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Tipo: Dissertação
Título: A Comunicação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará: o que pensam os gestores da nova instituição de Educação Profissional e Tecnológica
Autor(es): Martins, Marlen Danúsia da Silva
Orientador: Haguette, André
Palavras-chave: Internet na administração pública;Ensino profissional - Fortaleza(CE);Ensino técnico - Fortaleza(CE);Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Ceará(Fortaleza,CE)
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: MARTINS, Marlen Danúsia da Silva. A Comunicação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará: o que pensam os gestores da nova instituição de Educação Profissional e Tecnológica. 2013. 117f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2013.
Resumo: Esse trabalho busca identificar a compreensão dos gestores públicos sobre a comunicação institucional atual e a futura, particularmente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Para tanto, é feita revisão bibliográfica acerca das teorias da comunicação e da concepção dos IFs e também revisitados dois autores que trataram do papel da escola: Louis Althusser e Paulo Freire. O universo pesquisado foram os atuais gestores do IFCE, com amostra total de 23 participantes, sendo 15 gestores administradores e oito gestores comunicadores. Os depoimentos dos integrantes dos grupos foram coletados em entrevistas e analisados redundando nos capítulos sobre comunicação atual, comunicação futura e convergências e divergências entre os gestores. A análise da comunicação atual foi complementada com a observação de 10 notícias (sorteadas aleatoriamente) e imagens divulgadas no portal institucional, veiculo de maior importância no contexto comunicacional do órgão, e com a entrevista do jornalista gestor da área noticiosa daquele meio digital. Os resultados apontam para a prática de uma comunicação institucional tradicional e verticalizada sem haver uma atenção efetiva com a diretriz oficial para o novo órgão em direção a uma comunicação dialógica e plural. Considerada frágil, mas em processo de estruturação, o estudo indica que a área carece de esforços no sentido de ampliar e capacitar o quadro de profissionais, além de aprofundar discussões sobre temas polêmicos e estratégicos como, por exemplo, investimentos em publicidade e propaganda e estratégias de comunicação a serem adotadas. Sugere-se a diversificação de meios de comunicação institucional. A pretensão é de que esta pesquisa se torne um indicador para outras investigações sobre o tema. Palavras-chave: Comunicação Institucional. Educação Profissional e Tecnológica.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8034
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