Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8214
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Aragão, Maria do Socorro Silva de | - |
dc.contributor.author | Silva, Maria Lucas da | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-05T13:36:32Z | - |
dc.date.available | 2014-06-05T13:36:32Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Silva, M. L.; Aragão, M. S. S. (2013) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8214 | - |
dc.description | SILVA, Maria Lucas da. Oralidade e escrita: uma análise sociolinguística em textos escritos de alunos do ensino fundamental. 2013. 152f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2013. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Linguistic Variation | pt_BR |
dc.subject | Orality and Writing | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa – Variação | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa – Composição e exercícios | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa – Morfofonologia | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa – Estudo e ensino – Aracati (CE) | pt_BR |
dc.title | Oralidade e escrita: uma análise sociolinguística em textos escritos de alunos do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa, inserida no âmbito da Sociolinguística Educacional, objetiva descrever e analisar as marcas da oralidade no nível morfofonêmico encontradas nas produções textuais escritas de alunos do Ensino Fundamental I e II. O embasamento teórico deste trabalho centra-se nos estudos sobre Variação Linguística propostos por Labov (1974, 2003, 2008 [1972]); nos estudos de Marcuschi (2010) e Kato (2010) acerca da linguagem falada e linguagem escrita, assim como nas categorias de análise e diagnose de erros no ensino de língua materna propostas por Bortoni-Ricardo (2005). Trabalhou-se com dois grupos de alunos, um pertencente ao 5º ano e o outro pertencente ao 9º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas municipais. O corpus é composto por cento e sessenta (160) textos, sendo oitenta (80) textos do gênero relato pessoal e oitenta (80) textos do gênero carta de solicitação. A hipótese principal era que as marcas da oralidade no nível fonético-fonológico, relacionadas aos erros decorrentes da transposição da fala para a escrita, são manifestadas nos textos escritos dos alunos do Ensino Fundamental, revelando um desconhecimento, por parte dos estudantes, das peculiaridades de cada modalidade. Os resultados revelaram que a maior incidência de marcas morfofonêmicas concentra-se em “erros” decorrentes da transposição da fala para a escrita, especificamente, os decorrentes de regras fonológicas variáveis graduais, seguida de “erros” referentes às convenções ortográficas. A pesquisa visa, portanto, a partir dos resultados obtidos, a contribuir com a reflexão dos professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental acerca dos fenômenos linguísticos, característicos da fala, manifestados nos textos escritos dos alunos. | pt_BR |
dc.title.en | Orality and writing: a sociolinguistic analysis in written texts of elementary school students | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_dis_mlsilva.pdf | 1,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.