Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81667| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | Análise de desempenho no Pisa dos estudantes no Brasil |
| Título em inglês: | Pisa performance analysis of students in Brazil |
| Título em espanhol: | Análisis del desempeño Pisa de los estudiantes en Brasil |
| Autor(es): | Holanda Filho, Ivan de Oliveira Cruz, Marcos Paulo Mesquita da Silva, Everton Nogueira |
| Palavras-chave em português: | Pisa;Estudantes;Desempenho;Brasil |
| Palavras-chave em inglês: | Pisa;Students;Performance;Brazil |
| Palavras-chave em espanhol: | Pisa;Estudiantes;Actuación;Brasil |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL |
| Data do documento: | 2025 |
| Instituição/Editor/Publicador: | Revista Cerrados |
| Citação: | HOLANDA FILHO, Ivan De Oliveira; CRUZ, Marcos Paulo Mesquita da; SILVA, Everton Nogueira. Análise de desempenho no Pisa dos estudantes no Brasil. Revista Cerrados, v. 23, n. 01, p. 132-158, jan./jun. 2025 |
| Resumo: | Este trabalho faz uma análise sobre a avaliação do Programme for International Student Assessment (Pisa), que em português significa Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. Especificamente, procura fazer conexões do baixo desempenho dos estudantes do Brasil frente aos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). São contemplados os anos de 2000 a 2022, sendo verificado que o desempenho médio no país, de modo geral, permanece inalterado ao longo dos anos. O baixo desempenho dos estudantes brasileiros em leitura, matemática e ciências tem causas diversas, como atraso escolar dos estudantes, falhas nos sistemas de ensino, desigualdades socioeconômicas e culturais presentes no país, baixa motivação dos alunos, a relação entre professores e estudantes, investimentos reduzidos em infraestrutura escolar, experiência na gestão escolar e histórico socioeconômico bastante limitado. Também são relevantes a atenção dos pais aos filhos, o tempo de estudo em casa e o nível educacional dos responsáveis. Monitorar, diagnosticar, planejar, definir e fazer intervenções são essenciais na realização de estratégias na formulação de políticas públicas para a melhoria da educação. |
| Abstract: | This paper analyzes the Programme for International Student Assessment (Pisa), which in Portuguese means International Student Assessment Program. Specifically, it seeks to make connections between the low performance of Brazilian students and that of the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD) countries. The years 2000 to 2022 are covered, and it is found that the average performance in the country, in general, remains unchanged over the years. The low performance of Brazilian students in the subjects of reading, mathematics and science has various causes, such as students being behind in school, flaws in education systems, socio-economic and cultural inequalities present in the country, low student motivation, the relationship between teachers and students, reduced investment in school infrastructure, experience in school management and a very limited socio-economic background. Parents' attention to their children, time spent studying at home and the educational level of those responsible are also relevant. Monitoring, diagnosing, planning, defining and making interventions are essential in carrying out strategies to formulate public policies to improve education. |
| Resumen: | Este trabajo analiza el Programa para la Evaluación Internacional de Alumnos (Pisa), que en portugués significa Programa Internacional de Evaluación de Alumnos. En concreto, trata de establecer conexiones entre el bajo rendimiento de los estudiantes brasileños y el de los países de la Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico (OCDE). Se abarcan los años 2000 a 2022, y se constata que el rendimiento medio en el país se mantuvo, en general, inalterado a lo largo de los años. El bajo rendimiento de los alumnos brasileños en la lectura, matemáticas y ciencias tiene diversas causas, como el atraso escolar, las fallas en los sistemas educativos, las desigualdades socioeconómicas y culturales presentes en el país, la baja motivación de los alumnos, la relación entre profesores y alumnos, la baja inversión en infraestructura escolar, la experiencia en gestión escolar y un nivel socioeconómico muy limitado. También son relevantes la atención de los padres a sus hijos, el tiempo de estudio en casa y el nivel educativo de los cuidadores. Monitorear, diagnosticar, planificar, definir y realizar intervenciones son esenciales para concretar estrategias de formulación de políticas públicas para mejorar la educación |
| URL do documento: | https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81667 |
| ISSN: | 2448-2692 |
| ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0000-0001-7390-6602 https://orcid.org/0000-0001-9860-9022 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/7309114743769869 http://lattes.cnpq.br/6436408994805756 http://lattes.cnpq.br/1111762467064798 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | DEA - Artigos publicados em revista científica |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 205_art_ioholandaFilho.pdf | 692,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.