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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81737| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Desenvolvimento e validação de vídeo para orientação de responsáveis por crianças com fissura labiopalatina: impacto sobre o combate à desinformação científica |
| Título em inglês: | Development and validation of a video for guiding caregivers of children with cleft lip and palate: impact on combating scientific misinformation |
| Autor(es): | Mendes, Débora Letícia Moreira |
| Orientador: | Girão-Carmona, Virgínia Cláudia Carneiro |
| Coorientador: | Leite, Ana Caroline Rocha de Melo |
| Palavras-chave em português: | Fissura Palatina;Filme e Vídeo Educativo;Estudo de Validação |
| Palavras-chave em inglês: | Cleft Palate;Validation study;Instructional Film and Video |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MORFOLOGIA |
| Data do documento: | 2024 |
| Citação: | MENDES, Débora Letícia Moreira. Desenvolvimento e validação de vídeo para orientação de responsáveis por crianças com fissura labiopalatina: impacto sobre o combate à desinformação científica. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciências Morfofuncionais) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81737. Acesso em: 29 jul. 2025. |
| Resumo: | Vídeos educativos têm um papel fundamental na disseminação de informações científicas precisas e acessíveis, auxiliando no combate à desinformação sobre a fissura labiopalatina. Para evidenciar a importância desse material, esta dissertação apresenta seus resultados em quatro etapas. Em um primeiro momento, uma revisão integrativa, realizada entre abril e julho de 2022, investigou a seguinte pergunta: "Qual é a evidência sobre o uso de vídeos na educação em saúde para pais/responsáveis de crianças com fissura labiopalatina?". Foram analisados oito artigos, quatro da PubMed, sendo três publicados em 2021. Os resultados indicaram que os vídeos no YouTube foram moderadamente satisfatórios e atenderam parcialmente às necessidades dos pais, com conteúdo informativo de nível moderado, mas ainda com lacunas, como a escassez de informações sobre malformações orofaciais. Apesar desses desafios, os vídeos se mostram alternativas viáveis para a educação em saúde. Em seguida, um estudo observacional realizado entre março e junho de 2023, com 140 responsáveis de crianças atendidas no Hospital Infantil Albert Sabin, revelou que responsáveis com escolaridade até o ensino fundamental, renda familiar baixa, com companheiro e maior tempo de acompanhamento apresentaram menos dúvidas sobre as fissuras labiopalatinas. Mães de crianças sem complicações no parto e com diagnóstico pós-natal também demonstraram mais clareza. Por outro lado, responsáveis do interior, com mais de 30 anos e múltiplas gestações, apresentaram maior desconhecimento. O estudo destacou a necessidade de estratégias para aprimorar o entendimento dos responsáveis e promover a adesão ao tratamento. Após a revisão integrativa e a pesquisa com os responsáveis sobre suas dúvidas em relação à condição, investigou-se a existência de outros vídeos sobre o tema para embasar a construção do material multimídia proposto. Com base nessa análise, chegou-se à ideia de um vídeo misto (Live action), estruturado em três etapas: pré-produção (sinopse, argumento, roteiro, storyboard), produção e pós-produção. Foram utilizados os softwares MediBang para criação das imagens, Flipa Clip para animação e DaVinci Resolve para edição. Por fim, um estudo metodológico validou o conteúdo do vídeo "Joãozinho Beija flor", com a participação de 11 especialistas da área da saúde. Os resultados mostraram que o vídeo é eficaz, com linguagem acessível e abordagem humanizada, reforçada por animações. A validação destacou a qualidade geral, mas sugeriu ajustes na explicação das causas da fissura. Com grande potencial para impactar políticas de saúde pública e reduzir o estigma social, o vídeo pode ser aprimorado com base em feedback futuro, incluindo as percepções de pacientes e familiares. Em conclusão, a revisão integrativa realizada foi fundamental para identificar os materiais educativos já disponíveis sobre fissura labiopalatina e avaliar sua qualidade, evidenciando a falta de conteúdos confiáveis para orientar pais e responsáveis. Além disso, o estudo observacional permitiu compreender as principais dificuldades enfrentadas por esses cuidadores, possibilitando o desenvolvimento de materiais mais direcionados e eficazes. Os achados deste estudo reforçam a importância da criação e validação de vídeos educativos como estratégia para fortalecer a adesão ao tratamento, combater a desinformação e melhorar a qualidade de vida das crianças com fissura labiopalatina. Quando devidamente validados por especialistas, esses materiais tornam-se ferramentas valiosas para oferecer informações claras e acessíveis. No entanto, pesquisas adicionais ainda são necessárias para avaliar seu impacto e garantir que todos os responsáveis tenham acesso a conteúdos confiáveis e de qualidade. |
| Abstract: | Educational videos play a crucial role in disseminating accurate and accessible scientific information, helping to combat misinformation about cleft lip and palate. To highlight the importance of this material, this dissertation presents its findings in four stages. First, an integrative review conducted between April and July 2022 investigated the following question: "What is the evidence on the use of videos in health education for parents/caregivers of children with cleft lip and palate?". Eight articles were analyzed, four from PubMed, three of which were published in 2021. The results indicated that YouTube videos were moderately satisfactory and partially met the parents' needs, offering moderate-level informative content, but still with gaps, such as the lack of information on orofacial malformations. Despite these challenges, videos emerge as viable alternatives for health education. Next, an observational study conducted between March and June 2023, with 140 caregivers of children treated at the Hospital Infantil Albert Sabin, revealed that caregivers with education up to the elementary level, low family income, with a partner, and a longer duration of follow-up had fewer doubts about cleft lip and palate. Mothers of children without birth complications and with a postnatal diagnosis also demonstrated greater clarity. On the other hand, caregivers from rural areas, over 30 years old, and with multiple pregnancies showed higher levels of ignorance. The study highlighted the need for strategies to enhance caregivers' understanding and promote treatment adherence. Following the integrative review and the research on caregivers' doubts regarding the condition, the existence of other videos on the subject was investigated to inform the development of the proposed multimedia material. Based on this analysis, the idea of a mixed video (live action) was developed, structured in three stages: pre-production (synopsis, argument, script, storyboard), production, and post-production. MediBang software was used for image creation, Flipa Clip for animation, and DaVinci Resolve for editing. Finally, a methodological study validated the content of the video "Joãozinho Beija-Flor" with the participation of 11 health experts. The results showed that the video was effective, with accessible language and a humanized approach, reinforced by animations. The validation highlighted the overall quality but suggested adjustments to the explanation of the causes of the cleft. With great potential to impact public health policies and reduce social stigma, the video can be improved based on future feedback, including the perceptions of patients and families. In conclusion, the integrative review was essential for identifying the educational materials already available on cleft lip and palate and assessing their quality, highlighting the lack of reliable content to guide parents and caregivers. Furthermore, the observational study helped to understand the main difficulties faced by these caregivers, enabling the development of more targeted and effective materials. The findings of this study reinforce the importance of creating and validating educational videos as a strategy to strengthen treatment adherence, combat misinformation, and improve the quality of life of children with cleft lip and palate. When properly validated by experts, these materials become valuable tools for providing clear and accessible information. However, additional research is still needed to evaluate their impact and ensure that all caregivers have access to reliable and high-quality content. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81737 |
| ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0000-0001-9469-8208 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/7155544119565114 |
| ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0002-0676-8585 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/5491102217675347 |
| ORCID do Coorientador: | https://orcid.org/0000-0002-9007-7970 |
| Currículo Lattes do Coorientador: | http://lattes.cnpq.br/1433681003429411 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
| Aparece nas coleções: | DMO - Dissertações defendidas na UFC |
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| 2024_dis_dlmmendes 🔒 Disponível em 2027-04-09 | 4,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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