Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80698Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Durante, Daniela Giareta | - |
| dc.contributor.author | Lima, Brenna Neves | - |
| dc.date.accessioned | 2025-04-29T19:03:30Z | - |
| dc.date.available | 2025-04-29T19:03:30Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | LIMA, Brenna Neves. Evasão no curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará. 2025. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80698 | - |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Evasão no curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.description.abstract-ptbr | O objetivo desta pesquisa foi analisar os motivos que levaram estudantes do curso de Secretariado Executivo, da Universidade Federal do Ceará, a evadirem do curso, entre os anos 2019 e 2024. Por evasão, compreendeu-se a saída do aluno do curso sem concluí-lo. A pesquisa é de natureza quantitativa. A Escala de Motivos para Evasão do Ensino Superior de Ambiel (2015) guiou a coleta e análise dos dados. Foram identificados 161 estudantes evadidos no período analisado, dos quais 60 participaram da pesquisa. A saída ocorreu por abandono, desistência ou mudança de curso. A evasão ocorreu tanto por estudantes do gênero masculino quanto feminino, mas foi concentrada entre os mais jovens e ao término do segundo e quarto semestres do curso. Os que mudaram de curso, boa parte foi para cursos afins ao secretariado, dentro das Ciência Sociais Aplicadas. Os motivos mais fortes que levaram à evasão estão relacionados à vocação e à carreira profissional. Os resultados revelam, de um lado, que esses estudantes ingressaram no curso já com a intensão de migrar para outro curso, e, de outro lado, que as expectativas dos alunos referentes ao curso e à profissão não foram plenamente satisfeitas, gerando a evasão. Deste modo, os resultados apontam fragilidades na identidade profissional e percepção do mercado de trabalho. | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Ensino superior - Evasão | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Políticas públicas | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Educação superior | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Secretariado Executivo | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO | pt_BR |
| local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/2974207457307724 | pt_BR |
| local.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0001-9353-0905 | pt_BR |
| local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/9936390983302338 | pt_BR |
| local.date.available | 2025-04-28 | - |
| Aparece nas coleções: | SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_tcc_bnlima.pdf | 328,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.