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dc.contributor.advisorRicca, Diego Enéas Peres-
dc.contributor.authorPaulino, Mateus da Silva-
dc.date.accessioned2025-06-26T18:11:40Z-
dc.date.available2025-06-26T18:11:40Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationPAULINO, Mateus da Silva. A Cor como affordance cognitiva: tornando a jogabilidade mais intuitiva em um jogo em pixel art. 2025. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo e Design, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81405-
dc.description.abstractIn digital games, usability plays a crucial role in ensuring that gameplay is intuitive, avoiding frustrations and ensuring fun. This work proposes the development of a 2D puzzle game, focusing on the exploration of color as a cognitive affordance to make the main mechanics more intuitive and improve the player experience. However, it is recognized that the use of color as a usability tool can present challenges for accessibility, especially for visually impaired players. Therefore, we sought to investigate complementary approaches that ensure an inclusive experience. The research, based on the Design Science Research methodology, involves three phases: theoretical foundation through analysis of literature and similar games, game development following the interactive sprint methodology accompanied by player testing, and, finally, the conclusion, in which the data from the tests and development will be compared with the information from the analyses. With this, we hope to identify the impact of the strategic use of color on the understanding of the game mechanics, on the time to complete the levels, and on the overall satisfaction of the players, considering both its benefits and its limitations for accessibility. Thus, we seek to contribute to the advancement of knowledge in the area of ​​game design, demonstrating the potential of color as a tool to create more intuitive and engaging experiences, without neglecting the importance of accessible alternatives to ensure the inclusion of all players.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA Cor como affordance cognitiva: tornando a jogabilidade mais intuitiva em um jogo em pixel artpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEm jogos digitais, a usabilidade desempenha um papel crucial para garantir que a jogabilidade seja intuitiva, evitando as frustrações e garantindo a diversão. Este trabalho propõem o desenvolvimento de um jogo 2D do gênero puzzle, com foco na exploração da cor affordance cognitivo para tornar a mecânica principal mais intuitiva e aprimorar a experiência do jogador. No entanto, reconhece-se que o uso da cor como ferramenta de usabilidade pode apresentar desafios para a acessibilidade, especialmente para jogadores com deficiência visual. Por isso, buscou-se investigar abordagens complementares que garantam uma experiência inclusiva. A pesquisa, fundamentada na metodologia Design Science Research, envolve três fases: fundamentação teorica por meio de analises de literatura e de jogos similares, desenvolvimento do jogo seguindo a metodologia interativa dos sprints acompanhada de testes com jogadores e, por fim, a conclusão, na qual os dados dos testes e do desenvolvimento serão comparados com as informações das análises. Com isso, espera-se identificar o impacto da utilização estratégica da cor na compreensão das mecânicas do jogo, no tempo de conclusão das fases e na satisfação geral dos jogadores, considerando tanto seus benefícios quanto suas limitações para acessibilidade. Assim, busca-se contribuir para o avanço do conhecimento na área de design de jogos, demonstrando o potencial da cor como ferramenta para criar, experiências mais intuitivas e envolventes, sem negligenciar a importância de alternativas acessíveis para garantir a inclusão de todos os jogadores.pt_BR
dc.subject.ptbrCorespt_BR
dc.subject.ptbrJogos digitaispt_BR
dc.subject.ptbrDesign de jogospt_BR
dc.subject.ptbrAffordancept_BR
dc.subject.ptbrUsabilidadept_BR
dc.subject.ptbrPixel artpt_BR
dc.subject.enColorspt_BR
dc.subject.enDigital gamespt_BR
dc.subject.enGame designpt_BR
dc.subject.enAffordancept_BR
dc.subject.enUsabilitypt_BR
dc.subject.enPixel artpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/1514910910455218pt_BR
local.date.available2025-
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