Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81329Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Miranda, Luciana Lobo | - |
| dc.contributor.author | Barros, Antonio Marlon Coutinho | - |
| dc.date.accessioned | 2025-06-17T18:28:07Z | - |
| dc.date.available | 2025-06-17T18:28:07Z | - |
| dc.date.issued | 2020 | - |
| dc.identifier.citation | BARROS, Antonio Marlon Coutinho. Modos de vinculação com a escola em tempos de pandemia: cartografia com a comunidade escolar. Orientadora: Luciana Lobo Miranda. 2023. 167 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81329 | - |
| dc.description.abstract | This research aims to map the modes of connection between the various school agents and a state public high school in the context of social distancing due to the COVID-19 pandemic. To this end, Foucaultian studies in Education are taken as reference, trying to think about the articulation between discipline, biopolitics, self-government, and the questions to the government of bodies that are established in the school institution. There are also references to issues related to Necropolitics, the increase in social inequalities, and their relationships with the COVID-19 pandemic. The Research Intervention (RI) method is essential, using Cartography and Critical Participatory Action Research (CPAR) of Anglo-Saxon matrix. A work group was created with three high school students, two of whom were PIBIC-EM scholarship recipients, who helped build and create research that took root in the school routine, creating a field of visibility and discursiveness about the (de)construction of links with the school in times of pandemic. Cartographic interviews were conducted with various school agents, such as students, teachers, and managers. Field diaries were created as subsidies for the research process. This research is relevant because it consists of researching WITH young people about the various contexts that have arisen and altered the school routine due to the pandemic, thus contributing to studies that make an interface between Psychology and Education. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Psicologia | pt_BR |
| dc.subject | Escola | pt_BR |
| dc.subject | Pandemia | pt_BR |
| dc.subject | Modos de Vinculação | pt_BR |
| dc.subject | Cartografia | pt_BR |
| dc.subject | Psychology | pt_BR |
| dc.subject | School | pt_BR |
| dc.subject | Pandemic | pt_BR |
| dc.subject | Modes of Connection | pt_BR |
| dc.subject | Cartography | pt_BR |
| dc.title | Modos de vinculação com a escola em tempos de pandemia: cartografia com a comunidade escolar | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstract-ptbr | A presente pesquisa tem por objetivo cartografar os modos de vinculação entre os diversos agentes escolares e uma escola pública estadual de ensino médio no contexto do distanciamento social em função da pandemia de COVID-19. Para tal, toma-se como referência estudos foucaultianos voltados para a Educação, tentando pensar a articulação entre disciplina, biopolítica, governo de si e os questionamentos ao governo dos corpos que se estabelecem na instituição escola. Há também referência a questões relacionadas a Necropolítica, o aumento das desigualdades sociais e suas relações com a pandemia de COVID-19. Como métodos utilizados, a Pesquisa Intervenção (PI) mostra-se como essencial, utilizando-se sobretudo da Cartografia e da Pesquisa Ação Participativa Crítica de matriz anglo-saxã, chamada de CPAR (Critical Participatory Action Research). Como dispositivo da Pesquisa criou-se um grupo de trabalho com três estudantes de ensino médio, sendo dois desses bolsistas PIBIC-EM, estes por sua vez ajudaram a construir e criar uma pesquisa que se instaurou no cotidiano escolar, criando assim um campo de visibilidade e dizibilidade acerca da (des)construção de vínculos com a escola em tempos de pandemia. Como técnicas a serem utilizadas, realizou-se entrevistas de manejo cartográfico junto a diversos agentes escolares, a exemplo de estudantes, professores e gestores. Foram confeccionados diários de campo como subsídios para o processo de pesquisa. A pesquisa torna-se relevante pois consiste em pesquisar COM jovens sobre os diversos contextos que se instauraram e alteraram o cotidiano escolar devido a pandemia, contribuindo assim com estudos nos estudos que fazem uma interface entre Psicologia e Educação. | pt_BR |
| dc.title.en | Attachment modes with school in times of pandemic: cartography with the school community | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | PPGP - Dissertações defendidas na UFC | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2023_dis_amcbarros.pdf | 9,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.