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Tipo: TCC
Título : Práticas organizacionais de diversidade e inclusão em um banco nordestino
Autor : Freitas, Késia dos Santos
Tutor: Leopoldino, Cláudio Bezerra
Palabras clave en portugués brasileño: Diversidade;Inclusão;Gestão da Diversidade;Grupos minorizados.
Palabras clave en inglés: Diversity;Inclusion;Diversity Management;Minorized groups
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Fecha de publicación : 2024
Citación : FREITAS, Késia dos Santos. Práticas organizacionais de diversidade e inclusão em um banco nordestino. 2024. 95 f. Monografia (Graduação em Administração) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024
Resumen en portugués brasileño: O tema pesquisado se insere na área de Gestão da Diversidade, tratando-se especificamente da implementação de práticas organizacionais de inclusão no Banco do Nordeste. O estudo teve como objetivo analisar as iniciativas de inclusão e oportunidades de melhoria na Gestão da Diversidade em uma organização bancária nordestina. Os procedimentos metodológicos caracterizam a natureza descritiva da pesquisa, bem como sua abordagem qualitativa e o método como estudo de caso. A fim de confrontar aspectos teóricos e práticos, os instrumentos de coleta de dados foram a análise documental na intranet do Banco, facilitada pela atuação da pesquisadora como estagiária na empresa. Além disso, houve a realização de duas entrevistas, uma com uma gestora líder de agência e outra com um grupo informal de promoção de diversidade, liderado pela mesma gestora. Esse grupo é composto somente de funcionárias do Banco e foram um total de 39 pessoas entrevistadas. Quanto aos resultados das análises, aferiu- se que as práticas de inclusão, interna e externamente, resumem-se essencialmente ao foco na desigualdade de gênero, fazendo falta a outras dimensões, como a idade, a cor, a sexualidade, a deficiência física ou mental, ou deficiência psicosocial. Por conta disso, outros grupos sub- representados não possuem tanta visibilidade. Além desses, outros desafios identificadosforam o desalinhamento de informações e comunicação falha, o conhecimento raso da gestão, a banalização da discriminação e preconceito e a falta de denúncias. Analisando esse contexto, pôde-se verificar algumas oportunidades de melhoria existentes na atual gestão. Nessa perspectiva, foram propostas as seguintes intervenções: reformulação da comunicação interna; diversificação das práticas de inclusão; visitas do Comitê de Ética ou integrantes do Grupo de Diversidade; e amostras de depoimentos de pessoas marginalizadas em dimensões diversas. Desse modo, outros grupos minorizados serão realmente inclusos no ambiente bancário; além disso, o conhecimento e a informação serão viabilizados de uma melhor forma; a gestão terá uma visão mais detalhista e complexa do problema estrutural que é a exclusão social e serão estimulados as denúncias e o reconhecimento da problemática rotina de discriminação e preconceito no trabalho.
Abstract: The researched topic falls within the area of Diversity Management, specifically addressing the implementation of organizational inclusion practices at Banco do Nordeste. The study aimed to analyze inclusion initiatives and opportunities for improvement in Diversity Management within a Northeastern banking organization. The methodological procedures characterize the descriptive nature of the research, as well as it ́s qualitative approach and the case study method. In order to confront theoretical and practical aspects, the data collection instruments were documentary analysis on the Bank's intranet, facilitated by the researcher's role as an intern in the company. Additionally, two interviews were conducted, one with a manager leader in the bank and another with an informal diversity promotion group, led by the same maneger. This group consists solely of bank female employees, with a total of 39 people interviewed. Regarding the results of the analyses, it was found that inclusion practices, both internally and externally, essentially focus on gender inequality, lacking attention to other dimensions such as age, race, sexuality, physical or mental disability, or psychosocial disability. Due to this other underrepresented groups do not have as much visibility. In addition to these, other identified challenges were misalignment of information and communication failure, shallow knowledge of management, trivialization of discrimination and prejudice, and lack of reporting. Analyzing this context, some existing improvement opportunities were identified in the current management. In this perspective, the following interventions were proposed: reformulation of internal communication; diversification of inclusion practices; visits from the Ethics Committee or members of the Diversity Group; and samples of testimonials from marginalized individuals in various dimensions. This way, other marginalized groups will truly be included in the banking environment; furthermore, knowledge and information will be facilitated in a better way; management will have a more detailed and complex view of the structural problem that is social exclusion, and reports and recognition of the problematic routine of discrimination and prejudice in the workplace will be encouraged.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81181
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ADMINISTRAÇÃO - Monografias

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