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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSilva, Aurio Lucio Leocadio da-
dc.contributor.authorVictor, Luis Manuel Leal-
dc.date.accessioned2025-06-12T14:28:16Z-
dc.date.available2025-06-12T14:28:16Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationVICTOR. Luis Manuel Leal. Consumo sustentável: estudo da influência de um curso de administração no comportamento dos seus alunos. 2023. 64 f. Monografia (Graduação em Administração) – Faculdade de Economia, Atuariais, Administração e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81266-
dc.description.abstractSustainability is currently an unavoidable topic when it comes to defining public policies or taking decisions that affect the public domain. In the business universe, and organizations in general, it is also no longer possible to ignore this issue due to the constraints imposed by laws and regulations, consumer demand, competitive pressure resulting from the existence of competing companies that already incorporate the principles of sustainability in their its strategy or the requirements of agents operating in the financial market. The path to sustainable development also implies the sustainable behavior of consumers, remembering that citizens, in general, also play several other roles, namely when inserted in the multiple organizations that make up today's societies. Education institutions, especially those at a higher level, cannot ignore these realities and need to know their impact, and define the role they intend to play in this situation. Taking this context into account, the present work aimed to measure and compare the sustainable consumption behavior of final students (semester 6 and later) and beginners (semesters 1 and 2) of an administration course and to know their perception on the sustainability content of the course. For this purpose, quantitative research was carried out through the application of a questionnaire, constructed from the SOS scale by Fabricio, Veiga and Marchetti (2017), which obtained 232 valid responses. The results showed that the sustainable consumption behavior of senior students does not show significant differences in relation to the behavior of beginning students. In addition, according to the perception of graduating students, the sustainability content of course subjects and activities is reduced and has little impact on their consumption behavior.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleConsumo sustentável: Estudo da influência de um curso de administração no comportamento dos seus alunospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA sustentabilidade é, atualmente, um tema incontornável quando se trata de definir políticas públicas ou de tomar decisões que afetem o domínio público. No universo empresarial, e das organizações, em geral, também já não é possível ignorar esse tema devido aos condicionamentos impostos pelas leis e regulamentos, à exigência dos consumidores, à pressão competitiva resultante da existência de empresas concorrentes que já incorporam os princípios da sustentabilidade na sua estratégia ou à exigência de agentes que atuam no mercado financeiro. O caminho para o desenvolvimento sustentável implica, também, o comportamento sustentável dos consumidores, lembrando que os cidadãos, em geral, também desempenham vários outros papéis, nomeadamente quando inseridos nas múltiplas organizações que compõem as sociedades atuais. As instituições de ensino, mormente as de nível superior, não podem alhear- se destas realidades e precisam de conhecer o seu impacto, e também definir qual o papel que pretendem desempenhar, nesta situação. Tendo em conta este contexto, o presente trabalho teve como objetivo medir, e comparar, o comportamento de consumo sustentável dos alunos concludentes (semestre 6 e posterior) e iniciantes (semestres 1 e 2) do curso de administração de uma universidade federal e conhecer a sua percepção sobre o conteúdo em sustentabilidade do curso. Para esse efeito, foi realizada uma pesquisa quantitativa através da aplicação de um questionário, construído a partir da escala SOS de Fabricio, Veiga e Marchetti (2017), que obteve 232 respostas válidas. Os resultados mostraram que o comportamento de consumo sustentável dos alunos concludentes não apresenta diferenças significativas em relação ao comportamento dos alunos iniciantes. Além disso, de acordo com a percepção dos alunos concludentes, é reduzido, e pouco impactante no seu comportamento de consumo, o conteúdo em sustentabilidade das disciplinas e atividades do curso.pt_BR
dc.subject.ptbrComportamento de consumo sustentávelpt_BR
dc.subject.ptbrSustentabilidadept_BR
dc.subject.ptbrEducação para a sustentabilidadept_BR
dc.subject.ptbrCurso de administraçãopt_BR
dc.subject.enSustainable consumption behaviorpt_BR
dc.subject.enSustainabilitypt_BR
dc.subject.enEducation for Sustainabilitypt_BR
dc.subject.enAdministration coursept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3175-3382pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3637686507446252pt_BR
local.date.available2025-06-12-
Aparece en las colecciones: ADMINISTRAÇÃO - Monografias

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