Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81537
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação de uma política pública a partir das dimensões sociais: estudo de caso da Escola Areninha Pirambu
Autor(es): Oliveira, Mário Barbosa
Orientador: Bezerra, Roselane Gomes
Palavras-chave em português: Escola Areninha;Pirambu;Juventude;Pesquisa avaliativa;Política pública
Palavras-chave em inglês: Escola Areninha;Pirambu;Youth;Evaluative research;Public policy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Data do documento: 2025
Citação: OLIVEIRA, Mário Barbosa. Avaliação de uma política pública a partir das dimensões sociais: estudo de caso da Escola Areninha Pirambu. 2025. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: A dissertação tem como objetivo avaliar o projeto Escola Areninha, no bairro Pirambu da cidade de Fortaleza-CE. Por meio de uma imersão prolongada no campo, a pesquisa buscou analisar como essa iniciativa, que combina esporte, educação e cultura, influencia a vida de jovens, suas perspectivas de futuro e sua relação com a comunidade. O estudo buscou compreender como a Escola Areninha contribui para a construção de identidades, a formação de cidadãos e a promoção da inclusão social. Utilizando como metodologia a etnografia, foram realizadas observações participantes em diferentes espaços da Escola Areninha. Os dados coletados foram analisados à luz de referenciais teóricos que abordam a relação entre políticas pública, educação, cultura e desenvolvimento social. A pesquisa avaliativa revelou que a Escola Areninha desempenha um papel fundamental na vida dos jovens do Pirambu, oferecendo um espaço seguro e acolhedor para o desenvolvimento de suas potencialidades. As atividades esportivas, culturais e educacionais promovidas pela Escola contribuem para a construção de vínculos sociais, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a ampliação de horizontes. Além disso, a pesquisa evidenciou a importância da Escola Areninha como um espaço de resistência e que pode contribuir para superar os desafios na busca de construção de novas narrativas sobre a juventude e a comunidade.
Abstract: The dissertation aims to evaluate the Escola Areninha project in the Pirambu neighborhood of Fortaleza, Ceará. Through prolonged field immersion, the research sought to analyze how this initiative, which combines sports, education, and culture, influences the lives of young people, their future perspectives, and their relationship with the community. The study seeks to understand how Escola Areninha contributes to identity formation, citizenship development, and social inclusion. Using ethnography as a methodology, participant observations were conducted in different spaces of Escola Areninha. The collected data were analyzed in light of theoretical frameworks addressing the relationship between public policies, education, culture, and social development. The evaluative research revealed that Escola Areninha plays a fundamental role in the lives of young people in Pirambu, providing a safe and welcoming space for the development of their potential. The sports, cultural, and educational activities promoted by the school contribute to the construction of social bonds, the development of socio-emotional skills, and the expansion of opportunities. Furthermore, the research highlighted the importance of Escola Areninha as a space of resistance that can help overcome challenges in the pursuit of new narratives about youth and the community.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81537
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/1703773646220657
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_dis_mboliveira.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.