Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80518
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLoureiro, Carlos Felipe Grangeiro-
dc.contributor.authorOliveira, Mateus Felipe Marques de-
dc.date.accessioned2025-04-21T23:18:46Z-
dc.date.available2025-04-21T23:18:46Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Mateus Felipe Marques de. Proposta metodológica de análise da relação causal entre acessibilidade e participação em atividades sob a ótica da exclusão social relacionada a transportes. 2025. 107 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80518-
dc.description.abstractThe current reality of many cities in Latin America is characterized by a scenario of socio-spatial segregation of disadvantaged groups, which, consequently, prevents them from participating in the social life of their communities due to, notably, reduced or even nonexistent accessibility to opportunities, creating a risk of transport-related social exclusion. In this context, the causal relationship between accessibility and activity participation is crucial to understanding this type of social exclusion. However, the literature is not unanimous regarding the effect of accessibility on the level of individual participation in activities, which may be due to gaps in the formulation of proposed models; notably associated with the failure to consider accessibility in its four components, making them prone to errors due to sources of endogeneity, and consequently limiting their ability to identify causal relationships. In light of this, the main objective of this master's research was to develop a methodological proposal that would allow the analysis, from the perspective of transport-related social exclusion, of the causal relationship between accessibility and activity participation at the individual level, using observational data as well as the theoretical framework of Causal Inference, applied to Structural Equation Models. In this regard, the study contributes methodologically to the discussion by incorporating accessibility in its four components, identifying, in light of causal inference, the potential sources of bias linked to the causal relationship of interest, as well as considering the moderating effect that an individual's gender has on the investigated relationships. Furthermore, by consolidating a conceptual framework of the determinants influencing the decision-making process, as well as structuring the causal relationships underlying an individual's participation in activities from the perspective of transport-related social exclusion, and by applying the methodological proposal developed in the context of low-income individuals in Fortaleza, the study provides a phenomenological contribution to a deeper understanding of the issue at hand.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProposta metodológica de análise da relação causal entre acessibilidade e participação em atividades sob a ótica da exclusão social relacionada a transportespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA atual realidade de grande parte das cidades na América Latina é marcada por um cenário de segregação socioespacial de grupos desfavorecidos, o que, por conseguinte, impede que esses participem da vida social de suas comunidades devido, notadamente, a uma acessibilidade reduzida ou mesmo inexistente às oportunidades, caracterizando um cenário de risco de exclusão social relacionada a transportes. Nesse contexto, a relação causal entre acessibilidade e participação em atividades se apresenta como imprescindível na compreensão da referida tipologia de exclusão social. No entanto, a literatura não é consensual quanto ao efeito da acessibilidade sobre o nível de participação em atividades dos indivíduos, o que, por sua vez, pode se dar devido a lacunas na formulação dos modelos propostos; estando essas associadas, notadamente, a não consideração da acessibilidade em seus quatro componentes (temporal, individual, locacional e infraestrutural), tornando-os suscetíveis a erros devido a fontes de endogeneidade, e, consequentemente, limitando sua capacidade de identificação de relações de causalidade. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa de mestrado consistiu em desenvolver uma proposta metodológica que permitisse analisar, sob a ótica da exclusão social relacionada a transportes, a relação causal entre acessibilidade e participação em atividades, no nível do indivíduo, utilizando dados observacionais, bem como o arcabouço teórico da Inferência Causal, aplicado a Modelos de Equações Estruturais. Nesse aspecto, o trabalho contribui metodologicamente à discussão através da incorporação da acessibilidade em seus quatro componentes, identificando, à luz da inferência causal, as possíveis fontes de viés atreladas à relação causal de interesse, assim como pela consideração do efeito moderador que o gênero do indivíduo exerce sobre as relações investigadas. Ademais, por meio da consolidação de uma representação conceitual dos determinantes do processo decisório, da estruturação das relações de causalidade inerentes à participação do indivíduo em atividades, sob a perspectiva do risco de exclusão social relacionada a transportes, bem como da aplicação da proposta metodológica desenvolvida no contexto de indivíduos de baixa renda em Fortaleza, o trabalho contribui fenomenologicamente à compreensão da problemática estabelecida.pt_BR
dc.subject.ptbrAcessibilidade ao transporte localpt_BR
dc.subject.ptbrExclusão socialpt_BR
dc.subject.ptbrInferência causalpt_BR
dc.subject.ptbrModelos de equações estruturaispt_BR
dc.subject.enLocal trasit accessibilitypt_BR
dc.subject.enMarginality, Socialpt_BR
dc.subject.enCausal inferencept_BR
dc.subject.enStructural equation modelingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.description.ptbrEste documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0149616228751211pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1930-842Xpt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5441748234108694pt_BR
local.date.available2025-02-26-
Aparece en las colecciones: DET - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2025_dis_mfmoliveira.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.