Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80940Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Monteiro, André Jalles | - |
| dc.contributor.author | Silva Júnior, José Oliveira da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-21T19:17:38Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-21T19:17:38Z | - |
| dc.date.issued | 2025-01 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA JÚNIOR, José Oliveira da. Diagnóstico do Avalia SGA: o sistema de avaliação de São Gonçalo do Amarante no Ceará. 2025. 64 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem e Métodos Quantitativos) - Departamento de Estatística e Matemática Aplicada, Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80940 | - |
| dc.description.abstract | Educational assessment is a tool that can be used to support and diagnose student learning an the quality of teaching. This study presents an analysis of the “Avalia SGA” Educational Assessment System. A statistical model was applied to measure the performance of 5th-grade students in São Gonçalo do Amarante in Portuguese language and mathematics. The objective is to identify possible factors influencing student performance in Avalia SGA and to structure a diagnostic process for education in the municipality using linear models. The methodological approach was quantitative, whit an exploratory research design. Data collection involved accessing microdata and reports from Avalia SGA conducted in 2023. After transforming the corrected test data info scores using principal component anlysis, a linear model was applied to diagnose performance differences and identify key influencing factors. The analyses were conducted using SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). The results indicate that certain factors significantly impact student performance, with the most notable dependent variable being the school. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Diagnóstico do Avalia SGA: o sistema de avaliação de São Gonçalo do Amarante no Ceará | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstract-ptbr | A avaliação educacional é um instrumento que pode ser utilizado para subsidiar e diagnosticar a aprendizagem do aluno e a qualidade do ensino. Este trabalho apresenta uma análise do Sistema de Avaliação Educacional “Avalia SGA”. Para isso utilizamos um modelo de estudo estatístico utilizado para medir o desempenho dos alunos do 5o ano, do município de São Gonçalo do Amarante, nas disciplinas de língua portuguesa e de matemática. Par isso, temos como objetivo identificar possíveis fatores que influenciam o desempenho dos alunos no Avalia SGA, assim como estruturar um processo de diagnóstico da educação do município de São Gonçalo do Amarante, utilizando para isso modelos lineares. O procedimento metodológico utilizado partiu de uma abordagem quantitativa e o objeto da pesquisa de caráter exploratório. Para o levantamento dos dados da pesquisa, foi necessário acessar os microdados e os relatórios disponíveis do Avalia SGA, realizados no ano de 2023. Após a transformação dos dados das provas corrigidas em notas, por intermédio de componentes principais, foi analisada a diferença de desempenho dos alunos por intermédio de um modelo linear para diagnóstico, buscando identificar possíveis fatores que podem explicar, de forma parcial, o desempenho dos alunos. Para as análises, foram utilizadas informações geradas pelo Software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Os resultados dessas análises mostraram que alguns fatores são determinantes e influenciam diretamente no desempenho dos alunos, o destaque principal para a variável dependente escola. | pt_BR |
| dc.title.en | Diagnosis of Avalia SGA: the evaluation system of São Gonçalo do Amarante in Ceará | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Modelagem linear | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Avaliação educacional | pt_BR |
| dc.subject.en | Linear modeling | pt_BR |
| dc.subject.en | Educational assessment | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA | pt_BR |
| local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/3993754230332852 | pt_BR |
| local.date.available | 2025-01 | - |
| Aparece en las colecciones: | DEMA - Dissertações defendidas na UFC | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_dis_josilvajunior.pdf | Dissertação Versão Final | 894,99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.