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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80539| Tipo: | Tese |
| Título: | Entre flagrantes do cotidiano e qualidades noticiosas: o uso de imagens de câmeras de vigilância na produção telejornalística do CETV 1ª Edição |
| Título em inglês: | Between snapshots of everyday life and newsworthy qualities: the use of footage from surveillance cameras on the production of the CETV 1ª Edição |
| Autor(es): | Torres Neto, Antonio Pinheiro |
| Orientador: | Almeida Filho, Edgard Patrício de |
| Palavras-chave em português: | Telejornalismo;Produção noticiosa;Noticiabilidade;Flagrantes de videovigilância;CETV 1ª Edição |
| Palavras-chave em inglês: | Television journalism;News production;Newsworthiness;Surveillance footage;CETV 1ª Edição |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | TORRES NETO, Antonio Pinheiro. Entre flagrantes do cotidiano e qualidades noticiosas: o uso de imagens de câmeras de vigilância na produção telejornalística do CETV 1ª Edição. 2025. 268 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumo: | A cultura da vigilância (Lyon, 2018) espalha-se pela sociedade. Existir no mundo contemporâneo implica ter de lidar, em alguma medida, com práticas de monitoramento social fluidas e que se efetivam de formas até então inimagináveis. Os processos de videomonitoramento, enquanto uma das estruturas que compõem tal cenário sociotecnológico, alcançam diversos contextos, extrapolando a dimensão meramente securitária. No Jornalismo, o uso de imagens de câmeras de vigilância tem ganhado impulso, proporcionando novas dinâmicas para a publicização dos eventos cotidianos (Andrade, 2018). Em meio à constatação da recorrente presença midiática dos flagrantes de videovigilância, buscamos compreender de que modo se estabelece a relevância de tais imagens para o campo do telejornalismo e o que o seu uso implica em termos de transformações nas rotinas de produção noticiosa dos veículos jornalísticos. Decidimos problematizar a questão citada tendo como base a produção do telejornal CETV 1ª Edição, veiculada durante os meses de agosto, setembro e outubro de 2019, 2020 e 2022. Partimos da hipótese de que um dos elementos definidores para a publicização das cenas obtidas por câmeras de vigilância, e exibidas pelo telejornal cearense, está não somente na associação entre as qualidades noticiosas do acontecimento retratado e o flagrante disponibilizado, mas também na imagem de vigilância em si mesma e nos efeitos que ela é capaz de acionar na audiência em termos de engajamento. Nesse sentido, mobilizamos de maneira central o conceito de valores-notícia, entendendo-o como um dos critérios de noticiabilidade existentes (Wolf, 2008, Silva, 2014), com o intuito de embasar a perspectiva teórico-analítica da tese e assim construir um debate que ressalte permanências, assim como atualizações em meio ao cenário informativo investigado. Do ponto de vista metodológico, temos a análise de conteúdo (Sampaio; Lycarião, 2021; Bardin, 2016) e a entrevista em profundidade (Gaskell, 2008) como procedimentos que orientam o ângulo de análise da produção noticiosa do CETV 1ª Edição. Por meio da investigação empreendida, constatamos a existência de uma pré-disposição, por parte do telejornal cearense, em selecionar e publicizar flagrantes de videovigilância envolvendo situações concernentes à temática violência/segurança pública. Tais escolhas expressam a adoção de uma perspectiva editorial e uma preocupação constante em manter alinhadas as proposições do CE 1 aos anseios dos telespectadores, revelando, desse modo, a confluência existente entre essas duas dimensões na busca por definir a relevância dos acontecimentos cotidianos. Foi possível perceber ainda a ocorrência de um duplo processo associativo, os quais denominamos de associação amplificada e associação parcial, caracterizados, de um lado, pela junção do uso da imagem de videovigilância em diálogo com determinadas categorias de valores-notícia e, de outro, pela mobilização da imagem de videovigilância enquanto aspecto sobressalente em relação às qualidades noticiosas (valores-notícia), traçando um caminho em que a definição da relevância está pautada nas possibilidades que podem ser extraídas do conteúdo imagético em si, enquanto fonte capaz de mobilizar a atenção e os sentidos dos telespectadores. |
| Abstract: | The culture of surveillance (Lyon, 2018) permeates contemporary society. To exist in today’s world inevitably involves interacting, to some extent, with fluid practices of social monitoring that manifest in previously unimaginable ways. Video surveillance processes, as one of the structures shaping this sociotechnological landscape, extend across various contexts, surpassing the purely securitarian dimension. In journalism, the use of footage from surveillance cameras has gained prominence, fostering new dynamics in the publicization of daily events (Andrade, 2018). Amid the recognition of the recurrent media presence of surveillance footage, we seek to understand how the relevance of these images is established within the field of television journalism and what their use implies in terms of transformations in the news production routines of journalistic outlets. To address this issue, we base our analysis on the production of the CETV 1ª Edição newscast, broadcast during the months of August, September, and October in 2019, 2020, and 2022. We assume that one of the defining elements for the publicization of scenes captured by surveillance cameras and broadcast by the Ceará-based newscast lies not only in the association between the newsworthy qualities of the reported event and the footage provided but also in the surveillance image itself and its capacity to elicit engagement effects from the audience. In this regard, we centrally employ the concept of news values, understanding it as one of the existing criteria for newsworthiness (Wolf, 2008; Silva, 2014), with the aim of grounding the theoretical-analytical perspective of the thesis and, thereby, constructing a discussion that highlights continuities as well as updates within the investigated informational landscape. Methodologically, the study employs content analysis (Sampaio; Lycarião, 2021; Bardin, 2016) and in-depth interviews (Gaskell, 2008) as the main procedures guiding the analysis of the CETV 1st Edition’s news production. The findings reveal a predisposition on the part of the Ceará-based newscast to select and publicize surveillance footage depicting incidents related to violence and public security. These choices reflect the adoption of an editorial perspective and a constant concern to align the CE 1’s propositions with the viewers’ expectations, thus revealing the convergence between these two dimensions in the effort to define the relevance of daily events. Additionally, it was also possible to identify the occurrence of a dual associative process, which we refer to as amplified association and partial association. These are characterized, on the one hand, by the combination of surveillance footage with specific categories of news values and, on the other, by the mobilization of surveillance footage as a salient aspect in relation to newsworthiness criteria (news values). This outlines a pathway where the definition of relevance is anchored in the possibilities extracted from the visual content itself, as a source capable of capturing the attention and engaging the senses of viewers. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80539 |
| ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0000-0001-7962-741X |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/1487424608817464 |
| ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0002-3130-8628 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/9771150892683691 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | PPGCOM - Teses defendidas na UFC |
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