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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAragão, Maria do Socorro Silva de-
dc.contributor.authorSilva, Maria Lucas da-
dc.date.accessioned2014-06-05T13:36:32Z-
dc.date.available2014-06-05T13:36:32Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSilva, M. L.; Aragão, M. S. S. (2013)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8214-
dc.descriptionSILVA, Maria Lucas da. Oralidade e escrita: uma análise sociolinguística em textos escritos de alunos do ensino fundamental. 2013. 152f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectLinguistic Variationpt_BR
dc.subjectOrality and Writingpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa – Variaçãopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa – Composição e exercíciospt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa – Morfofonologiapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa – Estudo e ensino – Aracati (CE)pt_BR
dc.titleOralidade e escrita: uma análise sociolinguística em textos escritos de alunos do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa, inserida no âmbito da Sociolinguística Educacional, objetiva descrever e analisar as marcas da oralidade no nível morfofonêmico encontradas nas produções textuais escritas de alunos do Ensino Fundamental I e II. O embasamento teórico deste trabalho centra-se nos estudos sobre Variação Linguística propostos por Labov (1974, 2003, 2008 [1972]); nos estudos de Marcuschi (2010) e Kato (2010) acerca da linguagem falada e linguagem escrita, assim como nas categorias de análise e diagnose de erros no ensino de língua materna propostas por Bortoni-Ricardo (2005). Trabalhou-se com dois grupos de alunos, um pertencente ao 5º ano e o outro pertencente ao 9º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas municipais. O corpus é composto por cento e sessenta (160) textos, sendo oitenta (80) textos do gênero relato pessoal e oitenta (80) textos do gênero carta de solicitação. A hipótese principal era que as marcas da oralidade no nível fonético-fonológico, relacionadas aos erros decorrentes da transposição da fala para a escrita, são manifestadas nos textos escritos dos alunos do Ensino Fundamental, revelando um desconhecimento, por parte dos estudantes, das peculiaridades de cada modalidade. Os resultados revelaram que a maior incidência de marcas morfofonêmicas concentra-se em “erros” decorrentes da transposição da fala para a escrita, especificamente, os decorrentes de regras fonológicas variáveis graduais, seguida de “erros” referentes às convenções ortográficas. A pesquisa visa, portanto, a partir dos resultados obtidos, a contribuir com a reflexão dos professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental acerca dos fenômenos linguísticos, característicos da fala, manifestados nos textos escritos dos alunos.pt_BR
dc.title.enOrality and writing: a sociolinguistic analysis in written texts of elementary school studentspt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

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