Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81536
Tipo: Dissertação
Título: Processos formativos e políticas culturais: avaliação das ações da Escola Porto Iracema das Artes em Fortaleza
Autor(es): Gonçalves, Tatiana Soares
Orientador: Domingos, Luís Tomás
Palavras-chave em português: Cultura;Educação;Políticas;Escola Porto Iracema das Artes Fortaleza
Palavras-chave em inglês: Culture;Education;Policies;Porto Iracema School of the Arts Fortaleza
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Data do documento: 2025
Citação: GONÇALVES, Tatiana Soares. Processos formativos e políticas culturais: avaliação das ações da Escola Porto Iracema das Artes em Fortaleza. 2025. 162 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: O presente trabalho investiga a relação entre o Estado e a cultura sob a ótica das políticas culturais. Partindo do conceito de poder simbólico de Bourdieu (1979), buscamos entender como essas políticas moldam a realidade social ao instituir valores e hierarquias e de que modo isso repercute na formação de artistas e produtores culturais. Para aprofundar essa análise, enfatizamos a conexão entre cultura e educação, apoiando nos em Geertz (1978), Bauman (2017) e Chauí (2021), que concebem a cultura como um conjunto de práticas e valores estruturantes das sociedades, e tratamos as políticas públicas como respostas estruturadas a problemas sociais. Adotando uma abordagem quanti qualitativa, examinamos em detalhe as ações formativas da Escola Porto Iracema das Artes. Guiados pelas diretrizes de Gussi (2017) e Rodrigues (2008), avaliamos as políticas públicas a partir das trajetórias dos atores envolvidos, de seus contextos institucionais e dos resultados alcançados. Essa metodologia possibilita uma visão abrangente dos desafios e oportunidades enfrentados pela instituição, bem como das percepções dos participantes sobre as políticas culturais implementadas. Reconhecida como centro de formação artística fundamental para a produção cultural no Ceará, a Porto Iracema das Artes foi avaliada quanto às suas contribuições para o desenvolvimento artístico e cultural e aos desafios na execução dessas políticas, refletindo as transformações sociais e as demandas emergentes da comunidade artística.
Abstract: This paper investigates the relationship between the state and culture from the perspective of cultural policies. Based on Bourdieu's (1979) concept of symbolic power, we seek to understand how these policies mould social reality by establishing values and hierarchies and how this affects the training of artists and cultural producers. To deepen this analysis, we emphasise the connection between culture and education, drawing on Geertz (1978), Bauman (2017) and Chauí (2021), who conceive of culture as a set of practices and values that structure societies, and we treat public policies as structured responses to social problems. Adopting a quantitative-qualitative approach, we examined in detail the training activities of the Porto Iracema School of the Arts. Guided by the guidelines of Gussi (2017) and Rodrigues (2008), we evaluated public policies based on the trajectories of the actors involved, their institutional contexts and the results achieved. This methodology provides a comprehensive view of the challenges and opportunities faced by the institution, as well as the participants' perceptions of the cultural policies implemented. Recognized as a fundamental artistic training center for cultural production in Ceará, Porto Iracema das Artes was evaluated in terms of its contributions to artistic and cultural development and the challenges in implementing these policies, reflecting social transformations and the emerging demands of the artistic community.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81536
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/3093151839755836
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_dis_tsgoncalves.pdf2,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.