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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81478| Tipo: | Dissertação |
| Título : | Avaliação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará: um olhar do professor sobre a influência do SPAECE-ALFA no currículo do 2º Ano do Ensino Fundamental |
| Autor : | Gomes, Kátia Cilene Rodrigues |
| Tutor: | Andrade, Wendel Melo |
| Palabras clave en portugués brasileño: | SPAECE-ALFA;Currículo;Avaliação;Política pública |
| Palabras clave en inglés: | SPAECE-ALFA;Curriculum;Evaluation;Public policy |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
| Fecha de publicación : | 2025 |
| Citación : | GOMES, Kátia Cilene Rodrigues. Avaliação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará: um olhar do professor sobre a influência do SPAECE-ALFA no currículo do 2º Ano do Ensino Fundamental. 2025. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) – Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumen en portugués brasileño: | As avaliações externas são exames que chegam à escola para verificar as ações dos sistemas de educação, com o princípio de buscar um coeficiente de qualidade, através do desempenho dos alunos. Nesse contexto, as prioridades nas ações da escola em preparar os alunos para um bom resultado, requer do professor uma posição de assumir a responsabilidade em seu desempenho, tornando o trabalho performático de preparação para a prova uma constante, promovendo o contexto político neoliberal de cobranças para as ações no serviço público. O presente trabalho tem como objetivo geral avaliar a política pública Spaece-Alfa e suas influências no currículo do 2º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de Fortaleza, na perspectiva dos docentes. O Spaece-Alfa é uma avaliação em larga escala que faz parte do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará, aplicada no 2º ano do Ensino Fundamental, em todos os municípios do estado do Ceará. Torna-se fruto do surgimento do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), em 2007, no estado cearense. Os objetivos específicos são: 1) Estudar o Sistema Permanente da Avaliação da Educação Básica na Alfabetização (Spaece-Alfa), enquanto política pública; 2) Identificar ações e práticas curriculares vivenciadas pelos professores do 2º ano do Ensino Fundamental, com foco no Spaece-Alfa, em uma escola do município de Fortaleza; 3) Analisar as implicações do Spaece-Alfa no currículo do 2º ano do Ensino Fundamental, em uma escola do município de Fortaleza, na perspectiva dos professores. A perspectiva avaliativa da pesquisa fundamenta-se numa avaliação em profundidade. A metodologia escolhida para a abordagem do problema é qualitativa e quanto ao atendimento dos objetivos, exploratória. Foi realizado um levantamento bibliográfico e documental em leis, decretos e portarias que instituíram a política pública em estudo e documentos curriculares importantes na educação brasileira, estadual e do município de Fortaleza. Foi inserida uma pesquisa de campo, realizada numa escola pública da capital cearense através de entrevistas semiestruturadas com três professores da escola lócus da investigação, utilizando um roteiro de perguntas. As análises de dados tiveram uma perspectiva de análise de conteúdo de acordo com Bardin (2014). Como resultado desta pesquisa, foi constatado nas falas dos sujeitos uma intensa influência da prova do Spaece-Alfa nas ações dos docentes seja no planejamento, avaliação e desenvolvimento dos conteúdos, onde o professor se transforma em um preparador cognitivo para o aluno desenvolver habilidades previamente determinadas, com um trabalho performático de ações para fins de bons resultados. |
| Abstract: | External assessments are exams that are administered to schools to assess the actions of education systems, with the aim of seeking a quality coefficient through student performance. In this context, the priorities in school actions to prepare students for good results require teachers to take responsibility for their performance. This study seeks to evaluate, from the perspective of teachers at a public school in Fortaleza, Ceará, the influences of Spaece-Alfa on the curriculum of the 2nd year of Elementary School, which is the general objective of this research. Spaece-Alfa is a large-scale assessment that is part of the Permanent System for the Assessment of Basic Education in Ceará, applied in the 2nd year of Elementary School, in all municipalities in the state of Ceará. This assessment is the result of the emergence of the Literacy Program at the Right Age (PAIC) in 2007, in the state of Ceará. It is the instrument that the State uses to verify the level of proficiency in reading and writing of children in this grade. In addition to the general objective, the specific objectives are: 1) To study the Permanent System of Basic Education Assessment (Spaece), as a public policy, together with Spaece-Alfa; 2) To identify curricular actions and practices experienced by 2nd grade elementary school teachers, focusing on Spaece-Alfa, in a school in the city of Fortaleza; 3) To analyze the implications of Spaece-Alfa in the 2nd grade elementary school curriculum, in a school in the city of Fortaleza, from the teachers' perspective. The evaluative perspective of the research is based on the work of Rodrigues (2008), in an in-depth assessment. The methodology chosen to approach the problem is qualitative and, in terms of meeting the objectives, exploratory. A bibliographical survey was conducted in the works of Saviani (2016), Arroyo (2013), Afonso (2007), Ball (2014), Gonçalves (2003) among others, and a documentary survey in laws, decrees and ordinances that instituted the public policy under study and important curricular documents in Brazilian, state and municipal education of Fortaleza. A field research was included, carried out in a public school in the capital of Ceará through semi-structured interviews with three teachers from the school where the investigation took place, using a questionnaire. Data analysis had a content analysis perspective according to Bardin (2014). As a result, it was verified the influence that the Spaece-Alfa test has on the actions of teachers in the planning, evaluation and development of content, adopting teaching practices so that the 2nd grade student of Elementary School is increasingly able to answer the questions of said external evaluation. All this with the aim of improving the school's performance in the results of children's reading proficiency |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81478 |
| ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0001-8921-7326 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | MAPP - Dissertações defendidas na UFC |
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