Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81779
Tipo: TCC
Título : O papel das características do produto na decisão de compra de produtos colecionáveis
Autor : Silva, Rodrigo Augusto Gadelha e
Tutor: Lima, Lia Chagas de
Palabras clave en portugués brasileño: Produtos colecionáveis;Processo de decisão de compra;Características de produtos colecionáveis
Palabras clave en inglés: Collectible products;Purchase decision process;Features of collectible products
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Fecha de publicación : 2024
Citación : SILVA, Rodrigo Augusto Gadelha e. O papel das características do produto na decisão de compra de produtos colecionáveis. 2024. 66 f. Monografia (Graduação em Administração) – Faculdade de Economia, Atuariais, Administração e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: Este estudo teve como objetivo investigar a influência das características dos produtos colecionáveis no processo de decisão de compra dos consumidores, considerandos diferentes tipos de produtos do mercado atual de colecionáveis. O seu desenvolvimento foi motivado pelo crescimento do mercado de colecionáveis, que abrange uma grande variedade de produtos. A pesquisa foi realizada com base em um questionário distribuído a consumidores de produtos colecionáveis, analisando o quanto eles são influenciados em seu processo de compra pelas características: raridade, estética, qualidade, utilidade, temática e valor emocional dos produtos. A metodologia empregada foi descritiva e envolveu a coleta de dados quantitativos, seguida de análise estatística com média, moda e desvio padrão, possibilitando identificar as características mais valorizadas pelos consumidores em diferentes etapas do processo de decisão de compra e como elas podem variar a depender do tipo de colecionável. Os resultados demonstram que a qualidade e a temática são as características mais influentes no processo de decisão de compra do consumidor. Conclui-se que entender essas características pode ajudar empresas do ramo a desenvolver estratégias de marketing mais eficazes, alinhadas às preferências dos colecionadores. O estudo oferece contribuições pertinentes para o campo acadêmico e a indústria de itens colecionáveis, destacando a importância de fatores prioritários no processo de decisão de compra dos colecionadores.
Abstract: This study aimed to investigate the influence of collectible product characteristics on consumers' purchasing decision-making process, considering different types of products in the current collectibles market. Its development was motivated by the growth of the collectibles market, which encompasses a wide variety of products. The research was conducted based on a questionnaire distributed to consumers of collectible products, analyzing how much they are influenced in their purchasing process by the following characteristics: rarity, aesthetics, quality, utility, theme and emotional value of the products. The methodology used was descriptive and involved the collection of quantitative data, followed by statistical analysis with mean, mode and standard deviation, making it possible to identify the characteristics most valued by consumers at different stages of the purchasing decision-making process and how they may vary depending on the type of collectible. The results demonstrate that quality and theme are the most influential characteristics in the consumer's purchasing decision-making process. It is concluded that understanding these characteristics can help companies in the sector to develop more effective marketing strategies, aligned with collectors' preferences. The study offers relevant contributions to the academic field and the collectibles industry, highlighting the importance of priority factors in the collectors' purchasing decision process.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81779
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_tcc_ragsilva.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.