Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80914
Tipo: Dissertação
Título : Língua bruta: escuta às vozes na vibração da carne
Autor : Dialla Xavier Moreira, Loreta
Tutor: Oliveira Junior, Antonio Wellington de
Palabras clave en portugués brasileño: Corpo;Língua;Sonoridades Vocais;Processos de Criação;Práticas Artísticas Transdisciplinares
Palabras clave en inglés: Body;Language;Vocal Sounds;Creation Process;Transdisciplinary Artistic Practices
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Fecha de publicación : 2024
Citación : MOREIRA, Loreta Dialla Xavier. Língua bruta: escuta às vozes na vibração da carne. 2025. 105 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: Esta pesquisa se dedica a movimentos de escavação do corpo na busca por manifestações sonoras vocais que caracterizam um estado pré-semântico da linguagem. A investigação toma o corpo como espaço fônico e matéria da experiência para apresentar metodologias e agenciamentos poéticos que conduzem a voz e a palavra à uma exploração da língua em seu estado bruto. Em seu fluxo dissertativo, a pesquisa expõe um texto tramado na articulação datríade pensamento-corpo-experiência, tecendo uma leitura entre escrita, escuta e gestos de composição que transitam entre processos de criação e obra artística a partir de relatos de cena, da sala de ensaio, do estúdio e de outras vivências que marcam práticas artísticas transdisciplinares. Com um recorte de trajetória que concentra produções realizadas entre 2014 e 2022, parte da investigação apresenta obras realizadas nas linguagens do teatro, da música e da arte sonora, como os trabalhos: Diga que você está de acordo! MÁQUINAFATZER (2014), Nossos Mortos (2018), Escaravelho (2019) e Lacrimal (2022). Além das ações desenvolvidas durante o percurso do mestrado como os treinos laboratoriais e as interlocuções artísticas do projeto Língua e Rumor. Pesquisa realizada junto ao Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte-LICCA. (UFC/DGE-CNPq).
Abstract: This research is dedicated to excavation movements of the body in search for vocal sounds manifestations that characterize a pre-semantic state of language. The investigation takes the body as a phonic space and material of experience to present methodologies and poetic agencies that lead the voice and the word to an exploration of language in its raw state. In its dissertation flow, the research exposes a text woven into the articulation of the thought-body-experience triad, weaving a reading between writing, listening and compositional gestures that move between processes of creation and artistic work based on reports of the scene, the rehearsal room, the studio and other experiences that mark transdisciplinary artistic practices. With a trajectory that concentrates productions carried out between 2014 and 2022, part of the investigation presents works created in the languages of theater, music and sound art, such as the works: Diga que você está de acordo! MÁQUINAFATZER (2014), Nossos Mortos (2018), Escaravelho (2019) and Lacrimal (2022). It also takes into consideration actions developed during the master's degree, such as laboratory training and artistic dialogues of the Língua e Rumor project. Research carried out at the aboratory for Research into the Body, Communication and Art-LICCA (UFC/DGE-CNPq)
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80914
ORCID del autor: 0009-0004-3668-849X
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/4024678824277816
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0002-0782-717X
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/5419260227870704
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_dis_ldxmoreira.pdf3,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.