Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80304
Type: Tese
Title: Estudo das propostas de produção textual escrita dos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio do PNLDEM de 2006 a 2025
Authors: Lopes, Gustavo Henrique Viana
Advisor: Serafim, Mônica Souza
Keywords in Brazilian Portuguese : Ensino;Produção textual escrita;PNLDEM;Material didático;Ensino Médio
Keywords in English : Teaching;Written text production;Textbooks;High School
Keywords in French : Enseignement;Production écrite;Matériel didactique;Lycée
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Issue Date: 2025
Citation: LOPES, Gustavo Henrique Viana. Estudo das propostas de produção textual escrita dos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio do PNLDEM de 2006 a 2025. 2025. 184 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Abstract in Brazilian Portuguese: Esta tese propõe um estudo sobre o ensino de produção textual no ensino médio. O objetivo geral é investigar o tratamento dado à produção textual escrita em livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLDEM) de 2006 a 2025. As análises baseiam-se nas orientações oficiais para o ensino brasileiro, presentes nos PCN (Brasil, 1997; 1998; 2000), nas OCN (Brasil, 2006) e na BNCC (Brasil, 2018). Além dos pressupostos presentes nesses documentos, a fundamentação teórica conta com estudos de autores como Hayes e Flower (1980), Kato (1988), Calkins (1989), Serafini (1995), Vieira (2005), Oliveira (2010), entre outros, que assumem a concepção de escrita como um processo. Este estudo, de caráter explicativo-qualitativo, documental e bibliográfico, analisa seis propostas de produção textual escrita oriundas de seis coleções e/ou volumes distribuídos pelo PNLDEM ao longo do período supracitado. Foram consideradas duas dimensões para a análise: uma voltada para o contexto sócio-histórico, relacionada principalmente aos documentos oficiais que orientam a educação brasileira, e outra voltada para o ensino propriamente dito, considerando a concepção de escrita subjacente às propostas, os temas, as motivações para a produção textual e a estrutura dos enunciados nas atividades. Constataram-se discrepâncias entre as orientações presentes nos documentos oficiais e as propostas de produção textual escrita nos livros didáticos investigados. Essas discrepâncias são atenuadas com o passar do tempo, o que indica que a incorporação de novas teorias e métodos às atividades presentes nos materiais distribuídos ocorre de maneira gradual.
Abstract: This thesis investigates the teaching of writing production in high school, focusing on how this practice is addressed in Portuguese language textbooks distributed by the National Textbook Program for High School (PNLDEM) between 2006 and 2025. The study is based on official guidelines for Brazilian education, as outlined in the PCN (Brazil, 1997; 1998; 2000), the OCN (Brazil, 2006), and the BNCC (Brazil, 2018). The theoretical framework includes authors such as Hayes and Flower (1980), Kato (1988), Calkins (1989), Serafini (1995), Vieira (2005), Oliveira (2010), among others, who conceive writing as a process. The research, of an explanatory-qualitative, documentary, and bibliographic nature, analyzes six writing production proposals drawn from collections and/or volumes of the PNLDEM distributed during the mentioned period. The analysis considers two dimensions: the first, related to the socio- historical context, focusing on the official documents that guide Brazilian education; and the second, focused on teaching, addressing the underlying pedagogical conceptions in the proposals, the themes, motivations for production, and the structure of the tasks. It was observed that discrepancies between the guidelines in the official documents and the proposals in the textbooks decrease over time, suggesting that the incorporation of new theories and methods in the teaching materials occurs gradually.
Abstract in French: Cette thèse examine l'enseignement de la production écrite au lycée, en se concentrant sur la manière dont cette pratique est abordée dans les manuels de langue portugaise distribués par le Programme National du Livre Didactique pour le Lycée (PNLDEM) entre 2006 et 2025. L'étude se base sur les orientations officielles de l'éducation brésilienne, telles que définies dans les PCN (Brésil, 1997; 1998; 2000), les OCN (Brésil, 2006) et la BNCC (Brésil, 2018). Le cadre théorique inclut des auteurs tels que Hayes et Flower (1980), Kato (1988), Calkins (1989), Serafini (1995), Vieira (2005), Oliveira (2010), entre autres, qui conçoivent l'écriture comme un processus. D'une nature explicative-qualitative, documentaire et bibliographique, la recherche analyse six propositions de production écrite extraites de collections et/ou de volumes du PNLDEM distribués au cours de la période mentionnée. L'analyse prend en compte deux dimensions: la première, centrée sur le contexte socio-historique, en se concentrant sur les documents officiels qui orientent l'éducation brésilienne, et la deuxième, axée sur l'enseignement, en abordant la conception pédagogique sous-jacente aux propositions, les thèmes, les motivations de la production et la structure des activités. Il a été observé que les écarts entre les orientations dans les documents officiels et les propositions dans les manuels diminuent avec le temps, ce qui suggère que l'incorporation de nouvelles théories et méthodes dans les matériaux pédagogiques se fait de manière progressive.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80304
Author's ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8260-9554
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/2852265060381158
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1518-3009
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/3137228410037896
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGL - Teses defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025_tese_ghvlopes.pdf3,99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.