Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82140Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Lopes, Francisco Willams Ribeiro | - |
| dc.contributor.author | Coelho Filho, Sandro José Gomes | - |
| dc.date.accessioned | 2025-08-20T14:33:20Z | - |
| dc.date.available | 2025-08-20T14:33:20Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | COELHO FILHO, Sandro José Gomes. Diversidade sexual e de gênero na sala de aula: os desafios enfrentados por professores(as) de sociologia. 2025. 194 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82140 | - |
| dc.description.abstract | This research aims to investigate the challenges and difficulties faced by Sociology teachers when addressing topics related to sexual and gender diversity in the classroom, and subsequently to develop thematic guides to support them in their teaching practice. To achieve this, the study examined how gender and sexuality are described in official curriculum documents, such as the BNCC and the DCRC), analyzed the possible influences of the school community (administration, teachers, students, and guardians) on teachers’ pedagogical practices, and identified the barriers encountered by educators. Methodologically, the research employed a qualitative approach, using semi-structured questionnaires with both multiple-choice and open-ended questions. The study included the participation of 18 teachers from public schools in Fortaleza and Caucaia, in the state of Ceará. The results showed that the main challenges faced by teachers when teaching content related to sexual and gender diversity are: the absence of these topics in initial teacher training, the lack of continuing education opportunities, and the scarcity of appropriate teaching materials. As a final product, the study proposes thematic guides to support teaching practices. Thus, the research seeks to contribute to raising awareness within the school community, assist teachers in the development of their lessons, and broaden the debate on sexual and gender diversity in Brazilian education. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Diversidade sexual e de gênero na sala de aula: os desafios enfrentados por professores(as) de sociologia | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa busca investigar os desafios e dificuldades enfrentados por professores(as) de Sociologia ao abordar os assuntos diversidade sexual e de gênero na sala de aula e, em seguida, elaborar guias temáticos que possam auxiliá-los em suas aulas. Para tanto, foi realizado o estudo de como gênero e sexualidade estão descritos nos documentos curriculares oficiais, tais como BNCC e DCRC, a análise das possíveis influências da comunidade escolar (núcleo gestor, professores, alunos e responsáveis) sobre as práticas pedagógicas dos(as) professores(as) e a identificação das barreiras enfrentadas pelos docentes. Metodologicamente, a pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, com aplicação de questionários semiestruturados com questões de múltipla escolha e abertas. O estudo contou com a participação de 18 professores de escolas estaduais de Fortaleza e Caucaia, no estado do Ceará. Os resultados demonstraram que os maiores desafios enfrentados pelos(as) professores(as) ao ensinar conteúdos relacionados à diversidade sexual e de gênero são: a ausência destes temas na formação inicial, a carência de formação continuada e a falta de material didático adequado. Como produto final, propõe-se guias temáticos para subsidiar a prática docente. Assim, a pesquisa busca contribuir para a conscientização da comunidade escolar, auxiliar o(a) professor(a) no desenvolvimento de suas aulas e ampliar o debate sobre diversidade sexual e de gênero na educação brasileira. | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Gênero | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Sexualidade | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Escola | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Prática docente | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Guia temático | pt_BR |
| dc.subject.en | Gender | pt_BR |
| dc.subject.en | Sexuality | pt_BR |
| dc.subject.en | School | pt_BR |
| dc.subject.en | Teaching practice | pt_BR |
| dc.subject.en | Thematic guide | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
| local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/4725878896810399 | pt_BR |
| local.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0002-9979-0174 | pt_BR |
| local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/2013733954175934 | pt_BR |
| local.date.available | 2025-08-20 | - |
| Aparece nas coleções: | PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_dis_sjgcfilho.pdf | 4,75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.