Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80975| Tipo: | Dissertação |
| Título : | Tramas in-tangíveis: experimentações entre corpo, matéria e moda |
| Autor : | Magini, Luana Karan |
| Tutor: | Barros, Camila Bezerra Furtado |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Corpo;Moda;Materialidade;Arte;Espaço virtual |
| Palabras clave en inglés: | Body;Fashion;Materiality;Art;Virtual space |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
| Fecha de publicación : | 2025 |
| Citación : | MAGINI, Luana Karan. Tramas in-tangíveis: experimentações entre corpo, matéria e moda. 2025. 102 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumen en portugués brasileño: | Esta pesquisa tem como objetivo explorar o(s) corpo(s) sob as perspectivas das áreas da arte, moda, tecnologia digital e das materialidades, para compreender como esse(s) está(estão) sendo reconfigurado(s) pelo meio phygital (Físico/Digital) e desenvolver uma “coisa de arte” como extensão prática e poética desta discussão. Busca-se relacionar o comportamento da sociedade contemporânea na perspectiva de consumo, comunicação e interação, intrínseco ao intangível, que reverbera no tangível e aos dispositivos tecnológicos que cercam os corpos contemporâneos, com foco no campo da moda. Defende-se que o corpo humano performa junto às tecnologias de maneira quase indissociável, em que o corpo físico é acoplado a dispositivos e tem na virtualidade um espaço fértil para diversas possibilidades de extensão/representação, podendo, assim, transformar-se em um “corpo biocibernético" ou um corpo reconfigurado (SANTAELLA, 2004, p. 75). A metodologia tem abordagem qualitativa com objetivo exploratório-descritivo e procedimentos bibliográficos e documental, a fim de compreender e tensionar os limites e as aproximações entre os campos de saberes da arte e da moda, e as relações destes com a noção de corpo. Por ser um objeto emergente das novas tecnologias, o conceito de corpo digital que é reconfigurado pelos dispositivos tecnológicos é um assunto relativamente recente e ainda com pouco referencial teórico, principalmente no que toca ao recorte específico da pesquisa. Com efeito, espera-se que por meio desta pesquisa haja uma contribuição tanto para o desenvolvimento científico da reflexão em questão, como também para o objeto artístico, produzindo uma “coisa de arte”, relacionando a pesquisa ao fazer e ao material, portanto, pensar meios de possíveis reconfigurações do corpo, materialidade e moda. |
| Abstract: | This research aims to explore the body(s) from the perspectives of the areas of art, fashion, technology and materialities, to understand how they are being reconfigured by the phygital (Physical/Digital) environment and develop an object of art, as an extension of this discussion. The aim is to relate the behavior of contemporary society from the perspective of consumption, communication and interaction, intrinsic to the intangible, which reverberates in the tangible and to the technological devices that surround contemporary bodies, with a focus on the area of fashion. It is argued in the research that the human body performs alongside technologies in an almost inseparable way, in which the physical body is coupled to devices and has in virtuality a fertile space for different possibilities of extension/representation, thus being able to transform itself into a “biocybernetic body” or a reconfigured body (SANTAELLA, 2004, p. 75).The methodology has a qualitative approach with na exploratory-descriptive objective and bibliographic and documentary procedures, in order to understand and tension the limits and approximations between the fields of knowledge of art and fashion, and their relationships with the notion of body. As it is an emerging object of new technologies, the concept of a digital body that is reconfigured by technological devices is a relatively recent subject and still has little theoretical reference, especially when it comes to the specific scope of the research. In effect, it is expected that through this research there will be a contribution both to the scientific development of the reflection in question, as well, producing an “art object”, relating research to making and material, therefore, thinking about possible reconfigurations of the body, materiality and fashion. |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80975 |
| ORCID del autor: | https://orcid.org/0000-0003-4289-6098 |
| Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/1590193325605779 |
| Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/2299950546724136 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_dis_lkmagini.pdf | 4,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.