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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOliveira Júnior, Antonio Wellington de-
dc.contributor.authorSilva, Jonathan Mesquita da-
dc.date.accessioned2025-05-06T15:42:26Z-
dc.date.available2025-05-06T15:42:26Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA, Jonathan Mesquita da. A eficácia do marketing outbound e do marketing digital na viabilização das vendas e sustento de vendedores autônomos de passeios turísticos. 2025. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80745-
dc.description.abstractMarketing has been used by different enterprises and even personally by some individuals. In the case of this study, we analyzed the understanding about the efficiency of Outbound Marketing and marketing on social networks in the sale of tourism packages on the edge of Fortaleza by street vendors who work offering these services to tourists who visit this city. For this, exploratory research was used as a methodology, together with bibliographical research, using a semi-structured questionnaire with 19 open and closed questions applied to salespeople directly. As a result, 22 sellers brought their sociodemographic profiles with age identification, time of experience in the sale of tourist packages and educational background. It also identified the knowledge of these sellers about what marketing is and its use. It was also noticed that MO and marketing on social networks are still sales tools that need to be explored by the interviewees, however, consider the low level of education of some, which interferes with the understanding of the use of new marketing technologies via the internet or even the bureaucracy that a business has, since most sellers work on their own and usually manage their own business. It is also observed that the interviewees highlight the difficulties and challenges relevant to their work, with 100% of them stating that the main challenge is a reference to fierce competition and that even using social networks, there is a devaluation of services due to the practice of competition that often becomes impossible to keep up with. It is therefore concluded that MO and Marketing on social networks is not yet a familiar reality for some of these freelancers, which can be explained by their lack of knowledge or even the low training and availability of investment of these sellers.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA eficácia do marketing outbound e do marketing digital na viabilização das vendas e sustento de vendedores autônomos de passeios turísticospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO marketing tem sido utilizado por diferentes empreendimentos e até de forma pessoal por alguns indivíduos. No caso deste estudo, analisou-se a compreensão acerca da eficiência do Marketing Outbound e do marketing nas redes sociais na venda de pacotes de passeios e hospedagens na orla de Fortaleza pelos vendedores autônomos, que trabalham oferecendo estes serviços aos turistas que visitam esta cidade. Para isso, utilizou-se como metodologia a pesquisa exploratória unida à pesquisa bibliográfica, utilizando para um questionário semiestruturado de 19 questões abertas e fechadas aplicado aos vendedores de forma direta. Como resultado, 22 vendedores trouxeram seus perfis sociodemográficos com identificação da idade, tempo de experiência na venda de pacotes turísticos e formação educacional. Foi também identificado o conhecimento desses vendedores acerca do que é marketing e de sua utilização. Percebeu-se ainda que o MO e o marketing nas redes sociais ainda são ferramentas de vendas que precisam ser exploradas por parte dos entrevistados, porém, consideremos o nível de escolaridade, o que interfere no entendimento do uso de novas tecnologias de comercialização via internet ou mesmo da própria burocracia que um negócio possui, uma vez que grande parte dos vendedores trabalham por conta própria e normalmente gerenciam o próprio negócio. Observa-se ainda que os entrevistados ressaltam as dificuldades e desafios pertinentes ao seu trabalho, sendo que 100% destes afirmam que o principal desafio é em referência a concorrência acirrada e que mesmo utilizando as redes sociais, há uma desvalorização dos serviços por conta da prática de uma concorrência que muitas vezes torna-se impossível de ser acompanhada. Conclui-se assim que o MO e o Marketing nas redes sociais ainda não é uma realidade familiar para parte desses autônomos, o que pode ser explicado pela falta de conhecimento ou mesmo da baixa formação e disponibilidade de investimento desses vendedores por serem comerciantes diretos e que muitas vezes, são os únicos investidores do próprio negócio. Pesquisa realizada junto ao Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte - LICCA (UFC/DGP-CNBPq).pt_BR
dc.subject.ptbrMarketing outboundpt_BR
dc.subject.ptbrRedes sociaispt_BR
dc.subject.ptbrTurismopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4252792592126518pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5419260227870704pt_BR
local.date.available2025-05-06-
Aparece en las colecciones: PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias

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