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dc.contributor.advisorCunha, Aura Celeste Santana-
dc.contributor.authorMaciel, José Rodrigo Soares-
dc.date.accessioned2025-06-26T14:17:52Z-
dc.date.available2025-06-26T14:17:52Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationMACIEL, José Rodrigo Soares. Tecnologias da imaginação: metodologias de design e workflow na criação de personagens em modelagem 3D. 2025. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Design) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo e Design, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81395-
dc.description.abstractThis study aims to propose a systematization of workflows used in the animation and game industry, associating them with design methodologies as a way to document the character creation process in 3D modeling from a design perspective. To achieve this, it was necessary to understand what 3D project workflows are and how their processes are organized. The methodology consists of three phases: preparation, organization, and verification. Through these phases, the research advances toward the systematization of the 3D character creation process, based on methods used in design for the development of such characters. At the end of this study, we present as a result a finalized 3D model ready for use in game Engines, along with the systematization of the process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTecnologias da imaginação: metodologias de design e workflow na criação de personagens em modelagem 3Dpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como objetivo propor uma sistematização de workflows usados na indústria de animação e jogos, associando-os às metodologias de design como forma de documentar o processo de criação de personagens em modelagem 3D pelo viés do design. Para isso, foi necessário entender o que são workflows de projetos 3D e como são organizados os processos. A metodologia conta com três fases: preparação, organização e verificação. Através dessas fases, a pesquisa avança para a sistematização do processo de criação de personagens 3D, a partir de métodos utilizados pelo design para a confecção desse tipo de personagens. Ao final desse trabalho apresentamos como resultado um modelo 3D finalizado para ser usado em Engines de jogos e a sistematização do processo.pt_BR
dc.subject.ptbrPersonagem 3Dpt_BR
dc.subject.ptbrWorkflowpt_BR
dc.subject.ptbrDesignpt_BR
dc.subject.ptbrAnimaçãopt_BR
dc.subject.en3D characterpt_BR
dc.subject.enWorkflowpt_BR
dc.subject.enDesignpt_BR
dc.subject.enAnimationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3307245685029415pt_BR
local.date.available2025-
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