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Tipo: TCC
Título: Desigualdades educacionais no brasil: uma análise por clusterização de indicadores educacionais e desempenho escolar
Autor(es): Silva, Matheus Leandro de Melo
Orientador: Cruz, Lívia Almada
Coorientador: Magalhães, Regis Pires
Palavras-chave em português: clusterização;indicadores educacionais;análise de dados
CNPq: CNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
Data do documento: 2025
Citação: SILVA, Matheus Leandro de Melo. Desigualdades educacionais no brasil: uma análise por clusterização de indicadores educacionais e desempenho escolar. 2025. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software)- Campus de Quixadá, Universidade Federal do Ceará, Quixadá, 2025.
Resumo: As desigualdades educacionais no Brasil representam um desafio persistente, refletindo disparidades socioeconômicas e regionais que impactam o desempenho escolar. Este trabalho propõe uma análise dessas desigualdades por meio da clusterização de indicadores educacionais e do desempenho escolar, utilizando técnicas de aprendizado de máquina não supervisionado, com foco no algoritmo K-Means. O estudo busca identificar padrões e tendências na qualidade do ensino público brasileiro ao longo dos anos de 2015, 2019 e 2021. A metodologia adotada envolve a coleta e limpeza de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), análise exploratória, transformação e normalização dos indicadores, além da aplicação de técnicas de clusterização para agrupar municípios com perfis educacionais semelhantes. A validação dos clusters foi realizada por meio de métricas como o coeficiente de silhueta e o método do cotovelo. Os resultados revelam uma evolução positiva no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), mas também evidenciam disparidades regionais e desafios persistentes, como a taxa de distorção idade-série. A análise da evolução dos clusters ao longo do tempo mostrou migrações significativas entre grupos, sugerindo mudanças nas condições educacionais e socioeconômicas. O estudo conclui que a clusterização é uma ferramenta valiosa para a formulação de políticas públicas educacionais, contribuindo para a equidade e a melhoria da qualidade do ensino no Brasil.
Abstract: Educational inequalities in Brazil represent a persistent challenge, reflecting socio-economic and regional disparities that impact school performance. This study proposes an analysis of these inequalities through the clustering of educational indicators and school performance, using unsupervised machine learning techniques, with a focus on the K-Means algorithm. The study seeks to identify patterns and trends in the quality of Brazilian public education over the years 2015, 2019, and 2021. The methodology involves data collection and cleaning from the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), exploratory analysis, transformation and normalization of indicators, as well as the application of clustering techniques to group municipalities with similar educational profiles. The validation of the clusters was carried out through metrics such as the silhouette coefficient and the elbow method. The results reveal a positive evolution in the Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), but also highlight regional disparities and persistent challenges, such as the age-grade distortion rate. The analysis of the evolution of the clusters over time showed significant migrations between groups, suggesting changes in educational and socio-economic conditions. The study concludes that clustering is a valuable tool for the formulation of educational public policies, contributing to equity and the improvement of education quality in Brazil.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80677
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8972397134674530
Currículo Lattes do Coorientador: http://lattes.cnpq.br/7195981513707548
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE SOFTWARE - QUIXADÁ - TCC

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