Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81950| Tipo: | TCC |
| Título: | A contribuição do Programa Residência Pedagógica no meu desenvolvimento profissional como professora em formação de geografia |
| Autor(es): | Alves, Vitoria Beatriz Ferreira |
| Orientador: | Oliveira, Alexandra Maria de |
| Palavras-chave em português: | Programa Residência Pedagógica;Geografia - Estudo e ensino;Professores - Formação;Prática de ensino |
| Palavras-chave em inglês: | Pedagogical residency;Geography;Teacher education |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | ALVES, Vitoria Beatriz Ferreira. A contribuição do Programa Residência Pedagógica no meu desenvolvimento profissional como professora em formação de geografia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025 |
| Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do Programa Residência Pedagógica (PRP) no meu desenvolvimento profissional enquanto estudante de Geografia da Universidade Federal do Ceará. A partir da vivência prática na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Joaquim Albano. Para isso, descrevo e analiso o uso de procedimentos teóricos e metodológicos utilizados em experiências dos bolsistas, eu inclusive, no ambiente escolar, destacando como a integração entre teoria e prática e o uso de recursos didáticos influencia a formação da identidade docente. As atividades desenvolvidas, como a participação em eventos pedagógicos, o planejamento e a regência de disciplinas multidisciplinares, demonstraram ser fundamentais para aprimorar as competências pedagógicas, metodológicas e reflexivas dos futuros professores. Além disso, o estudo enfatiza a importância da autonomia proporcionada pelo PRP, que permitiu uma imersão prolongada no ambiente escolar, contribuindo para uma formação mais sólida e integrada. Por meio da análise das práticas pedagógicas, conclui-se que o PRP foi ferramenta indispensável para minha formação profissional diante dos desafios da educação contemporânea. |
| Abstract: | This paper aims to analyze the contribution of the Pedagogical Residency Program (PRP) to my professional development as a Geography student at the Federal University of Ceará. Based on practical experience at the Joaquim Albano State School of Professional Education (EEEP). To this end, I describe and analyze the use of theoretical and methodological procedures used in the experiences of scholarship holders, including myself, in the school environment, highlighting how the integration between theory and practice and the use of teaching resources influence the formation of teaching identity. The activities developed, such as participation in pedagogical events, planning and teaching multidisciplinary disciplines, proved to be fundamental to improving the pedagogical, methodological and reflective skills of future teachers. In addition, the study emphasizes the importance of the autonomy provided by the PRP, which allowed a prolonged immersion in the school environment, contributing to a more solid and integrated training. Through the analysis of pedagogical practices, it is concluded that the PRP was an indispensable tool for my professional training in the face of the challenges of contemporary education. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81950 |
| ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0009-0001-3837-3895 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/5468866578628283 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Memorial |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_tcc_vbfalves.pdf | 2,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.