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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80833| Tipo: | TCC |
| Título : | Impactos do espraiamento logístico na emissão de poluentes atmosféricos decorrente do transportes de cargas |
| Autor : | Araujo, Klinsman Gledson Guimarães de |
| Tutor: | Bertoncini, Bruno Vieira |
| Palabras clave en portugués brasileño: | Espraiamento logístico;Poluição atmosférica;Transporte urbano de cargas;Cidade de 15 minutos;Planejamento sustentável;Fortaleza, Região Metropolitana de (CE) |
| Palabras clave en inglés: | Logistical sprawl;Air pollution;Urban freight transport;15-minute city;Sustainable planning |
| Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
| Fecha de publicación : | 2025 |
| Citación : | ARAUJO, Klinsman Gledson Guimarães de. Impactos do espraiamento logístico na emissão de poluentes atmosféricos decorrente do transportes de cargas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumen en portugués brasileño: | O espraiamento logístico e a fragmentação urbana resultam no aumento das distâncias percorridas por veículos de carga, elevando as emissões de poluentes atmosféricos. Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), a descentralização dos centros logísticos para áreas periféricas tem intensificado esses efeitos. Como alternativa a esse modelo de expansão desordenada, o conceito da Cidade de 15 Minutos, já adotado em cidades como Paris, surge como uma estratégia de planejamento urbano capaz de reduzir deslocamentos e mitigar impactos ambientais. Este estudo investiga a relação entre a dispersão dos centros logísticos e o crescimento das emissões, analisando a evolução da urbanização e da atividade logística ao longo das últimas seis décadas. A metodologia empregada baseou-se em técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto para mapear a expansão da mancha urbana e a localização dos principais polos geradores de carga, com ênfase em atacadistas de alimentos, a partir dos quais foram aplicadas isócronas de 15 minutos, considerando deslocamentos a 35 km/h para avaliar a acessibilidade logística e sua relação com a emissão de poluentes. Como métrica, utilizou-se a concentração de material particulado fino (PM2.5), obtida por modelagem atmosférica. Os resultados indicam que, entre 1980 e 2020, houve um grande aumento da área urbanizada na RMF, e que, a partir dos anos 2000, o espraiamento logístico intensificou-se, reduzindo a cobertura dessas áreas dentro da isócrona de 15 minutos e ampliando significativamente as distâncias percorridas, o que contribuiu para a piora da qualidade do ar. A análise revelou que as zonas de 15 minutos apresentaram uma menor concentração média de poluentes, evidenciando o potencial desse modelo como alternativa para mitigar os impactos ambientais do transporte de carga. Conclui-se que a integração entre planejamento urbano e logística sustentável é essencial para reduzir as emissões e melhorar a qualidade de vida na RMF, destacando a necessidade de políticas públicas voltadas à mobilidade urbana e ao controle ambiental. |
| Abstract: | The logistical sprawl and urban fragmentation result in increased travel distances for freight vehicles, leading to higher emissions of atmospheric pollutants. In the Metropolitan Region of Fortaleza (RMF), the decentralization of logistics centers to peripheral areas has intensified these effects. As an alternative to this model of uncontrolled expansion, the concept of the 15- Minute City, already adopted in cities such as Paris, emerges as an urban planning strategy capable of reducing travel distances and mitigating environmental impacts. This study investigates the relationship between the dispersion of logistics centers and the growth of emissions, analyzing the evolution of urbanization and logistics activities over the past six decades. The methodology employed is based on geoprocessing and remote sensing techniques to map the expansion of the urban area and the location of major freightgenerating hubs, with an emphasis on food wholesalers. From these points, 15-minute isochrones were applied, considering travel at 35 km/h to assess logistics accessibility and its relationship with pollutant emissions. As a metric, the concentration of fine particulate matter (PM2.5) was obtained through atmospheric modeling. The results indicate that, between 1980 and 2020, there was a significant increase in the urbanized area in the RMF, and that since the 2000s, logistics sprawl has intensified, reducing coverage within the 15-minute isochrone and significantly increasing travel distances, contributing to the deterioration of air quality. The analysis revealed that the 15-minute zones had a lower average concentration of pollutants, highlighting the potential of this model as an alternative to mitigate the environmental impacts of freight transport. It is concluded that the integration of urban planning and sustainable logistics is essential to reduce emissions and improve the quality of life in the RMF, emphasizing the need for public policies aimed at urban mobility and environmental control. |
| URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80833 |
| Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/8926854499866099 |
| Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/3683357029229928 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | GEOGRAFIA-BACHARELADO - Monografias |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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