Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80812| Tipo: | TCC |
| Título: | A Geografia onde você menos espera: o relato de uma experiência de se descobrir geógrafo |
| Autor(es): | Lopes, Ernesto Barroso |
| Orientador: | Cavalcante, Tiago Vieira |
| Palavras-chave em português: | Memorial acadêmico;Geografia - Estudo e ensino;Licenciatura em Geografia |
| Palavras-chave em inglês: | Academic memoir;Geography;Teaching degree |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | LOPES, Ernesto Barroso. A Geografia onde você menos espera: o relato de uma experiência de se descobrir geógrafo. 2025. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar um memorial acadêmico que reflete a trajetória do autor ao longo de sua formação em Geografia na Universidade Federal do Ceará (UFC), um percurso que se estendeu por quase nove anos até a conquista do diploma. O memorial busca narrar e analisar os desafios e aprendizados vivenciados durante essa caminhada, destacando como cada experiência contribuiu para sua formação acadêmica e profissional. A introdução contextualiza o conceito de memorial acadêmico, ressaltando sua importância como ferramenta de reflexão sobre o percurso educacional. Em seguida, o texto resgata as experiências do autor desde a educação básica, abordando sua passagem pela educação infantil, ensino fundamental e médio, e como esses períodos influenciaram sua visão de mundo e seu interesse pelo conhecimento. Ao ingressar na graduação em Geografia – curso que, inicialmente, não era sua primeira opção –, o autor se deparou com uma nova realidade acadêmica e pessoal. Apesar dos desafios inerentes ao curso, a experiência universitária trouxe aprendizados significativos, fortalecendo sua resiliência e ampliando sua compreensão sobre a importância da Geografia na sociedade. Contudo, a jornada não foi linear, e momentos difíceis surgiram, especialmente na reta final do curso, quando problemas de saúde e os impactos da pandemia trouxeram obstáculos adicionais. Mesmo diante dessas dificuldades, a graduação representou um período de crescimento e amadurecimento, consolidando sua vocação para a docência. Ao concluir essa etapa, o autor reafirma seu compromisso em atuar como professor de Geografia, com o desejo de ingressar na sala de aula e contribuir para a formação de novos alunos. O memorial, portanto, não apenas narra uma trajetória acadêmica, mas também reflete sobre o papel da perseverança, da adaptação às adversidades e da paixão pelo ensino na construção de uma identidade profissional. |
| Abstract: | This work aims to present an academic memoir that reflects the author's journey throughout their Geography degree at the Universidade Federal do Ceará (UFC), a path that spanned nearly nine years until the achievement of their diploma. The memoir seeks to narrate and analyze the challenges and lessons learned during this journey, highlighting how each experience contributed to their academic and professional development. The introduction contextualizes the concept of an academic memoir, emphasizing its importance as a tool for reflecting on the educational journey. Next, the text recounts the author's experiences from early education, covering their time in preschool, elementary, and high school, and how these periods influenced their worldview and interest in knowledge. Upon entering the Geography degree program—which was not initially their first choice—the author encountered a new academic and personal reality. Despite the inherent challenges of the course, the university experience brought significant learning opportunities, strengthening their resilience and broadening their understanding of Geography’s role in society. However, the journey was not linear, and difficult moments arose, particularly in the final stretch of the course, when health issues and the impacts of the pandemic posed additional obstacles. Despite these difficulties, the undergraduate experience was a period of growth and maturity, solidifying their calling to teaching. Upon completing this stage, the author reaffirms their commitment to working as a Geography teacher, eager to enter the classroom and contribute to the education of future students. Thus, this memoir not only narrates an academic journey but also reflects on the role of perseverance, adaptation to adversity, and passion for teaching in shaping a professional identity. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80812 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/8227774295394267 |
| ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0002-9668-996X |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/0930288703472337 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Memorial |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_tcc_eblopes.pdf | 1,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.