Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82095
Tipo: TCC
Título: Percepção do uso da informação contábil: um estudo de caso no Mercado Central de Fortaleza
Autor(es): Silva, Danielle Sales
Orientador: Almeida, Maria Cintia de
Palavras-chave em português: Informação contábil;Tomada de decisão;Micro e pequena empresa
Palavras-chave em inglês: Accounting information;Decision making;Very small and small companies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEIS
Data do documento: 2016
Citação: SILVA, Danielle Sales. Percepção do uso da informação contábil: um estudo de caso no Mercado Central de Fortaleza. 2016. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumo: As micro e pequenas empresas possuem sua importância reconhecida em todo o mundo, auxiliando no decréscimo do desemprego e a girar a economia. Existem práticas comuns às pequenas empresas e que influenciam negativamente o crescimento da empresa, uma delas é fazer uso da informação contábil apenas com objetivo de atender apenas a uma exigência fiscal e pouco usar a finalidade básica da contabilidade que é a de orientar o administrador em suas decisões, isto posto, este trabalho tem como objetivo geral analisar a percepção dos empresários sobre o uso da informação contábil nas empresas do Mercado Central de Fortaleza que são por eles dirigidas. Para tanto, foi feito um levantamento com 79 empresas, por meio da aplicação de questionários. Os resultados mostram que as empresas apresentaram uma média de 24 anos, sem fazer uso da informação contábil na tomada de decisão. Entendese, portanto, que os empresários não a consideram necessária para a tomada de decisão.
Abstract: Very small and small companies have their importance recognized around the world, assisting in the reduction of unemployment and rotating the economy. Barros (1978) lists common practices to small businesses and that negatively influence the growth of the company, one of them is to make use of accounting information only in order to meet only a tax requirement and not using the basic purpose of accounting that is to guide the administrator in its decisions, this exposed, this research has as main objective to analyze the perception of entrepreneurs of the use of accounting information in the companies of Mercado Central de Fortaleza. Therefore, a survey of 79 companies was made through the use of questionnaires. The result shows that companies had an average of 24 years, without making use of accounting information in decision making. It is understood, therefore, that entrepreneurs do not consider it necessary for decision making.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82095
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS CONTÁBEIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_dssilva.pdf571,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.