Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80720
Tipo: Tese
Título : Branquitude, gênero e patriarcado na sociedade brasileira pela obra de Oliveira Paiva
Autor : Souza, Gabriela Ramos
Tutor: Cunha, Roseli Barros
Palabras clave en portugués brasileño: Branquitude;Classe social;Interseccionalidade;Mulher;Literatura
Palabras clave en inglés: Whiteness;Social class;Intersectionality;Woman;Literature
Palabras clave en español: Blanquitud;Clase social;Interseccionalidad;Mujer;Literatura
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Fecha de publicación : 2024
Citación : SOUZA, Gabriela Ramos. Branquitude, gênero e patriarcado na sociedade brasileira pela obra de Oliveira Paiva. Orientadora: Roseli Barros Cunha. 2024. 201 f. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: Esta tese analisa os romances Afilhada ([1889] 1961) e Dona Guidinha do Poço ([1894] 1952) e os contos O ódio (1887), Corda sensível (1887) e A paixão (1888) do escritor Oliveira Paiva (1861-1892). Percebe-se a necessidade de atualização dos paradigmas críticos na análise literária, uma vez que a produção da referida obra está situada no final do século XIX e as principais críticas foram publicadas na segunda metade do século XX. Utiliza-se categorias contemporâneas como gênero, raça e classe social. Parte-se da hipótese de que as vozes narrativas expressam valores do patriarcado e da branquitude, uma vez que se evidencia, no texto literário, o machismo e o racismo da sociedade brasileira daquele momento histórico. Utiliza-se os estudos em branquitude na abordagem teórico-metodológica, constatando-se uma tradição racista canônica na literatura brasileira, que propaga o pacto narcísico da branquitude, o qual silencia e degrada as personagens negras e valoriza as personagens brancas. Por meio da abordagem de gênero, compreende-se o papel esperado para as mulheres brancas na sociedade do século XIX, no sertão e no espaço urbano, e a influência da família burguesa patriarcal. Também se verifica como a interseccionalidade se manifesta na apresentação das personagens mulheres. Ademais disso, coloca-se em questão o adultério da protagonista de Dona Guidinha do Poço, tradicionalmente indicado pela crítica literária, ao demonstrar a inconsistência desse suposto comportamento na construção narrativa, que se vale de um discurso multifacetado. Por fim, comprova-se a sexualização das mulheres e o racismo pela voz narrativa onisciente dos dois romances. Como referências teóricas temos Coutinho (1996), Santiago (2000) e Süssekind (1984), na abordagem da literatura comparada e herança colonial na literatura; Pereira (1988) e Pinto (1967), para refletir sobre a obra de Oliveira Paiva; Cardoso (2022; 2020), Bento (2022) e Munanga (1999), para abordar branquitude e raça; Saffioti (2015) e Caulfield (2000), em se tratando das questões de gênero; Akotirene (2019) e Collins; Bilge (2021), nas reflexões acerca da interseccionalidade.
Abstract: This thesis analyzes the novels Afilhada ([1889] 1961) and Dona Guidinha do Poço ([1894] 1952), as well as the short stories O ódio (1887), Corda sensível (1887), and A paixão (1888) by the writer Oliveira Paiva (1861-1892). It highlights the need to update critical paradigms in literary analysis, since the works in question were produced at the end of the 19th century while the main critiques were published in the second half of the 20th century. Contemporary categories such as gender, race, and social class are used. The hypothesis is that the narrative voices express values of patriarchy and whiteness, as the literary text makes evident the sexism and racism of Brazilian society at that historical moment. Studies on whiteness are employed in the theoretical-methodological approach, and a canonical racist tradition in Brazilian literature is identified, which propagates the narcissistic pact of whiteness, silencing and degrading Black characters while exalting white ones. A gender lens reveals the expected role of white women in 19th-century society, both in the countryside and in urban spaces, as well as the influence of the bourgeois patriarchal family unit. The way in which intersectionality manifests in the presentation of female characters is also analyzed. Furthermore, the supposed adultery of the protagonist of Dona Guidinha do Poço, traditionally indicated by literary critics, is questioned by demonstrating the inconsistency of this alleged behavior in the narrative construction, which employs a multifaceted discourse. Finally, the sexualization of women and racism are proven by the omniscient narrative voice in both novels. Theoretical references include Coutinho (1996), Santiago (2000), and Süssekind (1984) on comparative literature and colonial heritage in literature; Pereira (1988) and Pinto (1967) to reflect on Oliveira Paiva's work; Cardoso (2022; 2020), Bento (2022), and Munanga (1999) on whiteness and race; Saffioti (2015) and Caulfield (2000) on gender issues; Akotirene (2019) and Collins; Bilge (2021) on intersectionality.
Resumen en español: Esta tesis analiza las novelas Afilhada ([1889] 1961) y Dona Guidinha do Poço ([1894] 1952) y los cuentos O ódio (1887), Corda sensível (1887) y A paixão (1888) del escritor Oliveira Paiva (1861-1892). Se percibe la necesidad de actualizar los paradigmas críticos en el análisis literario, ya que la producción de dicha obra se sitúa a finales del siglo XIX y las principales críticas fueron publicadas en la segunda mitad del siglo XX. Se utilizan categorías contemporáneas como género, raza y clase social. Se parte de la hipótesis de que las voces narrativas expresan valores del patriarcado y de la blanquitud, ya que se nota la presencia, en el texto literario, del machismo y el racismo de la sociedad brasileña de aquel momento histórico. Se emplean los estudios sobre la blanquitud en el enfoque teórico-metodológico, a partir de los cuales se constata una tradición racista canónica en la literatura brasileña, que propaga el pacto narcisista de la blanquitud, que silencia y degrada a los personajes negros y valora a los personajes blancos. A través del enfoque de género, se comprende el rol esperado para las mujeres blancas en la sociedad del siglo XIX, en el interior del país y en el espacio urbano, así como la influencia de la familia burguesa patriarcal. También se verifica cómo la interseccionalidad se manifiesta en la presentación de los personajes femeninos. Además de esto, se cuestiona el adulterio de la protagonista de Dona Guidinha do Poço, tradicionalmente señalado por la crítica literaria, al demonstrar la inconsistencia de este supuesto comportamiento en la construcción narrativa, que se vale de un discurso multifacético. Finalmente, se demuestra la sexualización de las mujeres y el racismo a través de la voz narrativa omnisciente de las dos novelas. Como referencias teóricas tenemos a Coutinho (1996), Santiago (2000) y Süssekind (1984), en el enfoque de la literatura comparada y la herencia colonial en la literatura; Pereira (1988) y Pinto (1967), para reflexionar sobre la obra de Oliveira Paiva; Cardoso (2022; 2020), Bento (2022) y Munanga (1999), para abordar la blanquitud y la raza; Saffioti (2015) y Caulfield (2000), cuando se trata de cuestiones de género; Akotirene (2019) y Collins; Bilge (2021), en reflexiones sobre la interseccionalidad.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80720
ORCID del autor: https://orcid.org/0000-0002-5126-364X
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/3273533153818772
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0003-2948-980X
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/9060291920662699
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGLE - Teses defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_tese_grsouza.pdf2,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.