Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80202
Tipo: | TCC |
Título: | A influência das redes sociais no ensino de Física: como vídeos de entretenimento científico podem mobilizar e inspirar estudantes |
Autor(es): | Rodrigues, Yuri da Silva |
Orientador: | Freire, Paulo de Tarso Cavalcante |
Palavras-chave em português: | Ensino de física;Recursos audiovisuais;Nova BNCC;Redes sociais |
Palavras-chave em inglês: | Physics teaching;Audiovisual resources;New BNCC;Social media |
Data do documento: | 2025 |
Citação: | RODRIGUES, Y. da S. A influência das redes sociais no ensino de Física: como vídeos de entretenimento científico podem mobilizar e inspirar estudantes. 2025. 38 f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Física) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
Resumo: | Os Recursos Audiovisuais (RAV) têm ganhado destaque na educação, especialmente com sua integração às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que incentiva o uso de tecnologia no ensino. Diante desse cenário, esta pesquisa buscou analisar o impacto dos vídeos de entretenimento científico como ferramentas para o aprendizado, identificando suas categorias e potencial de engajamento. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, combinando revisão bibliográfica em bases como Google Acadêmico, a Revista Brasileira de Ensino de Física e o Caderno Brasileiro de Ensino de Física, além da análise de vídeos educativos no TikTok e YouTube. A metodologia adotada permitiu investigar quais categorias de RAV são mais acessadas e eficazes no ensino de conceitos científicos. Os resultados indicam os tipos de vídeos que se destacam na abordagem de temas relativamente complexos, promovendo maior engajamento e facilitando a compreensão dos conteúdos. Assim, conclui-se que o uso estratégico desses recursos pode ampliar o interesse dos estudantes pela Física, tornando o aprendizado mais dinâmico e conectado à realidade digital atual. |
Abstract: | Audiovisual Resources (RAV) have gained prominence in education, especially with their integration into the guidelines of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), which encourages the use of technology in teaching. In this context, this research aimed to analyze the impact of scientific entertainment videos as learning tools, identifying their categories and engagement potential. To achieve this, a qualitative and quantitative study was conducted, combining a literature review from sources such as Google Scholar, the Revista Brasileira de Ensino de Física, and the Caderno Brasileiro de Ensino de Física, along with the analysis of educational videos on TikTok and YouTube. The adopted methodology allowed for the investigation of which RAV categories are most accessed and effective in teaching scientific concepts. The results indicate the types of videos that stand out in addressing relatively complex topics, fostering greater engagement and facilitating content comprehension. Thus, it is concluded that the strategic use of these resources can enhance students' interest in Physics, making learning more dynamic and connected to the current digital reality. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80202 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2025_tcc_ysrodrigues.pdf | 542,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.