Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80756
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAndriola, Wagner Bandeira-
dc.contributor.authorRios, Jéssica de Alencar-
dc.date.accessioned2025-05-07T13:05:41Z-
dc.date.available2025-05-07T13:05:41Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationRIOS, Jéssica de Alencar. Adaptabilidade do aluno cotista, do Curso de Pedagogia, em ambiente universitário da Universidade Federal do Ceará UFC. 2019. 39 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80756-
dc.description.abstractThe presentworkaimedtoanalyzethelevelsofadaptabilityofthe quota students in a universityenvironment, in thecourseofPedagogy, atthe Federal Universityof Ceará (UFC). Understandingtheimportanceofthestudent'sadaptabilitytoachieveacademicsuccess, theQuestionnaireonAcademic Experience - reduced (QVA-r), with a Likert4scale, wasused as thiswastheinstrumentoffirstchoice in theevaluationofthisquestion. 103 studentsparticipated in pedagogy, 39 ofthesecondsemester; 50 ofthe 3rd semesterand 14 semesterspresentatthe time ofapplication. In relationtogender, 77.5% (n = 79) werefemaleswith total QVA-r 2.8 and 22.5% (n = 23) males with total QVA-r 2.6, evidencingthepredominanceofthefemalegender in thepedagogycourseand, whencorrelatedtothe general averageofthemasculinegender, obtainedhigherindicesofadaptation. Participants in paidworkhad a lowermean in InterpersonalDimensions (M = 2.4) andStudy (M = 2.6) thanthosewhodidnotexerciseanypaidactivity (M = 2.8) and (M = 2, 8), respectively. In relationtothe quota students, thesevalues presentedabove-averagevalues in alldimensionsand, in mostofthem, thehighest rates whencomparedtothe non-quota students, withthehighestaverages in Careerdimensions (M = 3.0) andStudy (M = 2,8) andthat in relationtothepermanence in thecourse, the quota studentshadthehighestpercentage. In viewofthis, wefindthatthe quota studentspresent a betteradaptationtotheautonomythattheuniversityenvironmentdemands, in relationto non-quota students.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAdaptabilidade do aluno cotista, do Curso de Pedagogia, em ambiente universitário da Universidade Federal do Ceará UFCpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho objetivou analisar os níveis de adaptabilidade dos alunos cotistas em ambiente universitário, no curso de Pedagogia, na Universidade Federal do Ceará (UFC). Compreendendo a importância da adaptabilidade do aluno para a obtenção do êxito acadêmico, foi utilizado o Questionário de Vivências Acadêmicas – reduzido (QVA-r), com escala Likert4, por ser este o instrumental de primeira escolha da avaliação desse quesito. Participaram 103 estudantes de pedagogia, 39 da 2ª semestre; 50 da 3ª semestre e 14 de semestres diversos presentes no momento da aplicação. Em relação ao gênero 77,5% (n = 79) foram do sexo feminino com (QVA-r total 2,8) e 22,5% (n=23) do masculino com (QVA-r total 2,6), evidenciando a predominância do gênero feminino no curso de pedagogia e, quando correlacionado à media geral do gênero masculino, obteve maiores índices de adaptação. Os participantes que exerciam atividade remunerada apresentaram média inferior nas Dimensões Interpessoal (M=2,4) e Estudo (M=2,6) em relação aos que não exerciam nenhuma atividade remunerada (M=2,8) e (M=2,8), respectivamente. Em relação aos alunos cotistas, estes apresentaram valores acima da média em todas as dimensões e, na maioria das destas, os índices mais elevados quando comparados aos alunos não cotistas, com as maiores médias nas dimensões de Carreira (M=3,0) e Estudo (M=2,8) e que quanto à permanência no curso, os alunos cotistas apresentaram o maior percentual. Diante disso, constatamos que os alunos cotistas apresentam uma melhor adaptação à autonomia que o ambiente universitário exige, em relação aos alunos não cotistas.pt_BR
dc.title.enAdaptability of quota students in the Pedagogy Course in a university environment at The Federal University of Ceará – UFCpt_BR
dc.subject.ptbrAdaptabilidadept_BR
dc.subject.ptbrAmbiente universitáriopt_BR
dc.subject.ptbrAlunos cotistaspt_BR
dc.subject.enAdaptabilitypt_BR
dc.subject.enUniversity environmentpt_BR
dc.subject.enStudentspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/8034476288436740pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6459-0992pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0506346607081493pt_BR
local.date.available2025-05-07-
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - DIURNO - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_jarios.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.