Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81739Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Girão-Carmona, Virgínia Cláudia Carneiro | - |
| dc.contributor.author | Viana, Letícia de Castro | - |
| dc.date.accessioned | 2025-07-29T18:26:02Z | - |
| dc.date.available | 2025-07-29T18:26:02Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | VIANA, Letícia de Castro. Impacto do cardiogame no engajamento dos estudantes de saúde no ensino da fisiologia do sistema cardiovascular. 2025. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Morfofuncionais) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81739. Acesso em: 29 jul. 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81739 | - |
| dc.description.abstract | The teaching of physiology in higher education faces challenges related to content fragmentation and low connection with students' daily lives. In this context, Digital Information and Communication Technologies and Digital Educational Materials emerge as alternatives to promote greater engagement, interactivity, and meaningful learning. This study presents an interactive E-book, developed using the Twine™ platform, entitled Cardiogame. This DEM addresses concepts of cardiovascular physiology, with a focus on electrocardiogram interpretation. The resource was validated by experts in the fields of Physiology and Morphology, as well as by students from health-related courses at the Federal University of Ceará, who used the material both in the classroom and during individual study sessions. The material was evaluated through a semi-structured questionnaire, accompanied by an Informed Consent Form and a confidentiality agreement. Participants completed an online questionnaire via Google Forms® to assess aspects such as engagement, usability, and perceived learning. The data were analyzed using descriptive statistics and content analysis. Participants highlighted the interactive format, standardized visual elements, and explanatory feedback as facilitators of learning. Suggestions for improvement included the addition of new cases, background music, and complementary tests.Thus, the results of this study indicate that Cardiogame represents a promising educational tool for teaching cardiovascular physiology, with the potential to enhance content comprehension, student engagement, and autonomy. This study reinforces the potential of interactive E-books as innovative tools for teaching physiology. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
| dc.title | Impacto do cardiogame no engajamento dos estudantes de saúde no ensino da fisiologia do sistema cardiovascular | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.co-advisor | Roncari, Camila Ferreira | - |
| dc.description.abstract-ptbr | O ensino de fisiologia no ensino superior enfrenta desafios relacionados à fragmentação do conteúdo e à baixa conexão com o cotidiano dos estudantes. Nesse contexto, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e os Materiais Didáticos Digitais (MDD) surgem como alternativas para promover maior engajamento, interatividade e aprendizagem significativa. Este trabalho apresenta um E-book interativo, desenvolvido na plataforma Twine™, intitulado Cardiogame. Este MDD aborda conceitos de fisiologia cardiovascular, com foco na interpretação do eletrocardiograma. O recurso foi validado por especialistas das áreas de Fisiologia e Morfologia e por estudantes de cursos da área da saúde da Universidade Federal do Ceará, que utilizaram o material em sala de aula e em momentos de estudo individual. A avaliação do material foi realizada por meio de questionário semiestruturado acompanhado de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e termo de confidencialidade. Os participantes responderam a um questionário online via Google Forms® para avaliar aspectos de engajamento, usabilidade e percepção de aprendizagem. Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas e análise de conteúdo. Os participantes destacaram o formato interativo, os elementos visuais padronizados e os feedbacks explicativos como facilitadores do aprendizado. Foram sugeridas melhorias como a inclusão de novos casos, trilha sonora e testes complementares. Assim, os resultados deste estudo indicam que o Cardiogame configura-se como uma ferramenta didática promissora para o ensino da fisiologia cardiovascular, com potencial para favorecer a compreensão dos conteúdos, o engajamento e a autonomia dos estudantes. Com isto, este estudo reforça o potencial dos E-books interativos como ferramenta de inovação no ensino da fisiologia. | pt_BR |
| dc.title.en | Impact of Cardiogame on the engagement of health students in teaching the physiology of the cardiovascular system | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Fisiologia | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Eletrocardiografia | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Universidades | pt_BR |
| dc.subject.en | Physiology | pt_BR |
| dc.subject.en | Electrocardiography | pt_BR |
| dc.subject.en | Universities | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MORFOLOGIA | pt_BR |
| local.author.orcid | https://orcid.org/0009-0001-4475-9241 | pt_BR |
| local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/4640811185346506 | pt_BR |
| local.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0002-0676-8585 | pt_BR |
| local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/5491102217675347 | pt_BR |
| local.co-advisor.orcid | ttps://orcid.org/0000-0001-7204-8490 | pt_BR |
| local.co-advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/0745253037526203 | pt_BR |
| local.date.available | 2027-06-28 | - |
| Aparece nas coleções: | DMO - Dissertações defendidas na UFC | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_dis_lcviana.pdf 🔒 Disponível em 2027-07-28 | 7,96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.