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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSoares, Jorge Barbosa-
dc.contributor.authorGurjão, Nayara de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-04-28T13:04:19Z-
dc.date.available2025-04-28T13:04:19Z-
dc.date.issued2024-05-24-
dc.identifier.citationGURJÃO, N. O. Estudo sobre a contribuição do tráfego e de fatores urbanos na poluição atmosférica de Fortaleza/CE utilizando um equipamento de baixo custo. 2024. 142 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80631-
dc.description.abstractThe growing concern about air quality in urban areas has driven studies on atmospheric pollution, its origins, and its effects on human health and the environment, with a particular emphasis on the influence of vehicle traffic and urban infrastructure on the emission and behavior of pollution in the environment. This work focused on the challenge of understanding air pollution variations in certain areas of Fortaleza/CE, and their effects on the urban fabric, leveraging the innovation of a financially accessible device built for the collection of essential data. The investigation consisted of collecting and analyzing information on atmospheric pollutants, climate data, and traffic in 12 different locations in the city, also considering urban elements such as building heights and road classifications based on spatial analysis. The data collected and analyzed through multilinear regression models indicate that pollution is not directly linked to traffic volume but is more associated with urban, meteorological, and local vegetation aspects that can limit air circulation and affect pollutant dispersion. It was observed that the presence of fine particles (particulate matter up to 2.5μm) was less influenced by urban characteristics compared to carbon dioxide (CO2) levels, having more influence from meteorological variables. A connection was also established between air pollution levels and regions with a high presence of urban canyons, highlighting the importance of urban planning in mitigating pollution. Finally, although the use of low-cost equipment proved effective in measuring atmospheric pollution and meteorological data, investigating a larger geographical area, with more connected devices and collection of other variables, such as wind speed and direction and road quality characteristics, is necessary for a more robust understanding of this complex phenomenon.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstudo sobre a contribuição do tráfego e de fatores urbanos na poluição atmosférica de Fortaleza/CE utilizando um equipamento de baixo custopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorLucas Junior, Jorge Luiz Oliveira-
dc.description.abstract-ptbrA crescente preocupação com a qualidade do ar em áreas urbanas tem impulsionado estudos sobre poluição atmosférica, suas origens e efeitos na saúde humana e no meio ambiente, sendo especialmente destacada a influência do tráfego de veículos e da infraestrutura urbana na emissão e no comportamento da poluição no ambiente. Este trabalho focou no desafio de entender as variações da poluição do ar em certas áreas de Fortaleza/CE, e seus efeitos no tecido urbano, aproveitando a inovação de um equipamento financeiramente acessível construído para a coleta de dados essenciais. A investigação consistiu na coleta e análise de informações sobre poluentes atmosféricos, dados climáticos e tráfego em 12 locais distintos da cidade, considerando também elementos urbanos como a altura dos edifícios e a classificação das vias a partir de uma análise espacial. Os dados coletados e analisados por modelos de regressão multilinear indicam que a poluição não está diretamente ligada ao volume de tráfego, estando mais associada a aspectos urbanos, meteorológicos e da vegetação local, que podem limitar a circulação do ar e afetar a dispersão de poluentes. Observou-se que a presença de partículas finas (material particulado de até 2,5μm) foi menos influenciada por características urbanas em comparação aos valores de dióxido de carbono (CO2), tendo mais influência de variáveis meteorológicas. Também foi estabelecida uma conexão entre os níveis de poluição do ar e regiões com alta presença de cânions urbanos, destacando a importância do planejamento urbano na mitigação da poluição. Por fim, embora o uso de um equipamento de baixo custo tenha se mostrado eficaz na medição da poluição atmosférica e dados meteorológicos, investigar uma maior área geográfica, com mais dispositivos conectados e coleta de outras variáveis, como velocidade e direção do vento e características da qualidade das vias, é necessário para um entendimento mais robusto deste fenômeno complexo.pt_BR
dc.subject.ptbrEspaço urbanopt_BR
dc.subject.ptbrPoluição atmosféricapt_BR
dc.subject.ptbrEmissão veicularpt_BR
dc.subject.ptbrSensor de baixo custopt_BR
dc.subject.enUrban spacept_BR
dc.subject.enAtmospheric pollutionpt_BR
dc.subject.enVehicular emissionspt_BR
dc.subject.enLow-cost sensorpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/9799743848364162pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2940-6309pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9212256013670303pt_BR
local.co-advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8556345641836954pt_BR
local.date.available2024-05-24-
Aparece en las colecciones: DET - Dissertações defendidas na UFC

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