Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81276
Tipo: Dissertação
Título: Teatro científico no ensino de química através da peça cqc - com a química no cotidiano
Título em inglês: Scientific theater in the teaching of chemistry through the play cqc - with chemistry in everyday life
Autor(es): Queiroz, Bruno Ventura de
Orientador: Mazzetto, Selma Elaine
Coorientador: Silva, Ilde Guedes da
Palavras-chave em português: Ensino de química;Teatro científico;Divulgação científica;Contextualização
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Data do documento: 2018
Citação: QUEIROZ, Bruno Ventura. Teatro científico no ensino de química através da peça cqc - com a química no cotidiano. 2018. 98 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: As temáticas referentes ao Ensino de Ciências e todas as suas vertentes vêm sendo objeto de interesse, há muito tempo, pelos estudiosos da Educação, versando sobre os mais variados temas que envolvem o Ensino de Ciências, em particular, o Ensino de Química. Estudos nessa área visam uma intervenção pedagógica sobre o processo de desenvolvimento ou aprendizagem do sujeito, introduzindo novos elementos e quebrando padrões anteriores de relacionamento com o mundo das pessoas e das ideias. Acompanhando esse processo, no contexto atual, as pesquisas no Ensino de Química deixaram de focar apenas o “chão da escola” e se expandiram para além dos seus muros, dando início ao ensino informal. Neste não há a preocupação de ensinar, mas sim de divulgar a Ciência e atrair os jovens para o conhecimento científico. Dentre as diversas metodologias criadas para a divulgação da Ciência encontra-se o teatro científico, que une aspectos lúdicos das artes cênicas com conceitos científicos. Nesta perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo criar, montar e encenar uma peça de teatro científico abordando conceitos da Química, intitulada CQC (Com a Química no Cotidiano), e investigar através das suas contribuições científico-pedagógicas a influência desta ferramenta no Ensino de Química, usando como público-alvo alunos e professores de Ciências da Educação Básica da rede pública e graduandos do curso de Licenciatura em Química da UFC. Os ensaios e as principais apresentações aconteceram no Museu de Ciências da UFC-Seara da Ciência. Um questionário contendo questões abertas e fechadas com escala Likert foi previamente validado e, a medida em que as apresentações eram realizadas (sete no total para coleta de dados), os questionários eram entregues ao público-alvo, seguido de um debate gravado entre os atores e a plateia. Os resultados qualitativos foram analisados de acordo com análise de conteúdo. Os resultados apontaram que o público- alvo, em sua grande maioria, desconhecia o teatro científico e seus objetivos. Os alunos da Educação Básica conseguiram associar diversos conteúdos da Química contidos na peça com o cotidiano, enquanto que os licenciandos apontaram que a peça contribui para a contextualização da Química; que ela desperta o interesse pelo estudo dessa Ciência e que a proposta de aliar o teatro e a Química pode ser uma ideia para ser articulada no futuro exercício da docência. Os professores de Ciência destacaram que a peça precisa ser levada para as escolas e que ela deveria fazer parte de oficinas de formação continuada de professores. De maneira geral, a peça teve um reconhecimento e uma aceitação bastante positiva pelo público-alvo. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que através deste meio de divulgação foi possível aliar a Química com o Teatro sob uma perspectiva lúdica, contribuindo para a formação de alunos, professores e futuros professores da Educação Básica.
Abstract: The themes related to science teaching and all its aspects have been an object of interest for a long time by the students of education, dealing with the most varied subjects that involve the teaching of sciences, in particular, teaching Chemistry. Studies in this area aim at a pedagogical intervention on the process of development or learning of the subject, introducing new elements and breaking previous patterns of relationship with the world of people and ideas. Accompanying this process, in the current context, research in Chemistry Teaching stopped focusing only on the "school floor" and expanded beyond its walls, initiating informal teaching. In this there is the concern to teach, but to spread science and attract young people to scientific knowledge. Among the several methodologies created for the dissemination of science is the scientific theater, which joins playful aspects of the performing arts with scientific concepts. In this perspective, the objective of the present work was to create, assemble and stage a scientific play about concepts of Chemistry, entitled CQC (with Chemistry in daily life), and investigate through its scientific-pedagogical contributions the influence of this tool in Teaching Chemistry, using as target audience students and teachers of basic education sciences and undergraduate students of the undergraduate course in Chemistry of the UFC. The essays and the main presentations took place at the UFC-Seara Science museum of science. A questionnaire containing open and closed questions with Likert scale was previously validated and, as the presentations were performed (seven in total for data collection), the questionnaires were delivered to the target audience, followed by a debate recorded between the actors and the audience. Qualitative results were analyzed according to content analysis. The results indicated that the target audience, for the most part, was unaware of the scientific theater and its objectives. The students of Basic Education were able to associate several contents of the Chemistry contained in the piece with the daily life, while the future teachers pointed out that the piece contributes to the contextualization of Chemistry; that it arouses interest in the study of this science and that the proposal to combine theater and Chemistry may be an idea to be articulated in the future exercise of teaching. Science teachers stressed that the piece needs to be taken to schools and that it should be part of teacher training workshops. In general, the piece received a positive recognition and acceptance from the target audience. Based on the results obtained, it was concluded that through this medium of communication it was possible to combine Chemistry with theater in a playful perspective, contributing to the formation of students, teachers and future teachers of Basic Education.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81276
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/1265062085429765
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5542552498627352
Currículo Lattes do Coorientador: http://lattes.cnpq.br/3105492463780578
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DQOI - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_dis_bvqueiroz.pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.