Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80259
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGomes, Rita Helena Sousa Ferreira-
dc.contributor.authorLopes, Paulo James Araújo-
dc.date.accessioned2025-04-02T17:50:48Z-
dc.date.available2025-04-02T17:50:48Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationLOPES, Paulo James Araújo. Memórias de um estudante em Psicologia : caminhos de subjetividades e conversações. 2022. 80 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Psicologia) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80259-
dc.description.abstractThis essay is an experience report of a Psychology student affected by Literature and Art, specifically the literary and cinematographic work A series of unfortunate events. The work is divided into paths of academic formation and phase in Psychology, articulating contexts related to theoretical and practical issues of the course. While the first path says of the perspective of a student who revisits and remembers the affections of his formation, the second one goes in the direction of a student who, through the internship, adopts the perspective of cartography, observation and field diaries to reflect on his practice. It is emphasized that the essay is a process of subjective and collective elaboration, which opens possibilities for an ethical writing committed to the contexts in which Psychology participates, being a medium that enabled new ways of writing, as well as favored the experiences at the university and in the internship through the sharing of ways of affectations and identity bonds between students and performance groups.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMemórias de um estudante em psicologia: caminhos de subjetividades e conversaçõespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente ensaio é um relato de experiência de um estudante em Psicologia afetado pela Literatura e pela Arte, em específico a obra literária e cinematográfica Desventuras em série. O trabalho se divide em vias de formação acadêmica e estágio em Psicologia, articulando contextos relativos às questões teórico-práticas do curso. Enquanto a primeira via diz de uma perspectiva de um estudante que revisita e rememora os afetos de formação, a segunda vai na direção de um estudante que, por meio do estágio, adota a perspectiva da cartografia, da observação e dos diários de campo para refletir sobre sua prática. Destaca-se que o ensaio é um processo de elaboração subjetiva e coletiva, que abre possibilidades de uma escrita ética e compromissada com os contextos em que a Psicologia participa, sendo um meio que possibilitou novas modalidades de escrita, assim como favoreceu as vivências na universidade e no estágio através da partilha caminhos de afetações e vínculos identitários entre estudantes e grupos de atuação.pt_BR
dc.description.abstract-esEste ensayo es un informe de la experiencia de un estudiante de Psicología afectado por la Literatura y el Arte, concretamente por la obra literaria y cinematográfica Una serie de catastróficas desdichas. El trabajo se divide en dos vías de formación académica y pasantía en Psicología, articulando contextos relacionados con cuestiones teóricas y prácticas del curso. Mientras que la primera vía es desde la perspectiva de un estudiante que revisa y recuerda los afectos de su formación, la segunda va en la dirección de un estudiante que, a través de las prácticas, adopta la perspectiva de la cartografía, la observación y los diarios de campo para reflexionar sobre su práctica. Se destaca que el ensayo es un proceso de elaboración subjetiva y colectiva, que abre posibilidades de una escritura ética comprometida con los contextos en los que participa la Psicología, ser un medio que permitió nuevas formas de escribir, así como favorecer las experiencias en la universidad y en las prácticas a través de la puesta en común de las formas de afectación y los vínculos de identidad entre los estudiantes y los grupos de acción.pt_BR
dc.subject.ptbrPsicologia - relato de experiênciapt_BR
dc.subject.ptbrPsicologia - narrativaspt_BR
dc.subject.ptbrLiteratura e artept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1990-9049pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/5455036418604883pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2306-4264pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9324470543610163pt_BR
local.date.available2025-
Aparece en las colecciones: PSICOLOGIA - SOBRAL - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_tcc_pjalopes.pdf3,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.