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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81756| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Uma avaliação do Projeto Valores Humanos na Educação Infantil como proposta de política pública no município de Aquiraz - CE (2017- 2022) |
| Autor(es): | Bitu, Niédia Lima |
| Orientador: | Montenegro, David Moreno |
| Palavras-chave em português: | Valores humanos;Educação infantil;Políticas públicas |
| Palavras-chave em espanhol: | Valores humanos;Educación infantil;Políticas públicas |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | BITU, Niédia Lima. Uma avaliação do Projeto Valores Humanos na Educação Infantil como proposta de política pública no município de Aquiraz - CE (2017- 2022). 2025. 66 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumo: | Estamos diante de uma crise ética, que se confunde com a crise do próprio capitalismo. Esse não pode deixar de ser um dos focos de preocupação do educador: a formação para valores; a conscientização dos educandos sobre a importância da ação individual e coletiva para a transformação da sociedade em um espaço mais agradável de convivência, reconhecimento e tolerância. Os valores referem-se à formação da autonomia do desenvolvimento da pessoa humana, muito importante nos primeiros anos escolares, e cruciais durante toda a vida do indivíduo. Diante da necessidade de uma mudança de perspectiva educacional, faz-se possível uma análise detalhada da realidade das escolas de educação infantil. A pesquisa foi baseada no projeto Valores Humanos na Educação Infantil, que é considerado uma política pública de caráter social, pois se trata de ações voltadas para a solução de problemas da sociedade, visando o bem-estar e o exercício da cidadania. A política pública implementada no município de Aquiraz, Projeto Valores Humanos na Educação Infantil, é de extrema relevância para a sociedade em geral, por se tratar de Valores Humanos necessários à formação de cidadãos críticos, conscientes e coerentes em suas ações. A presente pesquisa buscou avaliar a relevância do projeto como diferencial na vida do educando. O objetivo geral do trabalho foi analisar o projeto Valores Humanos na Educação Infantil nas escolas do município de Aquiraz em sua essência e lançar estratégias para sua prática no meio social. Como fundamentação teórica, uma análise embasada em teóricos marxistas, Gramsci, Paulo Freire e Dermeval Saviani, uma vez que a proposta da pesquisa possui caráter contra hegemônico. Foram apresentados os procedimentos metodológicos, que se referem à segunda fase da pesquisa. Trata-se de observações das experiências em sala de aula com professoras de educação infantil no município de Aquiraz (CE), que adotaram em suas turmas o Projeto Valores Humanos na Educação Infantil, entrevistas com representantes da Secretaria de Educação do município, bem como a análise de documentos que trazem a legislação para a Primeira Infância: Constituição Federal 1988, Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei da Primeira Infância, Política Nacional de Educação Infantil. Ressalta-se que nessa parte do trabalho surgem documentos estaduais e municipais referentes à legislação da educação infantil. A terceira fase consiste em um estudo de caso resultado das observações realizadas na ocasião da realização da pesquisa de campo. Além da análise crítica do projeto, foi feita uma abordagem bibliográfica e documental da educação infantil no Ceará e no município de Aquiraz. Ao final do trabalho foi possível observar a precarização do trabalho docente, na medida em que, desde o início, a política pública implantada não dá subsídios pedagógicos necessários aos docentes; grande quantidade de professores substitutos no município, o que impede a continuidade do projeto, como também prejudica o vínculo professor-aluno de educação infantil; a falta de material e estrutura física, dentre outras problemáticas relatadas pelos professores na pesquisa de campo. |
| Resumen: | Estamos ante una crisis ética que se entrelaza con la propia crisis del capitalismo. Este no puede dejar de ser uno de los focos de preocupación del educador: la formación en valores; concienciar a los alumnos de la importancia de la acción individual y colectiva para transformar la sociedad en un espacio más agradable de convivencia, reconocimiento y tolerancia. Los valores se refieren a la formación de la autonomía en el desarrollo de la persona humana, que es muy importante en los primeros años escolares y crucial a lo largo de toda la vida del individuo. Dada la necesidad de un cambio en la perspectiva educativa, es posible realizar un análisis detallado de la realidad de las escuelas infantiles. La investigación se basó en el proyecto Valores Humanos en la Educación Infantil, que se considera una política pública de carácter social, pues involucra acciones dirigidas a la solución de problemas de la sociedad, con miras al bienestar y al ejercicio de la ciudadanía. La política pública implementada en el municipio de Aquiraz, el Proyecto Valores Humanos en la Educación Infantil, es de gran relevancia para la sociedad en general, ya que aborda los valores humanos necesarios para la formación de ciudadanos críticos, conscientes y coherentes en sus acciones. Esta investigación buscó evaluar la relevancia del proyecto como diferencial en la vida de los alumnos. El objetivo general del trabajo fue analizar la esencia del proyecto Valores Humanos en la Educación Infantil en las escuelas del municipio de Aquiraz y lanzar estrategias para su práctica en el medio social. Como fundamento teórico, un análisis basado en los teóricos marxistas, Gramsci, Paulo Freire y Dermeval Saviani, ya que la propuesta de investigación tiene un carácter contrahegemónico. Se presentaron los procedimientos metodológicos, que se refieren a la segunda fase de la investigación. Estos incluyen observaciones de experiencias de aula con profesores de Educación Infantil del municipio de Aquiraz (CE), que han adoptado el Proyecto Valores Humanos en la Educación Infantil en sus clases, entrevistas con representantes de la Secretaría de Educación del municipio, así como el análisis de documentos que incluyen la legislación para la Primera Infancia: la Constitución Federal de 1988, el Estatuto del Niño y del Adolescente, la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional, la Ley de la Primera Infancia y la Política Nacional de Educación Infantil. Cabe destacar que esta parte del trabajo incluye documentos estaduales y municipales relativos a la legislación de la educación de la primera infancia.La tercera fase consiste en un estudio de caso resultante de las observaciones realizadas durante la investigación de campo. Además del análisis crítico del proyecto, se realizó una aproximación bibliográfica y documental a la educación infantil en Ceará y en el municipio de Aquiraz. Al final del estudio, fue posible constatar la precariedad del trabajo docente, en la medida en que, desde el inicio, la política pública implementada no proporciona a los profesores el apoyo pedagógico necesario; un gran número de profesores sustitutos en el municipio, lo que impide la continuidad del proyecto, además de perjudicar la relación profesor-alumno de educación infantil; la falta de estructura material y física, entre otros problemas relatados por los profesores en la investigación de campo. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81756 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/9365212802625269 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/0703051734144638 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | MAPP - Dissertações defendidas na UFC |
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