Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81329
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMiranda, Luciana Lobo-
dc.contributor.authorBarros, Antonio Marlon Coutinho-
dc.date.accessioned2025-06-17T18:28:07Z-
dc.date.available2025-06-17T18:28:07Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationBARROS, Antonio Marlon Coutinho. Modos de vinculação com a escola em tempos de pandemia: cartografia com a comunidade escolar. Orientadora: Luciana Lobo Miranda. 2023. 167 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81329-
dc.description.abstractThis research aims to map the modes of connection between the various school agents and a state public high school in the context of social distancing due to the COVID-19 pandemic. To this end, Foucaultian studies in Education are taken as reference, trying to think about the articulation between discipline, biopolitics, self-government, and the questions to the government of bodies that are established in the school institution. There are also references to issues related to Necropolitics, the increase in social inequalities, and their relationships with the COVID-19 pandemic. The Research Intervention (RI) method is essential, using Cartography and Critical Participatory Action Research (CPAR) of Anglo-Saxon matrix. A work group was created with three high school students, two of whom were PIBIC-EM scholarship recipients, who helped build and create research that took root in the school routine, creating a field of visibility and discursiveness about the (de)construction of links with the school in times of pandemic. Cartographic interviews were conducted with various school agents, such as students, teachers, and managers. Field diaries were created as subsidies for the research process. This research is relevant because it consists of researching WITH young people about the various contexts that have arisen and altered the school routine due to the pandemic, thus contributing to studies that make an interface between Psychology and Education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectModos de Vinculaçãopt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectPsychologypt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectModes of Connectionpt_BR
dc.subjectCartographypt_BR
dc.titleModos de vinculação com a escola em tempos de pandemia: cartografia com a comunidade escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa tem por objetivo cartografar os modos de vinculação entre os diversos agentes escolares e uma escola pública estadual de ensino médio no contexto do distanciamento social em função da pandemia de COVID-19. Para tal, toma-se como referência estudos foucaultianos voltados para a Educação, tentando pensar a articulação entre disciplina, biopolítica, governo de si e os questionamentos ao governo dos corpos que se estabelecem na instituição escola. Há também referência a questões relacionadas a Necropolítica, o aumento das desigualdades sociais e suas relações com a pandemia de COVID-19. Como métodos utilizados, a Pesquisa Intervenção (PI) mostra-se como essencial, utilizando-se sobretudo da Cartografia e da Pesquisa Ação Participativa Crítica de matriz anglo-saxã, chamada de CPAR (Critical Participatory Action Research). Como dispositivo da Pesquisa criou-se um grupo de trabalho com três estudantes de ensino médio, sendo dois desses bolsistas PIBIC-EM, estes por sua vez ajudaram a construir e criar uma pesquisa que se instaurou no cotidiano escolar, criando assim um campo de visibilidade e dizibilidade acerca da (des)construção de vínculos com a escola em tempos de pandemia. Como técnicas a serem utilizadas, realizou-se entrevistas de manejo cartográfico junto a diversos agentes escolares, a exemplo de estudantes, professores e gestores. Foram confeccionados diários de campo como subsídios para o processo de pesquisa. A pesquisa torna-se relevante pois consiste em pesquisar COM jovens sobre os diversos contextos que se instauraram e alteraram o cotidiano escolar devido a pandemia, contribuindo assim com estudos nos estudos que fazem uma interface entre Psicologia e Educação.pt_BR
dc.title.enAttachment modes with school in times of pandemic: cartography with the school communitypt_BR
Aparece nas coleções:PPGP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_amcbarros.pdf9,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.