Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81086
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGuerra, Maria Áurea Montenegro Albuquerque-
dc.contributor.authorLima, Juliana de Sousa-
dc.date.accessioned2025-05-28T13:21:04Z-
dc.date.available2025-05-28T13:21:04Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationLima, Juliana de Sousa. Diretrizes para gestão da qualidade em bibliotecas universitárias: uma análise entre Brasil e Alemanha. 2025. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81086-
dc.description.abstractUniversity libraries play a fundamental role in supporting teaching, research, and extension activities. However, they face ongoing challenges due to technological transformations, shifts in academic practices, and increasing user expectations. In this context, it is essential to adopt strategies that ensure efficient and up-to-date services. Quality Management emerges as an effective approach by introducing systematic methods for continuous improvement. When applied to libraries, it can optimize internal processes, standardize services, enhance user satisfaction, and improve institutional performance. Therefore, it is crucial to understand how Quality Management can be implemented and what benefits it may bring to these organizations. This study seeks to answer the following central question: What is the potential of Quality Management in the development of information products and services, based on national and international guidelines, within the context of university libraries? To address this, the research aims to propose adapted Quality Management guidelines for university libraries, focusing on the continuous improvement of the services and products offered, while considering the specific characteristics and needs of each institutional context. Methodology: The research is of an applied nature, with a qualitative character and exploratory objectives. The study examines the Library System of the Federal University of Ceará (UFC) in Brazil and university libraries in Germany, with the Central Library of the Pici Campus Prof. Francisco José de Abreu Matos (BCCP) and the University of Vechta Library serving as case studies. Data were collected through semi-structured interviews and participant observation. Analysis was based on Bardin's (2011) content analysis method, organized into thematic categories: university libraries, Quality Management, and the librarian's role in this context. The research process included a literature review, an in-depth study of the selected libraries, data collection and analysis, and the development of management guidelines. Results: The findings indicate that university libraries in Brazil and Germany share core principles of Quality Management, such as the pursuit of continuous improvement and user satisfaction. However, the implementation of these concepts varies by context. In both libraries, Quality Management appears to be integrated into the organizational culture, as seen in documented processes, ongoing performance evaluation, and greater staff autonomy in driving improvements. One of the main challenges identified is the need for increased staffing, as limited human resources often hinder the implementation of improvement initiatives. Conclusion: The study concludes that the implementation of Quality Management in university libraries is a dynamic process that can be adapted to various institutional and cultural contexts. The proposed guidelines represent a viable path toward enhancing library services in their unique realities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDiretrizes para gestão da qualidade em bibliotecas universitárias: uma análise entre Brasil e Alemanhapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs bibliotecas universitárias desempenham um papel fundamental no apoio ao ensino, pesquisa e extensão, no entanto, enfrentam desafios constantes diante das transformações tecnológicas, mudanças nas práticas acadêmicas e expectativas crescentes dos usuários. Nesse cenário, torna-se essencial adotar estratégias que garantam serviços eficientes e atualizados. A Gestão da Qualidade se destaca como uma abordagem eficaz, ao propor métodos sistemáticos para a melhoria contínua. Aplicada às bibliotecas, pode otimizar processos, padronizar serviços, aumentar a satisfação dos usuários e melhorar o desempenho institucional. Assim, é necessário compreender como essa gestão pode ser implementada e quais benefícios ela pode gerar nessas organizações. Assim, a questão central a ser investigada é: qual a potencialidade da Gestão da Qualidade no âmbito do desenvolvimento de produtos e serviços de informação, a partir da indicação de diretrizes nacionais e internacionais de Gestão da Qualidade no contexto da biblioteca universitária? Com o intuito de responder essa questão, consiste como objetivo de pesquisa propor diretrizes adaptadas de Gestão da Qualidade voltadas às bibliotecas universitárias, com foco na melhoria contínua dos serviços e produtos oferecidos, considerando as especificidades e necessidades de cada contexto institucional. Metodologia: A pesquisa possui natureza aplicada, com caráter qualitativo e objetivos exploratórios. O universo investigado compreende o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará (UFC) e as bibliotecas universitárias na Alemanha, tendo como amostras a Biblioteca Central do Campus do Pici Prof. Francisco José de Abreu Matos (BCCP) e a Biblioteca da Universidade de Vechta. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e observação participante. A análise dos dados seguiu a técnica de análise de conteúdo, conforme proposta por Bardin (2011), com a organização em categorias temáticas: bibliotecas universitárias, Gestão da Qualidade e a atuação do bibliotecário nesse contexto. O desenvolvimento da pesquisa envolveu etapas de levantamento bibliográfico, estudo das unidades de informação selecionadas e posterior coleta e análise dos dados, seguida da apresentação das diretrizes de gestão. Resultados: A pesquisa revelou que a Gestão da Qualidade nas bibliotecas universitárias do Brasil e da Alemanha compartilham princípios como a busca pela melhoria contínua e a satisfação dos usuários, porém, a aplicação desses conceitos apresenta diferenças a depender do contexto. Em ambas as bibliotecas, percebe-se que a Gestão da Qualidade se encontra mais integrada à cultura organizacional, refletida na busca em documentar processos, na avaliação contínua de resultados e em uma maior autonomia para a equipe na implementação de melhorias. Entre os desafios identificados, destaca-se a necessidade de maior investimento em quantidade de colaboradores, o que consequentemente acarreta a falta de tempo daqueles que estão na organização, impedindo, por vezes, que processos de melhoria sejam implementados. Conclusão: A análise dos dados evidenciou que a implementação da Gestão da Qualidade em bibliotecas universitárias é um processo dinâmico e adaptável aos diferentes contextos institucionais e culturais, no qual as diretrizes apresentadas tornam-se uma possibilidade de alcançar melhorias em bibliotecas nas suas mais diversas singularidades.pt_BR
dc.subject.ptbrGestão da Qualidadept_BR
dc.subject.ptbrBibliotecas universitáriaspt_BR
dc.subject.ptbrGestão de unidades de informaçãopt_BR
dc.subject.enQuality Managementpt_BR
dc.subject.enUniversity librariespt_BR
dc.subject.enInformation Unit Managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9939-637Xpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/5457700093924670pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2510-911Xpt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6346079652322359pt_BR
local.date.available2025-05-28-
Aparece nas coleções:PPGCI - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_dis_jslima.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.