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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81772| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Avaliação das contribuições do Programa de Apredizagem na Idade Certa (PAIC) no 2° ano do ensino fundamental sob a perspectiva dos professores alfabetizadores de uma escola pública de Aquiraz |
| Autor(es): | Santos, Ana Patrícia Sousa dos |
| Orientador: | Andrade, Wendel Melo |
| Palavras-chave em português: | PAIC;Políticas públicas;Leitura e escrita;Alfabetização |
| Palavras-chave em inglês: | PAIC;public policy;Readingandwriting;Literacy |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | SANTOS, Ana Patrícia Sousa dos. Avaliação das contribuições do Programa de Apredizagem na Idade Certa (PAIC) no 2° ano do ensino fundamental sob a perspectiva dos professores alfabetizadores de uma escola pública de Aquiraz. 2025. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumo: | Esta pesquisa abordou sobre o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), que teve sua origem em 2005 pelo estado do Ceará. No ano de 2007, o programa foi institucionalizado como política pública estadual, ampliando seu alcance e impacto aos 184 municípios cearenses. Em 2022, o programa passou por mais uma fase de expansão, tornando-se Programa de Aprendizagem na Idade Certa – PAIC Integral. As contribuições deste programa para o desenvolvimento da alfabetização na idade adequada, caracterizam-se como objeto dessa pesquisa, que tem como ponto de partida a seguinte questão norteadora: Quais as contribuições das ações do PAIC para o desenvolvimento da alfabetização das crianças no 2º ano do Ensino Fundamental na perspectiva dos professores? Desencadeada por essa questão, impulsionou-se a realização dos estudos, tendo como objetivo geral avaliar as contribuições do PAIC, enquanto política pública para o desenvolvimento da alfabetização das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental, a partir da perspectiva dos professores alfabetizadores de uma escola pública de Aquiraz. Como objetivos específicos destacam-se: (1) examinar o PAIC como política pública do estado do Ceará, situando o processo de alfabetização neste contexto; (2) investigar as concepções dos professores alfabetizadores de uma escola pública do município de Aquiraz sobre o PAIC, considerando o uso dos recursos pedagógicos no contexto das práticas formativas; (3) analisaras ações pedagógicas dos professores alfabetizadores no 2º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Aquiraz, tendo em vista as contribuições do PAIC para o processo de alfabetização. Em se tratando da perspectiva avaliativa da política, a pesquisa se fundamenta nos pressupostos da Avaliação em Profundidade.Metodologicamente, essa pesquisa é de abordagem qualitativa, de natureza básica, exploratória e descritiva. Participaram dessa pesquisa seis professores que atuam nas salas de 2º ano do Ensino Fundamental, efetivos da rede municipal de Aquiraz. A investigação se realizouem quatro etapas: 1ª) Pesquisa bibliográfica por meio da revisão de obras selecionadas; 2ª) Pesquisa documental caracterizada por coleta e análise dos documentos que permeiam a instituição investigada; 3ª) Pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas e observação não participativa e 4ª) Produção do relatório de dissertaçãocom a utilização da Sequência Fedathi como metodologia de análise de dados. Observamos que os colaboradores da pesquisa, além de terem conhecimento dessa política, evidenciaram o papel relevante do PAIC na melhoria do processo de alfabetização das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental. |
| Abstract: | This research focused on the Literacy Programa the Right Age (PAIC), which had its origin in 2005 in the state of Ceará. In 2007, the program was institutionalized as a state public policy, expanding its reach and impact to the 184 municipalities of Ceará. In 2022, the program went through another phase of expansion, becoming the Learning Programa the Right Age – PAIC Integral. The contributions of this program to the development of literacy at the appropriate age are characterized as the object of this research, which is guided by the following central question: What are the contributions of the PAIC actions to the development of children's literacy in the 2nd year of Elementary School from the perspective of teachers? Triggered by this issue, the studies were promoted, with the general objective of evaluating the contributions of the PAIC, as a public policy for the development of literacy of children in these cond-year of Elementary School, from the perspective of literacy teachers in a public school in Aquiraz. The specific objectives are: (1) examine the PAIC as a public policy of the state of Ceará, situating the literacy process in this context; (2) investigate the conceptions of literacy teachers from a public school in the municipality of Aquiraz about PAIC, considering the use of pedagogical resources in the context formative practices; (3) analyze the pedagogical actions of literacy teachers in these cond-year of Elementary School in a public school in Aquiraz, in view of the contributions of PAIC to the literacy process. Regarding the evaluative perspective of the policy, there search is based on the assumptions of In-Depth Evaluation. Methodologically, this research has a qualitative approach, of a basic, exploratory and descriptive nature. Six teachers who work in these cond-year of Elementary School classrooms, effective in the municipal network of Aquiraz, participated in this research. The investigation was carried out in four stages: 1) Bibliographic research through the review of selected works; 2) Documentary research characterized by the collection and analys is of documents that permeate the investigated institution; 3) Field research through semistructured interviews and non-participatory observation and 4) Production of the dissertation report using the Fedathi Sequence as a data analysis methodology. We observed that the participants were not only familiar with the policy but also recognized the significant role PAIC plays in improving the literacy process of children in these cond-year of Elementary School. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81772 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/8972520386018702 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/2339284655582088 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | MAPP - Dissertações defendidas na UFC |
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