Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80908
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMota, João César Moura-
dc.contributor.authorOliveira, Carlos Alex Martins-
dc.date.accessioned2025-05-19T19:21:42Z-
dc.date.available2025-05-19T19:21:42Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Carlos Alex Martins. Contribuições da educometria para a avaliação do sucesso acadêmico no curso de graduação em Engenharia Elétrica da UFC. 2025. 121 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Teleinformática) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceara, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80908-
dc.description.abstractEducational Evaluation is essential for monitoring the academic performance of undergraduate students and assessing the effectiveness of Brazilian higher education institutions. It also facilitates the diagnosis of issues related to student retention and dropout rates, allowing for the development of targeted solutions. While qualitative research in education provides insights into various educational phenomena, integrating statistical and mathematical models from Educometrics can enhance the analysis of the numerous factors contributing to student failure and dropout. This research focused on examining the curricular structure of the undergraduate Electrical Engineering program at the UFC Technology Center, aiming to identify the root causes of student retention and dropout from 2015 to 2022. It employed an applied research methodology with a quantitative and descriptive approach, utilizing Educometrics techniques such as principal component analysis (PCA) in conjunction with graph and coupled matrix factorization (CMF). The findings revealed that failure in core disciplines is a significant predictor of retention and dropout among students in the undergraduate Electrical Engineering program. Moreover, the evidence indicated that difficulties in fundamental disciplines adversely affect students' abilities to apply technical and scientific knowledge in practical contexts. This highlights the necessity of integrating theoretical and practical contents within the curriculum to foster integral education. In conclusion, the curricular structure of the undergraduate Electrical Engineering program at the UFC Technology Center in Fortaleza in force during the period studied needed to be reformulated, possibly taking into account the analysis made in this thesis, to articulate the theoretical and practical disciplines and favor the progression of students from the initial semesters to subsequent ones.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleContribuições da educometria para a avaliação do sucesso acadêmico no curso de graduação em Engenharia Elétrica da UFCpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.co-advisorSilva, Thomaz Edson Veloso da-
dc.description.abstract-ptbrA Avaliação Educacional possibilita acompanhar o rendimento acadêmico dos estudantes de graduação e o desempenho das instituições de ensino superior brasileiras, assim como diagnosticar e delinear soluções para mitigar problemas como retenção e evasão. Embora a área da Educação apresente investigações qualitativas sobre os fenômenos do contexto educacional, é possível recorrer aos modelos estatísticos e matemáticos da Educometria para complementar e aprofundar a análise das múltiplas variáveis envolvidas no insucesso e no abandono do curso pelo estudante. Esta pesquisa teve como objetivo explorar a estrutura curricular do curso de graduação em Engenharia Elétrica do Centro de Tecnologia da UFC para identificar as causas subjacentes à retenção e à evasão dos seus estudantes, considerando o lapso temporal de 2015 a 2022, sendo considerado a pandemia. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem quantitativa e descritiva, que utilizou técnicas da Educometria como análise de componentes principais (PCA) associada aos grafos e acoplamento de matrizes (CMF). Os resultados mostraram que o insucesso nas disciplinas do núcleo básico é um fator preditor para a retenção e a evasão dos estudantes do curso de graduação em Engenharia Elétrica do Centro de Tecnologia da UFC. Além disso, as evidências destacaram que o insucesso nas disciplinas básicas impacta na capacidade do estudante aplicar os conhecimentos técnico-científicos em situações práticas, o que reforça a necessidade de integrar teoria e prática para promover a educação integral do estudante. Desse modo, foi possível concluir que a estrutura curricular do curso de graduação em Engenharia Elétrica do Centro de Tecnologia da UFC em Fortaleza no período estudado necessitaria ser reformulada, considerando eventualmente a análise feita nesta tese, para articular as disciplinas teóricas e práticas e favorecer a progressão dos estudantes dos semestres iniciais para os semestres subsequentes.pt_BR
dc.title.enContributions of educometria to the evaluation of academic success in the undergraduate course in electrical engineering at UFCpt_BR
dc.subject.ptbrEngenharia Elétrica - Ensino superiorpt_BR
dc.subject.ptbrAvaliação da educação superiorpt_BR
dc.subject.ptbrEducometriapt_BR
dc.subject.ptbrEvasão universitáriapt_BR
dc.subject.ptbrRetençãopt_BR
dc.subject.enElectrical engineering - College teachingpt_BR
dc.subject.enAssessment of higher educationpt_BR
dc.subject.enEducometrypt_BR
dc.subject.enCollege dropoutspt_BR
dc.subject.enRetentionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.description.ptbrEste documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/6299081349086959pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9890-2982pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3534665149331526pt_BR
local.co-advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8425420448319365pt_BR
local.date.available2025-03-26-
Aparece nas coleções:DETE - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_tese_camoliveira.pdfTese2,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.