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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80700Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Barros, Conceição de Maria Pinheiro | - |
| dc.contributor.author | Rodrigues, Felipe da Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2025-04-29T19:35:21Z | - |
| dc.date.available | 2025-04-29T19:35:21Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | RODRIGUES, Felipe da Silva. O percurso de atualização dos componentes curriculares de língua inglesa no curso de Secretariado Executivo da UFC: uma análise de necessidades. 2025. 67 f. Monografia (Graduação em Secretariado Executivo) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80700 | - |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | O percurso de atualização dos componentes curriculares de língua inglesa no curso de Secretariado Executivo da UFC: uma análise de necessidades | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho teve como objetivo analisar o percurso de atualização dos componentes curriculares de Língua Inglesa no curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará (UFC), a partir do conceito de análise de necessidades, construto do Inglês para Fins Específicos (ESP). A pesquisa investigou como as mudanças no currículo de inglês acompanharam as competências exigidas pela profissão ao longo do tempo. A metodologia utilizada teve abordagem qualitativa, utilizando-se a pesquisa descritiva, estruturada sob a forma de um estudo de caso. A coleta de dados ocorreu a partir da análise documental dos currículos de 1995.2, 2007.1 e 2018.1, além de entrevistas semiestruturadas com uma professora e um técnico administrativo do curso. A análise documental, a partir da análise de conteúdo, evidenciou uma evolução constante no currículo, começando com um foco técnico em 1995.2, passando por uma abordagem mais ampla em 2007.1, e culminando em 2018 com a introdução de práticas mais voltadas ao ambiente corporativo. As entrevistas ajudaram a contextualizar essas transformações, fornecendo percepções sobre as necessidades institucionais e dos discentes, que foram consideradas para na última atualização dos componentes. Os resultados indicam que o curso tem se ajustado às exigências do mercado de trabalho, refletindo o caráter dinâmico e de revisão constante do Projeto Pedagógico de Curso. A pesquisa conclui que, apesar de avanços significativos na implementação de práticas mais alinhadas ao mercado de trabalho, ainda existem aspectos que exigem atenção, como a integração mais profunda de atividades práticas e a adaptação dos materiais didáticos à realidade específica do Secretariado Executivo. O nivelamento da língua também se mostrou um desafio, uma vez que a heterogeneidade dos estudantes pode impactar a efetividade do ensino. | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Componentes curriculares de Língua Inglesa | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Inglês para fins específicos - Análise de necessidades | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Secretariado Executivo | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO | pt_BR |
| local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/4653165007810299 | pt_BR |
| local.date.available | 2025-04-28 | - |
| Appears in Collections: | SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias | |
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| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_tcc_fsrodrigues.pdf | 701,44 kB | Adobe PDF | View/Open |
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