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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOlinda, Sahmaroni Rodrigues de-
dc.contributor.authorNeves, Ana Kelly Santana das-
dc.date.accessioned2025-06-10T16:09:39Z-
dc.date.available2025-06-10T16:09:39Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationNEVES, Ana Kelly Santana das. O lugar das brincadeiras para o conhecimento e vivência das emoções em um centro de educação infantil da rede pública de Fortaleza. 2024. 54 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81233-
dc.description.abstractThis article sought to understand the role of play in the experience of emotions in a kindergarten III class at a preschool center in the city of Fortaleza (CE), aiming to investigate the educator's perspectives on play and emotions, understand how play is present in her pedagogical practice, and describe her teaching practices related to emotional development in childhood. The research was based on studies by Wallon and Vygotsky on the development of complex psychic processes, such as affectivity and emotions, as well as the placement of play in this perspective. The research also included documents that govern early childhood education, such as the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education - DCNEI, the Law of Guidelines and Bases of National Education - LDB, the National Common Curricular Base - BNCC, among others. It was qualitative in nature, with the teacher with the most workload as the main subject of the research, in addition to the children in the class. The methodology used involved observations of the class routine and the application of a questionnaire to the teacher. The results showed that, although there is interest on the part of the institution and the teacher in promoting the emotional aspect of the child through play, this interest is restricted and limited to compliance with the guidelines present in the BNCC, such as socio-emotional skills. Therefore, it was possible to conclude that the teacher in question does not promote emancipatory practices that aim at the emotional development of the child through play, since, in many moments of her routine, she did not encourage playful attitudes. Her practices happen in a way that lacks a critical and observant look at the daily facts involved in early childhood education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO lugar das brincadeiras para o conhecimento e vivência das emoções em um centro de educação infantil da rede pública de Fortalezapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo buscou compreender o lugar das brincadeiras para a vivência das emoções em uma turma do infantil III, de um centro de educação infantil da prefeitura de Fortaleza, (CE), visando investigar as perspectivas da educadora sobre o brincar e as emoções, compreender como as brincadeiras estão presentes em sua prática pedagógica e descrever suas práticas docentes relacionadas ao desenvolvimento emocional na infância. A pesquisa foi fundamentada em estudos de Wallon e Vygotsky sobre o desenvolvimento de processos psíquicos complexos, como a afetividade, as emoções, assim como a colocação do brincar nessa perspectiva. A pesquisa também contou com documentos que regem a educação infantil, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, Base Nacional Comum Curricular - BNCC, entre outros. De caráter qualitativo, tendo a professora regente de maior carga horária como principal sujeito da pesquisa, além das crianças da turma. A metodologia utilizada envolveu observações da rotina da turma e a aplicação de um questionário à professora regente. Os resultados demonstraram que, apesar de haver interesse por parte da instituição e da docente na promoção do aspecto emocional da criança por meio do brincar, esse interesse se restringe e se limita ao cumprimento das orientações presentes na BNCC, como as competências socioemocionais. Portanto, foi possível concluir que a docente em questão não promove práticas emancipatórias que visam o desenvolvimento emocional da criança através das brincadeiras, visto que, em muitos momentos da sua rotina, não impulsionou atitudes brincantes. Suas práticas acontecem de maneira carente de um olhar crítico e observador sobre os fatos cotidianos envolvidos na educação infantil.pt_BR
dc.subject.ptbrEducação Infantilpt_BR
dc.subject.ptbrBrincadeiraspt_BR
dc.subject.ptbrEmoçõespt_BR
dc.subject.enEarly Childhood Educationpt_BR
dc.subject.enPlayspt_BR
dc.subject.enEmotionspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/1750978531331458pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4820-6134pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6713868789549498pt_BR
local.date.available2025-06-10-
Aparece en las colecciones: PEDAGOGIA - NOTURNO - TCC

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