Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81764Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Gonçalves, Danyelle Nilin | - |
| dc.contributor.author | Verino, Miguel Angelo Agostinho | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-30T23:13:43Z | - |
| dc.date.available | 2025-07-30T23:13:43Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | VERINO, Miguel Angelo Agostinho. Projetos escolares: aproximando a juventude periférica do ensino superior – documentário. 2025. 174 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81764 | - |
| dc.description.abstract | This work is an educational product in the form of a documentary, highlighting the role of school projects developed by a high school to bring together and motivate students from the outskirts to enter public and private universities, either through their ENEM score or through entrance exams, using testimonies from former and now university students, school managers and teachers. The objective of this educational resource is to provide elementary school teachers with teaching material in audiovisual format, in order to address topics such as social inequality, culture, ideology, perceptions of public schools, academic success, among others, in addition to promoting debates on life perspectives and discussing issues related to the future prospects of students from the outskirts of cities. Although it is originally aimed at the subjects of Sociology and Citizenship Education, it can also be adapted to other areas of elementary education. To produce the documentary, it was necessary to combine bibliographical research and fieldwork, using quantitative data obtained through Google forms, semi-structured interviews and focus groups, involving students accepted into universities, administrators and teachers. The analysis focused mainly on measuring the impact of the school projects of this school in question on the performance of candidates participating in the ENEM and UECE editions between 2018 and 2023. The systematic creation of a documentary as teaching material makes it possible to introduce new perspectives for the debate on access to university for students from public schools in the outskirts of the city. This process faces significant challenges and the entry of these young people into university represents the overcoming of barriers that previously prevented them from achieving the much-desired higher education, which is commonly referred to in sociology as "atypical successes" | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Projetos escolares: aproximando a juventude periférica do ensino superior – documentário | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho é um produto educacional em forma de um documentário, destacando o papel de projetos escolares desenvolvidos por uma escola de ensino médio para aproximar e motivar estudantes provenientes da periferia a ingressar nas universidades públicas e privadas, seja por meio da nota no ENEM ou através dos vestibulares, utilizando para isso depoimentos de egressos e agora universitários, de gestores e professores da escola. O objetivo desse recurso educacional é fornecer aos docentes da escola básica um material didático em formato audiovisual, para com isso, abordar temas como desigualdade social, cultura, ideologia, percepções a respeito das escolas públicas, sucesso escolar, dentre outros, além de promover debates sobre perspectivas de vida e discutir questões relacionadas às perspectivas de futuro dos estudantes da periferia. Apesar de ser voltado originalmente para as disciplinas de Sociologia e Formação Cidadã, pode também ser adaptado para outras áreas do ensino básico. Para a realização do documentário, foi necessário articular pesquisa bibliográfica e trabalho de campo, utilizando dados quantitativos obtidos por meio de formulários do Google, entrevistas semiestruturadas e grupos focais, envolvendo estudantes aprovados nas universidades, gestores e professores. A análise teve como foco medir principalmente o impacto dos projetos escolares dessa escola em questão no desempenho dos candidatos participantes das edições do ENEM e UECE entre 2018 e 2023. A sistemática de criação de um documentário como material didático possibilita introduzir novas perspectivas de debate sobre o acesso à universidade para estudantes de escolas públicas da periferia. Esse processo enfrenta desafios significativos e a entrada desses jovens na universidade representa a superação de barreiras que antes os impediam de alcançar o tão almejado ensino superior, o que é comumente referido pela sociologia como "êxitos atípicos". | pt_BR |
| dc.title.en | School projects: bringing youth in the peripheral regions closer to higher education – documentary | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Sociologia | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Ensino Superior | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Juventude periférica | pt_BR |
| dc.subject.en | Sociology | pt_BR |
| dc.subject.en | Higher Education | pt_BR |
| dc.subject.en | Peripheral youth | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | pt_BR |
| local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/0805599768695896 | pt_BR |
| local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/3467578535972274 | pt_BR |
| local.date.available | 2025-07-30 | - |
| Aparece nas coleções: | PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_dis_maaverino.pdf | 3,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.