Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80562
Type: | Tese |
Title: | Multimodalidade em questões do ENEM: interpretando gêneros discursivos por meio da análise das linguagens verbal e não verbal |
Authors: | Ribeiro, Débora Maria Rodrigues |
Advisor: | Sousa, Maria Margarete Fernandes de |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Multimodalidade;Multiletramentos;Questões Enem;Texto motivador |
Keywords in English : | Multimodality;Multiliteracies;ENEM questions;Motivating text |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Issue Date: | 2025 |
Citation: | RIBEIRO, Débora Maria Rodrigues. Multimodalidade em questões do ENEM: interpretando gêneros discursivos por meio da análise das linguagens verbal e não verbal. 2025. 115 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Esta pesquisa tem como objetivo investigar como as linguagens verbal e não verbal são utilizadas para a construção dos sentidos dos textos motivadores nas questões do Enem que requerem habilidades de leitura que alcancem recursos verbais e não verbais. Para isto, este estudo analisa questões de provas do Enem da área de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias à luz das teorias da Multimodalidade e dos Multiletramentos para verificar a ocorrência de textos multimodais, como esses textos estão organizados para produzir sentidos e as habilidades de leitura que são requeridas para a compreensão desses textos. Para alcançar nosso objetivo seguimos as orientações teóricas de Kress e van Leeuwen (2006); Vieira (2010) e Vieira e Silvestre (2015) para reconhecer e identificar a presença de textos multimodais nas questões do Enem; os passos teórico-metodológicos de Kress e van Leeuwen (2006) para analisar como os textos multimodais são utilizados para compor os sentidos nas questões, além de seguir os preceitos de Cope e Kalantzis (2000) e Rojo e Moura (2012) para analisar como os multiletramentos são requeridos do leitor para a resolução da questão. Utilizamos como corpus questões das provas do Enem dos anos de 2019, 2020 e 2021 que exploram a linguagem verbal e não verbal. Em nossa análise, utilizamos as categorias propostas pela Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (2006) para textos multimodais, que consistem nas metafunções representacional, interacional e composicional, e como categoria de análise dos multiletramentos utilizamos as competências do leitor multiletrado, a saber, leitor usuário funcional, leitor criador de sentidos, leitor analista crítico e leitor transformador. Os resultados obtidos nos mostram que os significados textuais são construídos pela associação das linguagens verbal e não verbal, que, juntas, se complementam para dar sentido aos textos que compõem as questões da prova do Enem. Constatamos que a leitura e compreensão desses textos requerem muito mais do que o letramento verbal que nossos estudantes adquirem no ensino básico, por meio das categorias utilizadas nas análises foi possível perceber diversos sentidos que muitos não percebem numa leitura superficial. Os textos motivadores requerem do leitor uma experiência multiletrada, pois é preciso acionar uma série de conhecimentos no âmbito de vários gêneros textuais, sua experiência como leitor com conhecimentos linguísticos e extralinguísticos, além de acionar seus conhecimentos de mundo para ter sucesso na resolução. Concluímos que as provas do Enem têm requerido dos 7 estudantes habilidades de leitura que extrapolam a compreensão do texto verbal, reforçando, assim, a necessidade de termos estudantes letrados não só verbalmente, mas visualmente também. |
Abstract: | This research aims to investigate how verbal and nonverbal languages are used to construct the meanings of motivating texts in Enem questions that require reading skills that reach verbal and nonverbal resources. To this end, this study analyzes questions from Enem exams in the area of Languages and Codes and their Technologies in light of the theories of Multimodality and Multiliteracies to verify the occurrence of multimodal texts, how these texts are organized to produce meanings and the reading skills that are required to understand these texts. To achieve our objective, we followed the theoretical guidelines of Kress and van Leeuwen (2006); Vieira (2010) and Vieira and Silvestre (2015) to recognize and identify the presence of multimodal texts in Enem questions; the theoretical-methodological steps of Kress and van Leeuwen (2006) to analyze how multimodal texts are used to compose the meanings in the questions, in addition to following the precepts of Cope and Kalantzis (2000) and Rojo and Moura (2012) to analyze how multiliteracies are required from the reader to solve the question. We used as corpus questions from the Enem exams of the years 2019, 2020 and 2021 that explore verbal and non-verbal language. In our analysis, we used the categories proposed by the Visual Design Grammar of Kress and van Leeuwen (2006) for multimodal texts, which consist of the representational, interactional and compositional metafunctions, and as a category of analysis of multiliteracies we used the skills of the multiliterate reader, namely, functional user reader, meaning-creating reader, critical analytical reader and transformative reader. The results obtained show us that textual meanings are constructed by the association of verbal and nonverbal languages, which, together, complement each other to give meaning to the texts that make up the questions on the Enem exam. We found that reading and understanding these texts requires much more than the verbal literacy that our students acquire in elementary school. Through the categories used in the analyses, it was possible to perceive several meanings that many do not perceive in a superficial reading. Motivational texts require the reader to have multiliterate experience, as it is necessary to use a series of knowledge within the scope of various textual genres, their experience as a reader with linguistic and extralinguistic knowledge, in addition to using their world knowledge to be successful in solving them. We conclude that the Enem exams have required students to have reading skills that go beyond the understanding of the verbal text, thus reinforcing the need for students to be literate not only verbally, but also visually. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80562 |
Author's ORCID: | https://orcid.org/0009-0005-1740-2940 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/6021682702910488 |
Advisor's ORCID: | https://orcid.org/0000-0002-4336-5486 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/5233227719780998 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGL - Teses defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2025_tese_dmrribeiro.pdf | 2,79 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.