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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorVieira, Marcelo Dídimo Souza-
dc.contributor.authorLima, Renan Francisco-
dc.date.accessioned2025-08-08T11:47:50Z-
dc.date.available2025-08-08T11:47:50Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationLIMA, Renan Francisco. Adaptação dos elementos narrativos de Dungeons & Dragons para serie de animação The Legend of Vox Machina. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Cinema) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81878-
dc.description.abstractThis study investigates the use of tabletop RPGs (Tabletop Role-Playing Games) as a tool for creating audiovisual screenplays for serial narratives. The objective of the research is to analyze the first season of the animated series The Legend of Vox Machina (2022), an adaptation of the second arc of the RPG web series Critical Role: Vox Machina (2015). This study seeks to understand how the elements of the Dungeons & Dragons RPG system, which serve as the basis for the construction of the world of the web series, were adapted for the animated series. To this end, na overview will be provided of how tabletop RPGs transcend the ludic environment, ceasing to be a closed game and approaching audiovisual media. In addition to the Dungeons & Dragons system, we use Huizinga (1971) to understand the ludic aspect of tabletop RPGs. Based on Cantore and Paiva (2021), we will outline a historical overview of serial narratives, while Sônia Rodrigues (2019) will help us identify the characteristics that make up serial narratives and world constructions. Finally, we will use Hutcheon (2013) to deepen our understanding of the concepts of adaptation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAdaptação dos elementos narrativos de Dungeons & Dragons para serie de animação The Legend of Vox Machinapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo investiga a utilização do RPG de mesa (Tabletop Role-Playing Game) como ferramenta na criação de roteiros audiovisuais voltados para narrativas seriadas. O objetivo da pesquisa é analisar a primeira temporada da série de animação The Legend of Vox Machina (2022), uma adaptação do segundo arco da websérie de RPG Critical Role: Vox Machina (2015). Esse estudo busca compreender como os elementos do sistema de RPG Dungeons & Dragons, que serve como base para a construção do mundo da websérie, foram adaptados para a animação. Para isso, será feito um panorama sobre como os RPGs de mesa transcendem o ambiente lúdico, deixando de ser um jogo fechado e se aproximando das mídias audiovisuais. Além do sistema Dungeons & Dragons, utilizaremos Huizinga (1971) para compreender o aspecto lúdico do RPG de mesa. Com base em Cantore e Paiva (2021), traçaremos um panorama histórico das narrativas seriadas, enquanto Sônia Rodrigues (2019) nos auxiliará na identificação das características que compõem as narrativas seriadas e construções de mundo. Por fim, recorreremos a Hutcheon (2013) para aprofundar a compreensão dos conceitos de adaptação.pt_BR
dc.subject.ptbrRPGpt_BR
dc.subject.ptbrNarrativa seriadapt_BR
dc.subject.ptbrWebsériept_BR
dc.subject.enSerial narrativespt_BR
dc.subject.enTabletop RPGpt_BR
dc.subject.enWebsériespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/2780370605734918pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3854747435598002pt_BR
local.date.available2025-08-08-
Aparece en las colecciones: CINEMA E AUDIOVISUAL - Monografias

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