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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81785| Tipo: | Tese |
| Título : | Memória de trabalho e retenção de informações lidas em diferentes contextos de leitura |
| Autor : | Paula, Socorro Gardenia Carvalho de |
| Tutor: | Borges, Vládia Maria Cabral |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Memória de Trabalho;Conhecimento Prévio;Propósito de Leitura;Retenção de informações lidas |
| Palabras clave en inglés: | Working Memory;Prior Knowledge;Reading Purpose;Reading Retention |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
| Fecha de publicación : | 2025 |
| Citación : | PAULA, Socorro Gardenia Carvalho de. Memória de trabalho e retenção de informações lidas em diferentes contextos de leitura. 2025. 550 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumen en portugués brasileño: | Diversos estudos investigaram, de forma independente, os efeitos da capacidade de memória de trabalho, do conhecimento prévio (aqui neste estudo explorado na forma de familiaridade com o tópico) e do propósito de leitura na compreensão de textos, sejam eles em L1, L2, em meio digital ou meio impresso (Jaegui, et al., 2012; Fujii; Weissheimer, 2017; Baretta; Guará-Tavares, 2018; McNamara et al., 2011; Priebe et al., 2012; Oliveira, 2015; Broek et al, 2001; Linderholm; Broek, 2002; Horiba; Fukaya, 2015, dentre outros). No entanto, até o momento, um estudo que avalie a retenção, imediata e tardia, de informações lidas sob condições que aliam interações entre capacidade de memória de trabalho, conhecimento prévio e propósito de leitura sob o viés da Psicologia Experimental e Linguística Experimental é algo que, diante de nossas investigações, encontra-se ainda com respostas escassas ou até mesmo se mantém inexplorado. Dessa forma, diante do panorama traçado, este estudo tem como objetivo geral investigar como a retenção (imediata e tardia) de informações lidas, entre leitores com menores e maiores amplitudes de memória de trabalho, varia de acordo com diferentes contextos de leitura que envolvem a presença e ausência de familiaridade com o tópico, propósito de leitura estabelecido, bem como a presença e ausência de ambos. Para tal, uma amostra de 40 alunos da Universidade Federal do Ceará e do Instituto Federal do Ceará foi submetida à coleta de dados que consistiu em dois testes de memória de trabalho (um verbal e outro não-verbal), leitura de quatro textos diferentes em quatro contextos distintos e seus respectivos recontos escritos de forma imediata e um dia após a leitura. Os resultados indicaram efeitos compensatórios da familiaridade com o tópico, do propósito de leitura, bem como efeitos cumulativos de ambos esses facilitadores cognitivos na retenção imediata de leitores com menores amplitudes de memória, a ponto de contribuírem para níveis balanceados de retenção imediata entre os diferentes grupos de memória. Além disso, foram também observados efeitos compensatórios na retenção tardia de leitores com menores amplitudes de memória, porém apenas efeitos cumulativos de ambos familiaridade com o tópico e propósito de leitura foram capazes de equilibrar os níveis de retenção tardia entre leitores com menores e maiores amplitudes de memória. Efeitos da repetição da tarefa de reconto como uma espécie de treino cognitivo foram também considerados, em ambos os grupos de memória. Os resultados foram discutidos à luz da literatura nos campos de influentes modelos de leitura, bem como as etapas do processamento de leitura dentro de uma visão psicolinguística, na área de estudos sobre capacidade de memória de trabalho e seu relacionamento com leitura, conhecimento prévio e propósito de leitura (Kintsch and Van Dijk, 1978; Van Dijk and Kintsch, 1983; Baddeley, 2000; Rumelhart, 1980; McNamara et al., 1996; Smith et al., 2021; Broek et al, 2001; Linderholm; Broek, 2002; Horiba; Fukaya, 2015, dentre outros). Implicações pedagógicas também foram apontadas destacando que contextos de leitura pedagogicamente estruturados com a inserção de facilitadores cognitivos podem equilibrar diferenças individuais na capacidade de memória de trabalho, o que respalda a proposta de um ensino diferenciado que admite que todos, apesar de suas diferenças cognitivas individuais, podem atingir altos níveis de desempenho se as condições de leitura forem adequadamente planejadas e estruturadas. |
| Abstract: | Several independent studies have investigated the effects of working memory capacity, prior knowledge (in this study explored as topic familiarity) and reading purpose on text comprehension, whether in L1, L2, in digital or printed media (Jaegui, et al., 2012; Fujii; Weissheimer, 2017; Baretta; Guará-Tavares, 2018; McNamara et al., 2011; Priebe et al., 2012; Oliveira, 2015; Broek et al, 2001; Linderholm; Broek, 2002; Horiba; Fukaya, 2015, among others). However, until the present moment, a study that assesses immediate and delayed retention under conditions that simultaneously addresses working memory capacity, prior knowledge and reading purpose from the perspective of Experimental Psychology and Experimental Linguistics is something that, in light of our investigations, still has few answers or even remains unexplored. Thus, in light of the panorama outlined, this study has the general objective of investigating how text retention (immediate and delayed), among readers with lower and higher working memory spans, varies according to different reading contexts (that involve the presence and absence of topic familiarity, established reading purpose, as well as the presence and absence of both). To this end, a population of 40 students from the Federal University of Ceará and the Federal Institute of Ceará underwent data collection that consisted of two working memory tests (a verbal and a non-verbal one), reading of four different texts in four different contexts and their respective written retellings immediately and one day after reading the texts. The results indicated compensatory effects of topic familiarity, reading purpose, as well as cumulative effects of both of these cognitive facilitators on immediate retention of readers with lower memory spans, to the point of contributing to balanced levels of immediate retention among the different memory groups. In addition, compensatory effects were also observed on delayed retention of readers with lower working memory spans, but only cumulative effects of both topic familiarity and reading purpose were able to balance the levels of delayed retention between readers with lower and higher working memory spans. Effects of tak repetition as a kind of cognitive training were also considered, in both memory groups. The results were discussed in light of the literature in the fields of the most influential reading models, as well as the stages of reading processing within a psycholinguistic view, in the area of studies on working memory capacity and its relationship with reading, prior knowledge and reading purpose (Kintsch and Van Dijk, 1978; Van Dijk and Kintsch, 1983; Baddeley, 2000; Rumelhart, 1980; McNamara et al., 1996; Smith et al., 2021; Broek et al, 2001; Linderholm; Broek, 2002; Horiba; Fukaya, 2015, among others). Pedagogical implications were also pointed out, highlighting that pedagogically structured reading contexts with the insertion of cognitive facilitators can balance individual differences in working memory capacity, which supports the proposal of differentiated teaching that admits that everyone, despite their individual cognitive differences, can achieve high levels of performance if reading conditions are adequately planned and structured. |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81785 |
| ORCID del autor: | https://orcid.org/0000-0001-9664-8124 |
| Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/5633112574126394 |
| ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0002-2003-5695 |
| Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/7892037228545329 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | PPGL - Teses defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
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