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Tipo: TCC
Título: O espectador de livestreaming de jogos eletrônicos: um estudo sobre as motivações de consumo e de apoio financeiro
Autor(es): Lima, José Ramon Venâncio
Orientador: Murakami, Luiz Carlos
Palavras-chave em português: Livestreaming;Streamer;Consumidor;Motivação;Apoio financeiro
Palavras-chave em inglês: Livestreaming;Streamer;Consumer;Motivation;Financial support
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Data do documento: 2023
Citação: LIMA. José Ramon Venâncio. O espectador de livestreaming de jogos eletrônicos: um estudo sobre as motivações de consumo e de apoio financeiro. 2023. 85 f. Monografia (Graduação em Administração) – Faculdade de Economia, Atuariais, Administração e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: O mercado de jogos eletrônicos vem em crescente expansão, movimentando grandes quantidades de valores monetários. Acompanhando essa evolução, observa-se o aumento de transmissões ao vivo de pessoas que querem compartilhar seu ato de jogar, os chamados streamers, para outras que também possuem uma paixão por jogos. Este trabalho tem como objetivo entender os espectadores de livestreaming de jogos eletrônicos, buscando compreender as motivações que os levam a assistir outras pessoas jogando, a ponto de apoiarem financeiramente esses streamers. Para isso, explicou-se o funcionamento de uma livestreaming, no qual necessita de quatro componentes para acontecer: o streamer, a plataforma de transmissão, o jogo e a audiência. Logo após, com base na Teoria dos Usos e Gratificações, verificou-se as motivações que levam os consumidores a assistirem essas transmissões ao vivo. Para isso foi feita uma pesquisa quantitativa descritiva, de natureza empírica, através de levantamento de dados primários. Um questionário foi aplicado entre os consumidores de lives, por meio da plataforma Discord e outras redes sociais. Através das respostas válidas obtidas, verificou-se que existem dois tipos de motivações que são mais constantes: a motivação por necessidades pessoais afetivas e motivação por liberação de tensão. Além disso, buscou-se entender as principais formas que os consumidores utilizam para apoiar financeiramente as livestreamings, e notou-se que a maior parte das respostas utilizavam a inscrição nos canais dos streamers, com o envio de Bits/Super Chats em segundo lugar. Com relação às motivações que os levam a esse tipo de apoio, foi verificado que grande parte deles fazem isso simplesmente pelo fato de gostar do streamer ou da livestreaming, enquanto que outros o fazem para ter vantagens de inscrição, como não ver anúncios, participar de grupos privados, entre outros benefícios.
Abstract: The electronic games market has been expanding, moving large amounts of monetary values. Accompanying this evolution, there is an increase in live transmissions from people who want to share their act of playing, the so-called streamers, to others who also have a passion for games. This work aims to understand video game livestreaming viewers, seeking to understand the motivations that lead them to watch other people playing, to the point of financially supporting these streamers. For this, the functioning of a livestreaming was explained, in which it needs four components to happen: the streamer, the transmission platform, the game and the audience. Soon after, based on the Theory of Uses and Gratifications, the motivations that lead consumers to watch these live broadcasts were verified. For this, a descriptive quantitative research, of an empirical nature, was carried out through a survey of primary data. A questionnaire was applied among consumers of lives, through the Discord platform and other social networks. Through the valid responses obtained, it was verified that there are two types of motivations that are more constant: motivation for personal affective needs and motivation for releasing tension. In addition, an attempt was made to understand the main ways that consumers use to financially support livestreaming, and it was noted that most of the responses used subscribing to the streamers' channels, with sending Bits/Super Chats in second place. Regarding the motivations that lead them to this type of support, it was found that most of them do this simply because they like the streamer or livestreaming, while others do it to have subscription advantages, such as not seeing ads, participating in private groups, among other benefits.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81302
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6835466970889241
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

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