compilados por meio de fotografias, medições das calçadas e observação da presença ou ausência de obstáculos, entre o período de novembro de 2024 a fevereiro de 2025. Logo, constatou-se que o arcabouço jurídico está se encaminhando para as adequações necessárias quanto à mobilidade e acessibilidade para toda a população, porém, os instrumentos finalísticos da política pública, que seria a atuação na sociedade, ainda carecem de soluções mais efetivas. |
| Abstract: | The right to come and go is constitutionally fundamental so that every citizen can move between spaces within the city and in other territories, regardless of their physical, economic or social nature. Thus, this final course work aims to analyze the urban mobility policy, specifically through the concept of walkability on public roads in the city. Therefore, we sought to investigate the conditions in which pedestrians move on sidewalks, particularly on the stretch of Avenida Godofredo Maciel, located in the city of Fortaleza. Therefore, the methodology used was shaped by qualitative expectations, to better understand the object of study, and exploratory, in order to better investigate how pedestrian traffic occurs on sidewalks. To this end, the urbanization process of the country and the capital of Ceará was contextualized, in addition to the concepts of urban mobility, accessibility and walkability through documentary and bibliographic research, consulting renowned authors, articles, news, laws, regulations and, particularly, the Municipal Walkability Plan of Fortaleza and the booklet “The Sidewalks We Want” were used to promote the checklist method used in the field. The results were compiled through photographs, measurements of sidewalks and observation of the presence or absence of obstacles, between November 2024 and February 2025. Therefore, it was found that the legal framework is moving towards the necessary adjustments regarding mobility and accessibility for the entire population, however, the final instruments of the policy, which would be action in society, still lack more effective solutions. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82206 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/9934639847523567 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/1703773646220657 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_tcc_linmello.pdf | 30,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.