Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81229| Tipo: | TCC |
| Título : | Meu ponto, meu pertencimento: pretagogizando as letras cantadas da umbanda no estudo da cosmopercepção africana – FACED – UFC |
| Autor : | Silva, John Lennon Carlos Almeida da |
| Tutor: | Petit, Sandra Haydée |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Pretagogia;Letras cantadas de umbanda;Cosmopercepção africana;Produção didática |
| Palabras clave en inglés: | Pretagogy;My Point, my belonging;African cosmoperception |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Fecha de publicación : | 2023 |
| Citación : | SILVA, John Lennon Carlos Almeida da. Meu ponto, meu pertencimento: pretagogizando as letras cantadas da umbanda no estudo da cosmopercepção africana – FACED – UFC. 2023. 151 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
| Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho tem como título "Meu Ponto, Meu Pertencimento: Pretagogizando as letras cantadas da umbanda e da cosmopercepção africana na FACED - UFC". A pesquisa mostra o que são os pontos cantados na umbanda e sua função educativa nos terreiros dessa religião. Destaca também a prática formadora da Pretagogia como fomentadora de compreensão sobre a cosmopercepção africana que perpassa os pontos (letras cantadas) na umbanda. A pergunta norteadora da pesquisa é: descobrir até que ponto a dimensão formadora da Pretagogia favorece compreensão dos aspectos culturais da cosmopercepção africana que perpassa a umbanda e suas letras cantadas. Uma pergunta correlata é: em que medida o dispositivo específico “Meu Ponto, Meu Pertencimento” com a metodologia das Estações de Aprendizagem serve de ferramenta pedagógica para entender melhor a umbanda e suas letras cantadas, combatendo assim o racismo religioso que afeta o culto umbandista no Brasil. .A pesquisa tem como locus a componente "Cosmovisão Africana e Educação dos Afrodescendentes no Brasil", ministrada pela professora e doutora Sandra Petit na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. As referências incluem conhecimento pessoal do terreiro, saberes pedagógicos, a componente de cosmovisão da professora Sandra Petit e as Diretrizes ERER de 2004. No referencial teórico são citados, AMARAL; SILVA (2006), ANDRADE, H. dos S.; MENEZES, A. de A. (2022), MATTOS (2019), LOPES(2004), PETIT (2015); (2016); (2022), SALES (2017), Trindade (2014), VICK (2018). A Pretagogia serve como embasamento teórico-metodológico, possibilitando diálogos entre a prática docente, a cosmopercepção africana e as letras cantadas de umbanda, realizados em duas oficinas com a metodologia das estações de aprendizagem. A utilização da aplicação de questionário ante facto e pos facto permite perceber até que ponto a Pretagogia promove aumento da compreensão da cosmopercepção que perpassa a prática das letras cantadas de umbanda e se contribui para a inserção desses conteúdos em ambiente educacional escolar. Favorece também a produção didático por meio das oficinas, a pesquisa revela a sensibilidade dos participantes na absorção não apenas de aspectos teóricos, mas também das dimensões emocionais, estéticas e simbólicas dos pontos de Umbanda. As oficinas do dispositivo “Meu Ponto, Meu Pertencimento” permitem, além da assimilação de informações, uma internalização de valores que enriquecem a compreensão coletiva sobre umbanda e seus pontos cantados. A pesquisa conclui sobre a importância de práticas didático-pedagógicas que promovam uma educação antirracista, enriquecedora e respeitosa. |
| Abstract: | This work addresses the theme "My Point, My Belonging: Pretagogizing the sung lyrics of Umbanda and African cosmoperception at FACED - UFC." The discussion focuses on the sung points in Umbanda, exploring the educational process within the terreiros of this religion and highlighting the role of retagogy as a social practice of formation. The main objective is to comprehend "my point, my belonging" in the context of Pretagogy, relating the sung lyrics of Umbanda to African cosmoperception in a research conducted in the African Cosmovision component at FACED-UFC. The research is centered on the "African Cosmovision" component, taught by Professor and Doctor Sandra Petit at the Federal University of Ceará, located in the municipality of Fortaleza. References include personal knowledge from the terreiro, pedagogical knowledge, Professor Sandra Petit's cosmovision component, and the ERER (Education of Ethnic-Racial Relations) Guidelines from 2004. Several authors are cited, such as AMARAL; SILVA (2006), ANDRADE, H. dos S.; MENEZES, A. de A. (2022), Mattos (2019), Nei Lopes (2004), Petit (2015); (2016); (2016), SALES (2017), Trindade (2014), VICK (2018). Pretagogy serves as a theoretical-methodological foundation, allowing dialogues between teaching practice and the retrieval of memory conducted in two workshops. Utilizing ante facto and post facto questionnaire tools, along with the construction of didactic material through the workshops, the research reveals the participants' sensitivity not only to theoretical aspects but also to the emotional, aesthetic, and symbolic dimensions of Umbanda points. In summary, the research on the points achieved in Pretagogical workshops highlights not only the success in knowledge transmission but also the profound transformation provided by a sensitive, inclusive, and respectful educational approach to cultural manifestations. The participants' journey goes beyond information assimilation, involving the internalization of values that enrich the collective understanding of our cultural diversity. This reinforces the importance of educational practices that promote genuine, enriching, and respectful education. |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81229 |
| Lattes del autor: | https://lattes.cnpq.br/1639558330400463 |
| Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/6860521449989672 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | PEDAGOGIA - NOTURNO - TCC |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2023_tcc_jlcasilva.pdf | 2,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
| John AUTORIZAÇÃO.pdf | 239,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.